Elon Musk tem medo que robôs roubem os nossos empregos no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk tem medo que robôs roubem os nossos empregos no futuro

Elon Musk, empresário responsável pelas empresas SpaceX e Tesla, acaba de dar mais uma de suas declarações polêmicas a respeito do futuro da tecnologia. Ao ser entrevistado pelo jornal CNBC, Musk afirmou ter medo de que, com os avanços no campo da inteligência artificial (IA), os robôs irão, eventualmente, roubar os empregos dos seres humanos. Com isso, o governo seria obrigado a pagar um salário mínimo universal para a população.

“Há grandes chances de que acabemos com um salário mínimo universal ou algo parecido com isso por culpa da automação. Eu não tenho certeza o que mais poderíamos fazer nessa situação. Acho que seria desse jeito que aconteceria”, afirmou o executivo. Para o empreendedor, as máquinas tomariam nosso lugar em um ritmo lento, começando por trabalhos banais e aos poucos avançando para áreas mais complexas.

Vale observar que esta não é a primeira vez que Elon Musk assume em público as suas desconfianças com o futuro da IA. Em outubro de 2014, ele afirmou que a inteligência artificial é a maior ameaça à humanidade. “Estou cada vez mais inclinado que deve haver alguma regulamentação, talvez em nível nacional ou internacional, só para garantir que não façamos algo muito estúpido”, afirmou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.