Sony-Ericsson Xperia Play

Análise Escolha do Editor
Avaliação do usuário: 80 com base em 29 opiniões Ler todas

É PlayStation e é smartphone. Aparelho da Sony é o celular perfeito para quem adora jogar e precisa de um Android de alto desempenho.

Por Fabio Jordão
Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2011

Depois de tantas especulações, a Sony Ericsson lançou o tão cobiçado Xperia PLAY em março de 2011. No Brasil, o produto chegou com um atraso de cinco meses, porém, veio para botar fogo na acirrada briga de smartphones. Com o selo exclusivo “certificado para PlayStation”, o aparelho vem para atender a um mercado de usuários que adoram jogar.

O novo smartphone da Sony Ericsson vem com Android 2.3 (Gingerbread), tela de tamanho avantajado e configuração de hardware potente. Veja a configuração detalhada na tabela:

CPU  Qualcomm Snapdragon MSM8255 1 GHz
GPU  Adreno 205
Memória RAM  512 MB
Sistema operacional  Android 2.3.3 (Gingerbread)
Memória interna  400 MB
Espaço para cartão  Suporta cartões microSD de até 32 GB
Tamanho da tela  4 polegadas
Resolução da tela  480 x 854 pixels
Câmera  5 MP com foco automático e flash de LED
Som  Alto falantes estéreo e conector de 3.5mm para fones
Conectividade
 Wi-Fi 802.11 b/g/n, DLNA, Wi-Fi hotspot, Bluetooth 2.1
Bateria  Li-Ion 1500 mAh
Autonomia da bateria  Até 425h em espera, até 8h25min para falar e até 31h de música
Extras
 Controle de PlayStation embutido, suporte para Flash, 3G e GPS
Peso  175 g
Dimensões (A x L X E)
 11,9 x 6,2 x 1,6 cm
Conteúdo da embalagem  Aparelho, cartão de memória, cabo USB, fones de ouvido, carregador e manuais

Abaixo, você confere tudo o que aprovamos e reprovamos no Xperia PLAY.

Aprovado O que chamou nossa atenção

Design elegante

O primeiro aspecto que impressiona é o visual do aparelho. O Xperia PLAY consegue ser uma bonita fusão de smartphone com video game. Na parte da frente, teclas posicionadas abaixo da tela facilitam o uso do sistema operacional e deixam o produto com cara de celular.

Bonito por fora e por dentro

Em uma das laterais, controles de volume e botões “L” e “R” revelam que o dispositivo tem mais a oferecer. A parte de trás é curvada, tem a logo da fabricante, o nome XPERIA ao centro e a câmera posicionada próximo ao botão de Liga/Desliga. Apesar de a tampa traseira ser de plástico, isso não impede que o PLAY seja elegante. Com superfície brilhante, o aparelho chama muito a atenção.

Toda a elegância, no entanto, é completada apenas quando deslizamos a tela para a direita. O Xperia PLAY então mostra o joystick do PlayStation. Com acabamento em tons de prata, a área do controle de video game impressiona com a disposição das teclas e o bonito acabamento.

Android evoluído

Apesar de não ser exclusividade do Xperia PLAY, o Android 2.3.3 é um destaque do dispositivo. Graças a esta versão do sistema, os consumidores que adquirem o produto podem aproveitar maior desempenho, ter acesso a uma gama maior de jogos, desfrutar de recursos exclusivos da versão Gingerbread e usar aplicativos nativos mais bonitos.

Android Gingerbread

Em nossos testes, o smartphone demonstrou extrema rapidez com o sistema. Diversos aplicativos puderam ser executados simultaneamente sem que problemas de travamento ocorressem. Os menus do sistema são elegantes, assim como é possível admirar o capricho no acabamento do player de música — recursos personalizados pela Sony Ericsson.

Tela enorme

Todo o universo do Android pode ser desfrutado na ampla tela do Xperia PLAY. O tamanho de quatro polegadas possibilita que o usuário desfrute de vídeos, jogos e navegue pelo sistema visualizando tudo em tamanho grande.

Tela perfeita para jogar

São 480 pixels na largura e 854 na altura, resolução superior à do Samsung Galaxy S II. Com essa grande quantidade de detalhes, é possível desfrutar de vídeos em alta definição e jogos aprimorados e utilizar recursos do sistema sem grandes problemas. Digitar mensagens e navegar na web, por exemplo, são atividades confortáveis e fáceis de realizar.

