Samsung Galaxy S II

Análise
Avaliação do usuário: 90 com base em 118 opiniões Ler todas

O sucessor do Galaxy S surpreende por seu poder de processamento, tela Super AMOLED Plus e design extremamente fino.

Por Daniele Starck
Segunda-Feira, 11 de Julho de 2011

A cada novo lançamento com Android, especialistas parecem buscar quem será o novo aparelho que vai bater de frente com o iPhone da Apple. E o nome da vez é o Galaxy S II, da Samsung – aparelho que substitui o já bem sucedido Galaxy S.

A nova versão do smartphone tem Android 2.3 Gingerbread de fábrica, uma tela surpreendentemente nítida e colorida, além de um processador dual-core que garante o excelente desempenho do aparelho.

O Tecmundo analisou o Galaxy S II e mostra tudo o que ele tem a oferecer, para que você conheça mais esse Android da Samsung que promete ser um sucesso entre os fãs do sistema operacional.

Aprovado O que chamou nossa atenção

Super AMOLED Plus

Vários aspectos chamam atenção no Galaxy S II, mas, sem dúvidas, o mais surpreendente dele é sua tela. Se o Galaxy S tinha a belíssima Super AMOLED, sua segunda versão tem a tela Super AMOLED Plus – ainda mais bonita e nítida.

 

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

A quantidade de cores, brilho e contraste presentes no S II é impressionante, tornando a visualização ainda melhor – seja em ambientes claros ou escuros. E todas essas características estão disponíveis em generosas 4,3” de tela.

Além disso, o Galaxy S II conta com a tecnologia Gorilla Glass (presente no Motorola Defy), que faz com que a tela seja ultrarresistente a riscos, mantendo-a bonita por mais tempo. Até o momento, não há concorrência para o novo aparelho da Samsung que certamente possui a melhor tela do mercado.

Design

Uma das críticas ao Galaxy S era seu visual frágil, com capa de plástico. Se o material continua o mesmo, o Galaxy S II é, pelo menos, um aparelho bem mais bonito. A textura traseira dá um aspecto mais resistente e afasta um pouco a lembrança das primeiras gerações do iPhone.

Na parte da frente, o S II segue com o acabamento cromado e com o principal botão no centro. No entanto, os botões de menu e volta, já conhecidos dos usuários do Android, ficam escondidos, acendendo somente quando necessários.

O tamanho avantajado da tela é compensado pela espessura do aparelho, que é surpreendentemente fino (com menos de um centímetro: 0,85 cm). Além disso, são apenas 116 g de peso.

Processamento

Um dos lançamentos mais comentados do começo de 2011 foi o Atrix, da Motorola – o primeiro Android com processador dual-core. É claro que o Atrix merece destaque por possuir um chipset Tegra 2. No entanto, o Galaxy S II não fica atrás.

O processador é o mesmo, um ARM Cortex-A9, com uma pequena vantagem na velocidade – de 1 Ghz para 1.2 Ghz. Sem dúvida, um dos melhores processadores no mercado. Isso garante um aparelho multitarefa sem lentidão e travamentos, bem como um Android capaz de rodar jogos mais avançados

 

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

Além disso, a combinação de processamento poderoso com a tela Super AMOLED Plus dá um resultado muito bom, com excelente resposta ao toque durante a navegação na internet e utilização do aparelho.

Bateria

A bateria é uma das grandes questões do Android. Os primeiros aparelhos com o sistema operacional decepcionavam bastante nesse quesito, que tem sido alvo constante de melhoras – o que não é diferente no Galaxy S II.

Mesmo com um usuário hardcore – ou seja: conexão via 3G ou Wi-Fi sempre ligada e vários apps rodando – o S II demonstrou um desempenho excelente. Sendo assim, o aparelho é uma boa opção se você detesta ter que ficar plugado à tomada toda hora para não ficar sem bateria.

Câmera digital

A câmera digital do Galaxy S II é excelente. O usuário pode até sentir falta de um botão físico exclusivo para ela, mas não vai se decepcionar com o resultado de suas imagens, mesmo em ambientes escuros.

São 8.0 MP de resolução (3264x2448 pixels), com um sensor ainda mais potente do que o presente na primeira versão do smartphone. Finalmente, um Android capaz de produzir imagens tão boas – senão melhores! – quanto as do iPhone da Apple.

