Motorola MotoTV EX245

Análise
Avaliação do usuário: 70 com base em 52 opiniões Ler todas

O Baixaki testou o MotoTV da Motorola. Saiba agora o que há de bom e quais os problemas do aparelho.

Por Renan Hamann
Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2010

A Motorola possui um aparelho à venda no mercado que promete arrebatar alguns corações por onde passar, principalmente daqueles que são completamente apaixonados por televisão, pois ele permite que os usuários assistam a alguns de seus programas favoritos da TV aberta em qualquer lugar que estejam.

O Baixaki teve acesso ao aparelho MotoTV EX245 e agora apresenta todas as impressões obtidas durante a análise deste que promete ser um dos telefones mais comentados, dividindo opiniões por onde passar. Há vários pontos positivos que merecem ser ressaltados, mas também há problemas que podem atrapalhar bastante a experiência dos usuários.

Interface do celular

Divulgação/Motorola

Aprovado O que chamou nossa atenção

Televisão

O principal atributo deste aparelho é realmente a TV digital embutida. Ela garante que os consumidores possam assistir a alguns de seus programas prediletos na tela do telefone. É importante lembrar que apenas os canais digitais podem ser captados pelo MotoTV EX245, o que limita algumas cidades a apenas poucos canais. (Em Curitiba, são captados Band, Globo e Rede Mercosul).

A qualidade de imagem é um ponto positivo. Mesmo sem ser exibida em qualidade HD, a programação reproduzida no aparelho chega a ser bastante superior à oferecida por canais de vídeos em streaming, ou até mesmo alguns padrões mais leves apresentados pelo YouTube.

TV digital integrada ao aparelho

Por padrão, os canais são apresentados em apenas um pedaço da tela, mas ao clicar sobre a janela de vídeo ela é expandida para o formato tela cheia. Além disso, caso possua espaço disponível no cartão de memória, o usuário pode gravar trechos de seus programas ou filmes para que possa assistir posteriormente.

Rádio FM, MP3 Player e Som

Outro recurso multimídia apresentado pelo MotoTV EX245 é a reprodução de sons. Possuindo o básico captador de Rádio FM, ele permite que os consumidores ouçam às rádios com boa qualidade de áudio, mas sempre dependendo dos fones de ouvido que acompanham o aparelho, pois é por eles que o celular realiza a captação do sinal.

Quem quer colocar as músicas favoritas no aparelho também pode. Isso graças ao reprodutor de MP3 integrado ao aparelho, mas é importante passar todas as músicas no formato MP3, AAC ou WAV, pois outros formatos (como WMA) não são reconhecidos pelo MotoTV EX245.

A qualidade sonora do aparelho é surpreendente. Mesmo com speakers pequenos, os vídeos e músicas são reproduzidos sem muita distorção, garantindo que os arquivos (e até mesmo a televisão) possam executados sem a necessidade do fone de ouvido.

Interface

O MotoTV EX245 não possui uma interface complicada, muito pelo contrário. Com apenas alguns minutos de utilização já ficam claros todos os comandos necessários para controlar o aparelho. Apesar das falhas do touchscreen, é muito simples acessar todas as funções disponíveis.

Na tela inicial estão alguns dos ícones mais importantes (que infelizmente não podem ser alterados) e também o atalho que leva à interface principal do aparelho. Não há opções muito confusas, o que facilita a compreensão de usuários com menos experiência em telefones com mais funcionalidades.

Conexão ao PC

Ao contrário de outros celulares que necessitam de softwares específicos para serem reconhecidos pelo computador, o MotoTV EX245 funciona como um pendrive ao ser ligado na máquina, sendo reconhecido e instalado rapidamente. Assim os usuários podem transferir os arquivos de música apenas copiando e colando, sem precisar sincronizar os dispositivos.

