Samsung Duos GT-B5722

Análise
Avaliação do usuário: 70 com base em 15 opiniões Ler todas

Celulares com suporte para dois chips estão tão na moda que até a Samsung entrou na onda. Confira a análise do Baixaki!

Por Douglas Ciriaco
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2011

Dias atrás o Baixaki postou um teste feito sobre uma gambiarra para tentar usar dois chips em um único aparelho e o resultado foi um tanto quanto bizarro. Pois hoje é dia de conferir uma análise do celular Samsung Duos GT-B5722, um aparelho que segue o mesmo padrão dos modelos touchscreen da fabricante sul-coreana e tem como único diferencial a possibilidade de duas linhas em um mesmo equipamento.

Aprovado O que chamou nossa atenção

Design

Ele pode ser carregado no bolso ou na bolsa tranquilamente, e para um smartphone o seu tamanho é quase um padrão. Sua espessura, mesmo não sendo das menores, facilita a portabilidade, pois sua parte traseira contém detalhes em alto relevo que aumentam a aderência à mão de quem o segura.

O material que compõe o Samsung Duos GT-B5722 não se difere em nada dos demais telefones celulares, logo sua resistência a choques e riscos também não deve ser muito maior do que a de um aparelho convencional.

A tela é construída com TFT, o que dá mais vivacidade às cores exibidas. A resolução e a quantidade de cores se dão bem tanto em ambientes com pouca luz, quanto em lugares muito iluminados. A angulação também não deve ser um problema, pois mesmo com a tela inclinada a visualização do conteúdo não é prejudicada.

Enviar mensagens ou acessar email e redes sociais por meio do Samsung Duos GT-B5722 não será problema. Seu teclado touchscreen conta com um ótimo sistema de reconhecimento, além de botões em um tamanho razoável que deve se adaptar perfeitamente a dedos de diversas espessuras.

O fato de ser capacitiva torna a tela (e o teclado) sensível ao toque do dedo, dispensando o uso de auxiliares (como aquelas canetinhas). A navegação pode ser feita tranquilamente sem a necessidade de pressionar muito a tela, afinal, seus 2,8 polegadas sensíveis ao toque respondem bem a toques simples do usuário.

Samsung Duos GT-B5722

Usabilidade

O sistema operacional proprietário do Samsung Duos GT-B5722 leva cerca de 20 segundos para ser iniciado e conta com uma barra lateral que serve para agrupar atalhos, o que torna muito mais fácil e direto o acesso a tudo o que você mais usa no aparelho. Estes atalhos podem ser modificados, o que garante a personalização dos favoritos do sistema.

O Samsung Duos GT-B5722 já vem pronto para quem está nas redes sociais. Nele você encontra o menu “Comunidades”, com atalhos diretos para redes como Facebook, MySpace, Flickr e Picasa. A seção de comunicação conta com os mensageiros instantâneos Windows Live Messenger (MSN) e Parlingo, para você conversar online com seus amigos.

Os aplicativos padrão também dão conta do recado e não deixam a desejar. O reprodutor de MP3, por exemplo, suporta a criação de listas de reprodução e agrada tanto aos que querem ouvir música no volume máximo quanto aos que desejam um som mais ameno apenas para relaxar.

Samsung Duos GT-B5722

Áudio e vídeo

Encontrar dispositivos portáteis com alto-falantes realmente bons é sempre difícil, e com o Samsung Duos GT-B5722 não é diferente. Porém, a qualidade do áudio aumenta consideravelmente quando se usa os fones de ouvido, o que fará você abandonar de vez qualquer outro reprodutor de MP3.

A navegação entre os arquivos multimídia é simples e não traz problemas. O sistema conta com um gerenciador que divide todos eles entre imagens, vídeos e áudios e permite a você organizar o conteúdo presente no celular, no cartão de memória ou em ambos.

Câmera Digital

As opções da câmera, tanto para vídeos quanto para imagens, também contam pontos a favor deste aparelho. É possível escolher dentre vários modos de disparo, resolução, ausência ou presença de flash, efeitos e muito mais. A resolução também não deixa a desejar, afinal, ninguém compra um aparelho destes para tirar fotos profissionais ou gravar em alta resolução.

Bateria

O consumo de energia e a capacidade da bateria também não devem deixar os usuários na mão. Obviamente que ele não pode ser comparado a um Samsung Galaxy S, mas suas mais de 4 horas de carga para uso direto merecem destaque.

Reprovado Do que esperávamos mais

Jogos

Samsung Duos GT-B5722Para quem gosta de jogos e entretenimento, o Samsung Duos GT-B5722 não é o aparelho indicado. Originalmente ele possui apenas duas versões demos e seu sistema de processamento de dados não dá conta de títulos que exigirão muito do dispositivo.

Documentos

Outra ausência que pode ser duramente sentido por muitos usuários é a de um pacote capaz de ler e editar documentos do Office. Nem mesmo arquivos PDF terão vez no Samsung Duos GT-B5722 – mais uma falha que merecia melhor cuidado por parte dos desenvolvedores do sistema proprietário da Samsung.