Uma das funções mais interessantes, já característica da Samsung em aparelhos celulares e câmeras digitais, é a opção “Touch to Focus” (Toque para focar). Ou seja, para privilegiar um objeto na imagem, basta tocá-lo na tela e a câmera vai focá-lo imediatamente. 

É possível alterar o foco da imagem com um toque na tela.

Tudo isso ainda conta com um flash LED, para ajudar na iluminação da cena. A câmera também possui detector de faces e sorriso, aplica informações de localização na imagem (utilizando o GPS) e possui estabilizador de imagem. E se você quer produzir vídeos, o Galaxy S II pode filmar em alta definição (1080p – full HD), com resultados excelentes.

Para os usuários que gostam de utilizar videoconferências, o S II não fica atrás. A câmera frontal do aparelho possui resolução de 2 MP e qualidade razoavelmente boa para enviar suas imagens em tempo real.

Android 2.3

As versões do Android sempre são um caso à parte para usuários, que compram seus aparelhos não sabendo se poderão ou não contar com uma atualização oficial. O Galaxy S II merece elogios aqui, pois, ao contrário de muitos aparelhos no mercado, ele já vem com a versão mais nova e atualizada do sistema operacional: Android Gingerbread 2.3.3.

Isso garante suporte ao flash, multitoque, melhorias significativas na interface, melhor desempenho (aparelho mais rápido) e, principalmente, maior duração de bateria. Além disso, essa é a versão mais atualizada do Android, já que o Ice Cream Sandwich ainda não está disponível (vale lembrar que o Android Honeycomb 3.0 é uma versão exclusiva para tablets).

Além de todas as vantagens que o usuário já conhece sobre o Android, vale ressaltar a função Swype, amplamente utilizada no Android. Através dela, você pode deslizar os dedos de uma letra para a outra, formando palavras de forma mais rápida e intuitiva – tornando-se menos dependente de um teclado físico, que deixa o aparelho maior e mais pesado.

Detalhes que merecem destaque

Em meio a tantas características positivas, o Galaxy S II ainda possui pequenos detalhes que chamam a atenção do usuário. Sua capacidade de memória interna é 16 GB (no exterior, é possível comprar a versão 32 GB). Isso garante espaço de sobra para centenas de aplicativos. Além disso, você pode expandir a memória do aparelho com um cartão microSD para até 32 GB.

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

O GPS integrado do S II também evoluiu, sendo bem mais rápido do que no Samsung Galaxy S, com navegação ainda melhor e fluida. Por fim, citamos a interface TouchWizz, exclusiva da Samsung para Androids. Ela é bonita e funcional, permitindo que o usuário organize seu menu de aplicativos em categorias e tenha amplas opções de configuração.

 

Reprovado Do que esperávamos mais

Design

Já citamos aqui as características positivas do design do Galaxy S II, como visual, peso e tela supergenerosa. No entanto, ele ainda sofre com uma característica que aparece em todos os aparelhos da fabricante: carcaça de plástico.

Apesar de ser um material que absorve a queda, ele pode quebrar facilmente, principalmente quando você abre e fecha a tampa traseira. O S II possui uma textura muito bonita. Mas, ainda assim, sua capa é feita de plástico.

Na parte da frente, a Samsung inovou com os botões do Android que ficam escondidos. Por outro lado, o visual ainda segue o mesmo padrão do Galaxy S, com muitas semelhanças a primeira versão do iPhone. Falta aqui um pouco de inovação e ousadia nos aparelhos.

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

Outro aspecto do design que pode desagradar muitos usuários parece ter se tornado uma constante nos novos lançamentos com Android: a falta de botão físico para a câmera digital. Isso dificulta consideravelmente a vida de quem deseja bater fotos de si mesmo ou escolhe ângulos inusitados para fotografar.

Além disso, a parte traseira do aparelho fica apoiada na lente da câmera, que é ligeiramente mais alta que o resto da capa. Ou seja: a possibilidade de riscar e sujar a lente e o flash é muito grande.

Tamanho

Apesar de ser um aparelho leve e muito fino, o Galaxy S II tem 4,3” de tela - e isso não é pouco. São 12,5 cm de comprimento por 6,6 cm de largura. O aparelho fica muito confortável na mão, principalmente por ser muito fino.