Todos os cabos estão na caixa

Memória de armazenamento

A memória interna do aparelho não merece ser levada em consideração, pois oferece apenas 50 MB de capacidade, o que não permite quase nada além de fotos. Mas o MotoTV EX245 possui suporte para cartão microSD de até 32 GB, ou seja, permite que os usuários transfiram uma quantidade enorme de músicas e vídeos para o aparelho.

Os cartões microSD ainda têm a vantagem de permitir que o usuário carregue mais de um dispositivo, evitando que ele seja obrigado a excluir arquivos quando chegar perto dos limites de capacidade do cartão utilizado. Assim podem ser carregados todos os arquivos de músicas que o consumidor possui.

Design

Com tela de 3,2 polegadas, o celular pode ser utilizado também como uma câmera digital, aproveitando a disposição dos botões na sua parte lateral. Esses botões oferecem bastante facilidade para quem está acostumado com câmeras digitais, pois o botão de disparo fica no lado direito, favorecendo sua ativação pelo dedo indicador.

Design muito bem construído

Divulgação/Motorola

Ele não pode ser considerado um aparelho leve, mas também não chega a incomodar por ser pesado demais. E é esta estrutura robusta que garante a firmeza dos usuários para segurá-lo sem medo de quebrar o aparelho. Outro ponto relevante é a rigidez das capas, o que atrapalha bastante na hora de colocar um chip, mas em compensação dá bastante segurança ao proprietário.

Para conseguir controlar o falho sistema touchscreen do MotoEX, somente uma caneta stylus muito boa. Felizmente o aparelho possui uma delas integrada em seu design, armazenada de uma forma que não dificulta o acesso e também não atrapalha as outras funcionalidades do aparelho.

Reprovado Do que esperávamos mais

Touchscreen

Quando um usuário compra um aparelho touchscreen, a primeira atitude dele é experimentar tocar a tela para conferir o tempo de resposta do dispositivo. Com o MotoTV EX245 a sensação é frustrante, pois a resposta é lenta e imprecisa.

Mas há uma explicação para o problema. Este celular utiliza tecnologia de tela resistiva, ou seja, são duas telas sobrepostas, o que faz com que os comandos só sejam percebidos quando uma encosta na outra. Esse modelo de touchscreen é menos avançado do que os padrões capacitivos (como o do iPhone), que garantem mais sensibilidade.

Touchscreen com resposta ruim

O teclado virtual utilizado para digitação de mensagens e contatos também deixa muito a desejar. Com teclas muito pequenas e dependendo do touchscreen para ser utilizado, ele pode levar os usuários a alguns acessos de fúria enquanto ainda não estão familiarizados com o sistema de composição dos textos.

Câmera digital integrada

Se você está procurando um celular e acha que uma câmera digital integrada que ofereça muita qualidade nas imagens é o verdadeiro diferencial, MotoTV EX245 não é a opção mais indicada.  Apesar de oferecer imagens com 3 megapixels, a qualidade das fotografias deixa muito a desejar.

Fotos tiradas com o celular

Não possuindo flash (nem mesmo de LED) ou autofoco (recurso de câmeras digitais que melhoram bastante a resolução das fotos), a câmera do aparelho captura imagens muito desfocadas e borradas, mesmo quando as configurações estão programadas para o máximo de qualidade possível.

Internet

Ao acessar as funcionalidades do celular, há um ícone para iniciar o navegador de internet. O problema é que ele não oferece conexões 3G ou Wi-Fi, apenas conexão WAP, ou seja, funciona como internet discada, consumindo os créditos ou aumentando a conta do usuário. Os maiores problemas da conexão WAP são: baixas velocidades e incompatibilidade com sites em Flash.

Diversão

Ao clicar em diversão, os usuários encontrarão a opção “Java”. Nela há apenas uma demonstração de um jogo de raciocínio que permite ao usuário testar uma fase de “Treinamento Cerebral”. E em “Jogos” há uma versão Java de Mahjong que também não diverte muito.

