O que é ATTACHMENT?

1 min de leitura
Imagem de: O que é ATTACHMENT?

A palavra em inglês “Attachment” significa “arquivo anexo”. Ele é um arquivo de computador enviado ou recebido via e-mail como parte de uma mensagem. Cada cliente de e-mail online possui um limite de armazenamento para cada mensagem. O Yahoo e o Hotmail permitem anexar um total de 10 MB (megabytes) por mensagem, enquanto no Gmail é possível enviar e receber mensagens de até 20 MB.

Os arquivos anexados podem conter imagens (GIF, JPG, etc), arquivos compactados (ZIP, RAR, etc), apresentações (PPS ou PPT) ou até um vírus de computador. Geralmente, os arquivos maliciosos estão no formato EXE ou BAT, mas para confundir o usuário, eles costumam se “esconder” em outros formatos.

Não seja enganado tão facilmente

Arquivos desconhecidos são perigosos, tome cuidado.Muitos serviços online de e-mail possuem sistemas antivírus que permitem verificar se o arquivo anexado contém alguma ameaça para o computador, no entanto, é bom ficar sempre atento com e-mails suspeitos. Ao receber um anexo em um e-mail, siga essas recomendações básicas:

  1. Não abra nenhum anexo, a não ser que você conheça a pessoa que está enviando a mensagem e saiba do que se trata.
  2. Se você receber um anexo de alguém que você não conhece, apague a mensagem imediatamente.
  3. Mantenha um programa antivírus no computador sempre atualizado.
  4. Seja específico no assunto da mensagem para que o destinatário identifique a mensagem como segura. Evite frases comuns como “Fotos da Semana Passada”. Especifique datas, lugares e pessoas (principalmente).
  5. Filtros anti-spam eliminam possíveis ameaças.Use um programa ou cliente de e-mail com filtro anti-spam, pois muitas mensagens maliciosas são enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo com anexos de origem duvidosa.
  6. Mantenha pelo menos duas contas de e-mail diferentes. Use uma para divulgar entre amigos, colegas e familiares, e outra para participar de promoções ou efetuar cadastros em sites. Isso evita o recebimento de propagandas e mensagens não solicitadas no e-mail principal.

Falsos Attachments

Recentemente, crackers enviaram diversos e-mails falsos com supostos anexos no corpo da mensagem. Na verdade, os arquivos são links que transferem o usuário para um site que contém um arquivo malicioso. Depois de instalado, o arquivo infecta o computador e pode roubar dados pessoais, como número de cartão de crédito, conta corrente e CPF. Essa prática é conhecida como Phishing Scam.

Exemplo de phishing scam, repare na barra de status.

Fique atento, pois os anexos podem trazer tanto uma mensagem boa e alegre - com fotos e documentos -, quanto arquivos que prejudicam seu computador e seu bolso.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.