Som estéreo

Para combinar com a qualidade da tela, a Sony Ericsson incluiu dois alto-falantes no Xperia PLAY. Tal característica é um diferencial do aparelho, a qual garante ao usuário potência de áudio para ouvir músicas, assistir aos filmes favoritos e mergulhar nos games.

Em nossos testes, pudemos notar nitidamente que o PLAY tem muito mais qualidade que outros aparelhos que já testamos. É possível distinguir perfeitamente todos os sons e desfrutar de graves reforçados. Vale salientar que os alto-falantes ficam escondidos, garantindo elegância ao aparelho.

Vídeos em HD

Ainda que a tela do Xperia PLAY não tenha resolução HD, o aparelho vem preparado para rodar vídeos em alta definição. Durante nossa análise, conseguimos executar clipes em 720p com extrema fluidez e pudemos desfrutar de uma qualidade impressionante.

Câmera de 5 MP e parte traseira curvada

Vale salientar ainda que o smartphone certificado para PlayStation tem uma câmera traseira de 5 MP, a qual captura em 720p se o sistema operacional for atualizado para a versão 2.3.4. A gravação de vídeos funciona perfeitamente e o resultado dos clipes é satisfatório.

Processador gráfico excelente

As especificações de hardware do Xperia PLAY não são as melhores que existem. Na data de lançamento, a configuração do aparelho já era defasada. Contudo, não é por tal motivo que o produto deixa a desejar. A GPU deste smartphone é a Adreno 205, unidade de processamento pronta para trabalhar com jogos de alta qualidade.

Em nossos testes, realizamos um benchmark para averiguar como o aparelho se comporta com games. E, para nossa surpresa, a pontuação do Xperia PLAY foi maior até que a do Atrix 4G — aparelho da Motorola que conta com chip NVIDIA Tegra 2. O Xperia PLAY atingiu a marca de 58,9 FPS no programa NeoCore, superando por quatro frames o Android concorrente.

Bateria pronta para encarar tudo

A autonomia da bateria geralmente é o calcanhar de aquiles de alguns aparelhos, mas não é o caso do Xperia PLAY. Os valores divulgados pela fabricante condizem com o que pudemos desfrutar na prática. O smartphone aguenta tranquilamente quase cinco horas de jogatina com games tridimensionais.

Para quem prefere usar a parte smartphone do produto, a bateria pode durar muito mais. Reproduzir músicas, por exemplo, consome pouquíssima energia, o que garante uma autonomia de mais de 24 horas.

Já quem usa redes Wi-Fi a todo tempo ou assiste a muitos vídeos pode precisar de uma recarga após oito horas de uso — esse valor pode variar, pois depende de diversos fatores. Seja como for, a bateria do PLAY não nos decepcionou, sendo um ponto forte para usuários que não querem andar com o cabo USB na mão.

Um PlayStation com celular

Com certeza, o recurso mais importante do Xperia PLAY é a compatibilidade com jogos de PlayStation e com títulos de alta qualidade para Android. O smartphone vem com Crash Bandicoot (exclusivo do PlayStation), The Sims 3, FIFA 10, Star Battalion, Tetris e Bruce Lee Dragon.

É PlayStation e é smartphone!

Além desses games, o PLAY permite que o utilizador baixe outros jogos gratuitos da internet. Entre os principais, estão Dead Space, Battlefield Bad Company 2, Need For Speed Shift e Need For Speed Hot Pursuit.

Todos esses jogos foram testados no Xperia PLAY, sendo que obtivemos excelente desempenho em nossa análise. O aparelho demonstrou robustez para processar os gráficos tridimensionais complexos de Dead Space e Battlefield. Também ficamos satisfeitos com o controle do aparelho, que responde perfeitamente aos comandos e deixa a tela livre apenas para as imagens.

Reprovado Do que esperávamos mais

Acima do peso

Por se tratar de um smartphone com video game, é natural que o Xperia PLAY seja mais pesado que um aparelho comum. Para jogar não há grandes problemas, pois o utilizador acaba usando as duas mãos para segurar o aparelho.