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

No entanto, se você está acostumado a carregar seu smartphone no bolso, ele pode ser desconfortável. Quem já está acostumado com supercelulares, como a primeira versão do Galaxy ou o Motorola Atrix, e até aparelhos um pouco menores, como o Milestone e o iPhone, pode não notar a diferença.

Mas, se o Galaxy S II for seu primeiro smartphone, pode levar algum tempo até você se acostumar com o tamanho do aparelho – o que logo é compensado pelos benefícios de uma tela grande, com espaço de sobra para gerenciar seus aplicativos. 

HDMI

Uma das características mais interessantes do Galaxy S II é a possibilidade de acoplar um adaptador à entrada microUSB do aparelho para conectá-lo via HDMI em monitores e TVs. No entanto, a tecnologia MHL ainda não está disponível no Brasil e o usuário pode pagar caro na hora de importar o cabo com o adaptador, podendo gastar até R$ 200 na brincadeira.

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

Vale a pena? O que nós achamos

Se você leu a análise até aqui, percebeu que o número de aspectos positivos supera facilmente os aspectos negativos. O Samsung Galaxy S II é um aparelho bonito e que oferece características de destaque – como sua tela Super AMOLED Plus, capacidade de processamento considerável e a última versão do Android.

Divulgação (Fonte da imagem: Samsung)

O S II é um dos melhores aparelhos disponíveis no mercado atual (se não o melhor), sendo, sem dúvidas, o Android de maior destaque. Seu preço segue a média dos smartphones mais poderosos, podendo ser encontrado por valores mais baixos que os do iPhone e do Motorola Atrix.

Além disso, você já pode encontrá-lo em operadoras brasileiras que, com seus planos de telefonia e dados combinados, baixam ainda mais o preço do aparelho, fazendo com que a compra seja ainda mais vantajosa.

Opiniões
Avaliação do usuário:com base em 118 opiniões 90
  • Galaxy SII, 2 Alex W. Fragoso em 19/11/2012 às 19:38 Meu SII com 6 meses apagou completamente e não carrega mais,uso moderadamente,nunca sequer caiu ,e nunca fiz alterações,analisarei muito sobre comprar essa marca novamente.
  • Me ajudou muito, 10 Barbara Priamo em 08/11/2012 às 20:31 A análise me ajudou a tirar minhas duvidas sobre o S2 , e agora fico bem mais segura e irei comprar o meu em breve , adorei as explicações do site , muito bom viu tecmundo ! continuem assim :D
  • Gostaria de ter,mas..., 6 KRIEGER em 13/10/2012 às 21:08 Por ser muito desejado,o valor é alto e nunca cai.Uma pena,que a marca da modinha faça isso!
  • PERFEITO!, 10 Filipe Portes em 14/07/2012 às 10:24 Se tinha alguma dúvida de comprá-lo, não resta nenhuma mais! ;P
  • PERFEITO, 10 Guustavo Lahss em 08/05/2012 às 01:43 Peguei o GS2 com o android 2.3 , agora eu atualizei ele para versao 4.0 Nao tenho doque recLamar o funcionamento e o desingner e totalmente perfeito RECOMENDO A TODOS QUE ESTA NA DUVIDA EM COMPRAR UM !
  • Câmera?, 10 raelzik em 06/05/2012 às 19:06 Comprei ele dia 3, e vi que realmente é de surpreender. No review do Nexus, as câmeras comparadas entre o SGS II, e o Nexus não são reais. O SGS II, não possui um foco destorcido daquele jeito, as câmeras são idênticas em termos de qualidade, já de tamanho não.
  • galxy s II, 10 bruno em 22/04/2012 às 19:50 Esse celular é muito bom eu recomendo para o púplico todo na hora de comprar ele!!!
  • Muito bom!, 8 Caroline Santos em 08/04/2012 às 21:22 A tela é mesmo fantástica! Também é rápido e definitivamente acabou com meus problemas de falta de memória! Um ótimo aparelho, super recomendo! Único defeito é ser tão caroooo!!
  • Muito bom ..., 10 Igor em 07/04/2012 às 10:56 Mas vou ficar na vontade mesmo D:
  • Ótimo!, 10 nick em 18/02/2012 às 14:38 Gastei uma grana preta pra comprar ele,mas valeu cada centavo.
Avaliação do usuário:com base em 118 opiniões 90