Positivo Informática Ypy 7

Análise
Avaliação do usuário: 80 com base em 32 opiniões Ler todas

Vale a pena pagar 999 reais pelo primeiro tablet totalmente brasileiro? Descubra o que achamos em uma análise completa.

Por Renan Hamann
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2011

O primeiro tablet totalmente brasileiro chega às lojas nesta semana. Fabricado pela Positivo Informática, o Ypy já conta com uma versão de 7 polegadas, mas a família deve aumentar com o lançamento de uma edição com 10 polegadas ainda antes do final deste ano. A versão mais básica do aparelho, com conexão Wi-Fi e 10 GB de memória poderá ser encontrada a partir de 999 reais.

Aprovado O que chamou nossa atenção

Desempenho

Tanto para jogos quanto para navegação, o Ypy oferece excelentes resultados. A capacidade de processamento é alta e permite que vários aplicativos possam ser executados em segundo plano, sem que haja travamentos. Até mesmo quando jogos são deixados em espera, o navegador continua respondendo muito bem aos comandos.

O mesmo se aplica aos recursos que exigem a câmera integrada ao aparelho. Ao contrário de outros dispositivos Android, o Ypy consegue inicializar o software de controle da câmera rapidamente.

Câmera

Além dos programas de controle, a própria câmera merece elogios. A versão de 7 polegadas do Ypy oferece apenas uma câmera frontal para videoconferências, mas ela se comporta de maneira muito satisfatória. Para a captura de algumas fotografias ou para conversas em vídeo, a qualidade das imagens é realmente boa.

Tela

Quando falamos em tablets, a tela é o primeiro item avaliado pelos usuários e o Positivo Ypy 7 conta com uma excelente. Além de a resolução ser muito boa, a resposta aos comandos touchscreen é um dos pontos mais altos do aparelho. Isso pode ser percebido, principalmente, em jogos e aplicativos que exigem precisão dos toques na tela.

Sistema operacional

A Positivo Informática pensou muito nos brasileiros antes de lançar o Ypy. Prova disso está no sistema operacional Android, que foi totalmente personalizado para facilitar o acesso de usuários com pouca ou nenhuma experiência em tablets. O sistema conta com tutoriais em vídeo, que podem ser acessados pela própria Área de trabalho.

É possível modificar todas elas rapidamente, modificando ícones e animações. Além disso, o Ypy já sai de fábrica configurado com várias pastas de organização, dividindo os aplicativos e atalhos em seções específicas, que facilitam o acesso às principais informações disponíveis. Ponto também para o teclado virtual, que traz o “cedilha” e o “.com.br” para facilitar a digitação.

Multimídia

O Ypy possui dois aplicativos para reprodução de músicas: o oficial do Android e um criado pela própria Positivo. Os dois garantem bom desempenho na execução do conteúdo, permitindo que os usuários possam ouvir suas canções favoritas enquanto trabalham ou navegam pela internet. Esse item ganha ainda mais pontos devido à boa qualidade dos alto-falantes integrados.

Quanto aos vídeos, a qualidade é impecável e até mesmo filmes em alta resolução podem ser executados. Vale dizer que o Ypy sai de fábrica com músicas de quatro artistas populares brasileiros e vídeos de duas cantoras de sucesso: Paula Fernandes e Ivete Sangalo.

Bateria

Se é para ser portátil, um tablet não pode exigir recargas o tempo todo. E nisso o Ypy ganha muitos pontos. Dependendo da utilização, a bateria do aparelho dura até 8 horas e garante que os usuários possam navegar tranquilamente, sem medo de ficarem na mão. 

Reprovado Do que esperávamos mais

Design

É difícil olhar para o Ypy e não pensar que ele foi criado com duas molduras. Muito espaço além da tela é ocupado pelo aparelho, o que faz com que ele fique muito pesado em relação a outros tablets com as mesmas 7 polegadas. Fora isso, a construção fragmentada faz com que ele pareça muito mais frágil do que realmente é.

Crapware em excesso

A proposta da Positivo Informática é facilitar o acesso dos usuários aplicativos do Android. O problema é que a empresa fez isso em exagero com o Ypy. São mais de 50 aplicativos instalados no tablet, sendo que boa parte deles pode nem chegar a ser testada pelos consumidores (crapware).