Durante as ligações, o peso também não incomoda, mas consumidores que buscam produtos finos e leves não encontrarão no PLAY o aparelho ideal.  Algum incômodo, no entanto, pode haver para usuários que gostem de carregar o mínimo de peso no bolso.

Preço de PlayStation 3

Nas lojas do Brasil, o Sony Ericsson Xperia PLAY custa aproximadamente R$ 1.600, valor bem abaixo do que é cobrado pelo iPhone 4 — smartphone da Apple que tem configurações de hardware semelhantes. Pensando por outro lado, o aparelho custa mais que um PlayStation 3, sendo que tem qualidade gráfica mais baixa que a do console de mesa da Sony.

Cadê os jogos de PlayStation?

O terceiro quesito que acaba decepcionando não é culpa do aparelho em si, mas sim da própria Sony. O selo “Certificado para PlayStation” parece ser mais uma estratégia de marketing do que uma grande vantagem do aparelho.

Faltam títulos de PlayStation...

Ainda que a Sony prometa lançar diversos games do PlayStation para rodar no Xperia PLAY, o único jogo realmente exclusivo é Crash Bandicoot. A loja para compra de novos títulos de PlayStation ainda não funciona no Brasil, característica que decepciona os consumidores que tinham a ideia de adquirir um grande produto para jogos.

No site da Sony Ericsson Brasil, há informações de que Syphon Filter e Cool Boarders (games de PSone) já estão disponíveis para os consumidores brasileiros. Todavia, nos aplicativos Xperia PLAY e PlayStation pocket não há quaisquer informações ou links para os jogos.

Até que a Sony ofereça uma gama maior de títulos, ou concretize os rumores de disponibilizar games de PSP no Xperia Play, o smartphone vai ter seu certificado um pouco abalado. Claro, vale salientar que a fabricante vem oferecendo alguns títulos gratuitos, outros exclusivos e certos games com características aprimoradas para rodar no aparelho. Entretanto, nada disso consegue suprir a falta dos jogos de PlayStation.

Vale a pena? O que nós achamos

O Xperia PLAY é um smartphone específico para quem adora jogar, assim, se você se encaixa nesse perfil, pode ter certeza de que a compra do aparelho vale a pena. O produto tem configurações de hardware parecidas com as do iPhone 4, porém, tem o controle especial para games, tela maior, suporte para Adobe Flash Player 11 e preço mais atraente.

Se comparado ao Samsung Galaxy S II, o Xperia PLAY deixa a desejar pela falta de um processador dual-core, todavia, não perde em qualidade de games. Talvez na questão de suporte para jogos lançados futuramente, o PLAY pode não ser compatível com alguns títulos (como é o caso de GTA III), entretanto, o smartphone da Sony Ericsson sempre vai ter a vantagem de rodar títulos do PlayStation.

Mesmo com o preço elevado, o aparelho tem uma relação custo-benefício muito atraente. Nossos testes com o produto foram agradáveis e o dispositivo nos impressionou em diversos aspectos. Assim, afirmamos que a compra de um Xperia PLAY vale a pena, entretanto, lembramos que é importante você pensar nas suas necessidades antes de adquirir o seu.