Conectividade

A ausência de suporte a internet sem fio também é outro problema. Como não há conexão Wi-Fi nem 3G, quem quiser acessar a internet precisará gastar todos os seus créditos ou então pagar um plano específico para isto. Infelizmente não é possível aproveitar conexões sem fio da sua casa ou aquelas disponíveis gratuitamente em shoppings e cafés.

Vale a pena? O que nós achamos

Esta sempre é a parte mais subjetiva da análise, mas o fato é que se você tem 700 reais para gastar em um aparelho celular, o Samsung Duos só é uma boa opção se o principal recurso que você procura é capacidade de usar dois chips.

Fora isso, este smartphone tem desempenho e recursos bem inferiores aos de outros semelhantes, inclusive na mesma faixa de preço, que usam Android e contam com central de aplicativos, leitores de documentos, navegadores consagrados e são praticamente computadores de mão.

Opiniões
Avaliação do usuário:com base em 15 opiniões 70
  • , 6 Jackson Souza em 25/07/2013 às 23:40 Essa foi a primeira versão do Smartphone Samsung Galaxy Y Duos. Agora a samsung modernizou no aparelho é bem provavel que essas opinioes mudem a respeito do galaxy
  • Também não gostei, 4 Jordana em 19/06/2013 às 17:32 Comprei um e estou arrependida, ele é super simples e não tem graça nenhuma. Pensei que teria várias funções diferentes. Quando faço uma chamada que necessita que digite números para recarregar por exemplo, não consigo acessar o teclado. Prefiro o meu Samsung antigo, tinha fontes diferentes e vários efeitos de foto. Vou vender o meu também.
  • nao compensa, 4 jackson em 04/05/2012 às 09:28 meus pais tem um desse e nao é bom o aparelho tem um atraso no touch nao tem jogos decentes,sem android, é bom só pra fazer ligaçoes, mensagens, e o dual chip mas pra qm quer um celular dual chip e com + funçoes,recomendo o samsumg galaxy Y duos S6102 aki na minha cidade ele custa R$ 560
  • Não Vale a Pena, 4 leonardo ribeiro da silva em 10/03/2012 às 13:49 O aparelho possui um designer interessante, para que deseja utilizar dois chips ele é ótimo, possui uma câmera razoável de 3.2 Mp com flash, a qualidade de audio dos aparelhos da samsung no fone é muito boa. Porém quanto ao acesso a internet é horrível, não possui conexão wirelles, não suporta vídeos em estreaming, ou seja, não roda os vídeos do youtube, por exemplo, não é possível instalar aplicativos, conta com recursos bem limitados. Recomendo o samsung galaxy ou superior.
  • esclarecimento, 10 isaque em 15/12/2011 às 12:05 Ai galera, alguem sabe me dizer como faço para desbloquear meu cel para net pois não consigo. valeu
  • NÃO RECOMENDO, 10 PABLO SCARPELLI em 07/11/2011 às 19:47 Se vc quer um cel somente pq tem dois chips, sim vc deve comprar esse, mas somente por isso nada mais é interessante nesse aparelho, comprei o meu na semana passada e já me arrependi, internet só pagando, app esquece, saida de fone somente compativel a do fone dele, ou seja está em uma balada quer ligar seu cel em um som mais potente e deixar rolar seus sons, esquece. E mto mais... Nsão recomendo inclusive estou vendendo o meu, comprei por 600 reais e vendo por 390 com nota fiscal garantia e tudo mais
  • Meu xodó, 10 Luena em 20/10/2011 às 17:33 Eu amo esse celular,tenho ele na cor rosa. Ele é muito pratico,paty e demais,pena que n tem tv,mas to super satisfeita com ele.
  • Isto é um smart ???, 2 Anderson Guedes em 20/10/2011 às 15:58 Este smart esta abaixo do q se espera, pois tem cels com o mesmo preço que oferecem muito mais, a configuração dos 2chips é complicada vc n sabe c ta em 1 ou 2 e pra colocar o número pra restrito pior ainda, cel sem jogos n dá e cel sem sistema operacional ai é brincadeira, mas isso é COISA DA SAMSUNG.
  • Recomendo..., 8 Cibele Almenara em 21/08/2011 às 13:07 Comprei este aparelho recentemente e até agora aprovei quase tudo que tem nele. A única coisa que eu reprovo nele é questão do teclado, se for ver em outros aparelhos a parte do teclado não é alfanumérica como este. A Samsung pecou neste quesito, mas no geral atende minhas necessidades.
  • Recomendo.., 8 Lígia em 22/02/2011 às 14:46 Tenho esse modelo e quando comprei estava procurando um celular que me atendesse com dois tipos de chips e que fosse funcional... Não me arrependi.. não tenho problema nenhum com o aparelho, tanto internet quanto transferencia de arquivos para o PC.. tem expanção de memória, o que no meu caso já ganhei o cartão na compra do celular.. O touch é bem rapido.. e a praticidade entre a troca dos chips é muito legal... a bateria dura bastante tempo e realmente a unica coisa que deixa a desejar na minha opinião, é o msn que vive caindo....
Avaliação do usuário:com base em 15 opiniões 70