Esse grande número de apps não chega a pesar o sistema, mas basta abrir a pasta de aplicativos para que seja possível perceber a poluição visual causada pelo número elevado de ícones.

Botões

Quando utilizado no formato retrato, o Ypy apresenta um problema um pouco complicado. Os “botões Android” acabam sendo pressionados involuntariamente e com certa frequência, o que pode atrapalhar o funcionamento de alguns aplicativos.

Outro incômodo está nos botões de volume: no formato paisagem, eles funcionam sem problemas, mas quando está em retrato, o controle fica confuso. O botão de cima faz com que o som fique mais baixo. Por sua vez, o de baixo faz com que o som aumente.

Vale a pena? O que nós achamos

Pelo preço de 999 reais, os usuários podem levar para casa um aparelho muito bom, que oferece resultados mais do que satisfatórios. Um dos grandes trunfos da Positivo Informática é a parceria com várias redes de varejo, o que permite que os aparelhos cheguem à população com melhores condições de pagamento. Para quem precisa de mobilidade, bom desempenho e uma gama de recursos multimídia, o Ypy 7 é realmente recomendado. 

Opiniões
Avaliação do usuário:com base em 32 opiniões 80
  • Muito ruim, 2 André Santos em 14/06/2013 às 21:41 Ele e bom ate travar você não consegue resetar....!!!!!!
  • Muito bom...., 10 Regiane em 21/06/2012 às 23:08 O tablet não custa caro pq a tela dele é capacitativa, ao contrario dos outros modelos que são mais baratos. mas o brasileiro é assim mesmo prefere enriquecer outros países do que o próprio país onde mora Brasil....quem fala mal da Positivo informática ta muito por fora da potência que essa empresa representa no Brasil.
  • Comprei um e gostei!, 10 Miguel Rosa em 19/03/2012 às 13:14 Comprei um YPY e confesso que excedeu minhas expectativas, é muito bom mesmo, paguei 999. Muito bom mesmo!
  • Nao vale, 2 Marcelo em 13/12/2011 às 11:54 YPY - Não vale o custo benefício.
  • Ypy????, 8 Marcelo em 13/12/2011 às 11:50 Esta longe de ser um TABLET , eu tenho um e posso falar com propriedade para não recomendar !!!
  • bom, 10 lucas em 09/11/2011 às 21:03 para min o design e bonito e a capacidade mt boa eu gostei muito
  • Pior custo Beneficio :D, 2 eder em 08/11/2011 às 21:04 Galera pensem comigo! Como é possivel termos um tablet totalmente nacional por 999 reais é um absurdo A verção mais barata do IPAD nos EUA (por ser fabricado la) $499 dolares LoO O tablet da positivo deveria ser no minimo 499 reais! Positivo assim num da :D Por mais 600 reais eu compro um IPAD2 LOo
  • Nada contra., 10 Alunodoprofessor em 08/11/2011 às 16:09 Temos muitos computadores positivos na escola e telecentro. Computadores trabalhando há mais de 4 anos e outros que chegaram há menos de 1 ano. Tudo perfeito. Atualizações diárias e os técnicos chegam em menos de 48 horas quando solicitados. Muito bom ter um tablet a nível Brasil, pois vai ficar mais fácil a manutenção. Eu tenho um SGT "7 GT-P1000L que é ótimo, mas torço para não dar problema e as atualizações de firmware é um holocausto, mas mesmo assim gosto muito dele. Parabéns para a positivo por pensar em nós. Coisa que outras empresas ainda não o faz.
  • YPY 10pol, 10 michel em 08/11/2011 às 14:43 aqui a foto do YPY de 10 polegadas, realmente é bem mais bonito, pq nao tem a borda tao grande como o q está no video. http://www.positivoinformatica.com.br/www/pessoal/tablet-ypy
  • Dúdiva, 10 Flavio Rubechini em 08/11/2011 às 13:27 O produto parece excelente, os defeitos apresentados são mínimos e podem facilmente ser contornado, sobre o excesso de apps, não acho exagero, visto que o público alvo são os que nunca tiveram um tab. Só uma coisa que ninguem me respondeu ainda. Vai existir atualização para o ICS ou será uma motorola da vida que nunca atualiza ?
Avaliação do usuário:com base em 32 opiniões 80