Opiniões
Avaliação do usuário:com base em 29 opiniões 80
  • 2013 e não troco por outro, 10 Denis Franco de Oliveira em 27/02/2013 às 13:53 apesar de ele estar 2 anos obsoleto, ainda lançam muitos jogos pra ele, tem muitos emuladores, até de n64, tão fazendo um de psp...e os jogos otimizados pra ele são ótimos, só compro outro celular se lançarem a próxima versão, afinal ele é melhor que um psp go e o psvita nao dá pra por no bolso com aqueles analógicos saltando. a bateria dele é muito boa e ele filma em HD 720p sim, só atualizar pra ultima versão do gingerbread 2.3.4 liberada pela sony.
  • sony parabéns muito bom p games, 10 Jediheman em 12/09/2012 às 10:45 Para jogos é o melhor! se sair um xperia play II quad core melhor vai ser tudo, recomendo p jogos! tem aparelhos que são horríveis p jogos (não digo processador ou tela), mas um jostick faz a diferença! sugestões para outras marcas: façam acessórios com teclado de jogo! só tem um erro nesse artigo, a bateria não é ion litium é li-polimer 1500mah se não me engano...dura mais que as outras, vantagem: jogos para android + jogos psp + jogos da operadora...jogo q não acaba mais.
  • Parece que vale apena, 8 CharliiN Campos em 01/02/2012 às 15:33 Bem...si agente for realmente colocar na balança o preço do Xperia Play não vale tanto apena assim, claro que comparado com o Galaxy S2, mas ao meu ver parece ser um Smarthphone muito bom, desing diferenenciado, funções interessantes e uma configuração estavel, mas eu nao compraria porque em uma semana voce para de jogar e se voce para de jogar esse Smarth nao vale apena...REALIDADE isso...Se voce não joga de nada serve.
  • Muito bom e o preço compensa!, 8 Gabriel Barros em 01/02/2012 às 13:34 Atualmente está à 1.300 reais.O aparelho possui bom desempenho,3G,WI-FI,uma câmera legal e vai ser atualizado para o Android 4.0 Comparando com o Galaxy W(999 reais) ou Atrix(1500 reais),o Play leva vantagem já nem a Samsung ou a Motorola falou sobre atualizar esses aparelhos.
  • ótimo, 10 Klynnex em 28/01/2012 às 09:45 Muito bom, o preço dele já caiu bastante, no ML vocês encontram por 799 reais. Eu paguei 650 no meu com um vendedor aqui perto de casa. Não tem nada ruim que nem vocês citaram nos comentários -.- . Som é ótimo, qualidade da camera tb é boa demais. Bastantes aplicativos. Estou muito satisfeito.
  • Ótimo, 10 Clayton Amorim Esteves em 24/12/2011 às 01:50 até que tem um custo beneficil legal, no Brasil e possivel encontrar por 1.300 Reais, e modelos importados é possivel comprar por menos de 900 Reais... celular perfeito pra quem gosta de jogos hardcore, pois tem um GPU 205, Comprei um e não me arrependo... jogo jogos HD sem lag algum como Modern Combat 3, 9mm, FIFA 12, Asphalt 6, celular sem lag algum para nevegação. com certeza o celular com 1 GHz mais poderoso que ja vi! design curvado e elegante, um pouco grosso , mas nada que imcomode, teclado Playstation perfeito com até 2 analogicos, otimo para virar camera em jogos de ação e dar dribles no FIFA, e o "R" tbm é otimo para correr nos jogos de futebol e atirar nos FPS, Tela sem Muito brilho, nao dando para enchergar no SOL, apenas no sol, mas e compensada com uma tela de 4 Polegadas, bateria superior a de muitos outros Androids, aguentando até 4 horas direto de jogatina com fones de ouvido! com certeza Merece o titulo de ESCOLHA DO EDITOR
  • Prefiro o s2, 2 Jefferson Campos em 27/11/2011 às 12:28 O custoxbenefício não é bom. Prefiro mil vezes o galaxy sii
  • Não presta., 2 paulim em 24/11/2011 às 00:08 o brilho da tela è fraco,o design dele è bambo e feito de plastico que suja a arranha o tempo todo,nao grava videos em hd,bateria ruim,grosso,pesado,grande,e fragil demais,tudo isso pra um telefone de quase 2mil reais nao da.
  • Excelente,mas tambem tem seus negativos., 6 paulim em 31/10/2011 às 00:18 Gostei porque: A câmera de fotos a noite,de dia,e com flash,são excelentes. Tela touchscreen sensivel e com bons graficos. Interface intuitiva e elegante. (essa foi oq mais gostei) controles do playstation. vibracao boa. Nào gostei: A tela touchscreen tem uma taxa de brilho fraca; Ele esquenta; A filmadora não è muito boa a noite mesmo com flash; bateria dura pouco se usar apps,wifi e jogos; gordo,e um design um pouco feio na parte de tras. Tela touchscreen e traseira sujam facil. BAteria demora pra carregar. som meio fraco. demora pra baixar apps e alguns rolos. 4são grandes os negativos,mas è minha opiniao.. mas ele è otimo..
  • manerp!, 10 ninjabrasil em 21/10/2011 às 16:08 dahora tomara que o preço caia
Avaliação do usuário:com base em 29 opiniões 80