Poucas opções interessantes

Divulgação/Motorola

Todos os aplicativos rodam em Java e, por isso, não possuem uma qualidade gráfica muito interessante. Além disso, são pouco divertidos e em alguns casos são apenas demonstrações que exigem a compra posterior. Por esses motivos, a análise do Baixaki concluiu que o menu “Diversão” do MotoTV EX245 não poderia ser aprovado.

Vale a pena? O que nós achamos

Antes de decidir se você vai ou não comprar este aparelho, há vários elementos que devem ser levados em consideração. Como muitos outros aparelhos, o MotoTV EX245 possui vantagens e desvantagens que se adéquam melhor a determinados perfis de usuários e fazem com que outros não sejam o público-alvo.

Quem precisa de uma câmera digital ou smartphone que permita o acesso rápido à internet por meio de conexões 3G ou Wi-Fi não vai encontrar a solução neste aparelho. Como já foi dito na análise, a câmera integrada ao aparelho deixa muito a desejar e ele só oferece conexão WAP para o acesso a sites.

Vale pela TV

Divulgação/Motorola

Por outro lado, quem precisa de um aparelho para realizar ligações e obter uma central multimídia portátil pode encontrar no MotoTV EX245 um ótimo aliado. Captando sinal de TV digital e rádios FM, além de reproduzir arquivos de áudio de vários formatos, o aparelho garante muita diversão e entretenimento para quem estiver disposto a comprá-lo.

Cabe ao comprador avaliar se vale a pena gastar 599 reais (preço médio do aparelho) para obter um celular com TV digital. Caso precise de conectividade, há outros nessa faixa de preço que possuem conexões, mas não oferecem televisão. Tudo depende das necessidades de cada usuário.

Opiniões
Avaliação do usuário:com base em 52 opiniões 70
  • ótimo! e fácil sua funções., 10 EDINHO em 30/06/2013 às 14:45 EU TEM UM Motorola ex 245 e até hoje não me deu prolemas é um aparelho ótimo super fácil sua funções gosto muito dele mas não abandono o meu express music da Nokia uso os dois !
  • BOM..., 8 elias rahts em 25/07/2012 às 16:18 o ex245 é um aparelho com aparencia top... o problema é que é impossivel conectar-se a net... mas para quem possui a operadora TIM tem a opçao de entrar na net pelo navegador java, ou seja, pelo aplicativo ´´Opera mini´´!!! esse funciona mesmo...
  • Design elegante,mas nem tudo agrada., 6 KRIEGER em 27/04/2012 às 00:42 Eu me interessava por ele,mas depois de saber que não tinha nem sequer 3g,quanto menos wi-fi,desisti. Hoje em dia não há coisas como no passado,ou era completo ou incompleto.Agora é tudo meio termo e por isso continuo com meu velho celular
  • Tenho um desses, 8 Carlos Eduardo Martins Xavier em 19/03/2012 às 20:02 Acho que o unico problema é o som quando colocamos o fone. Fica muito baixo!!!
  • nao gostei.., 4 paulim em 31/10/2011 às 00:23 bateria baixa,touchscreen ruim,interface pouco intuitiva,poucos apps,interface feia,enfim,o celular dà a impressão de xing-ling,graficos mal feitos,etc,nao tem muito a oferecer.. o bom è a caneta stylus,a camera de 3mp e o design do aparelho.
  • Motorola EX-245, 2 JOSE GERALDO em 21/10/2011 às 21:29 Na minha cidade não pega sinal digital e por isso me arrependi de ter comprado o aparelho. Gostaria de saber como salvar (transferir) as mensagens SMS do celular (enviadas, recebidas) para o computador.
  • motorola ex-245 moto TV, 8 leandro em 13/10/2011 às 16:00 tenho um motorola ex-245, gostei do designer dele bem sofisticado com processos bom que ajuda ás pessoas em alguns momentos e lugares,o motorola oferece um indice nao muito completo como ás pessoas queriam más para algumas pessoas o aparelho é muito útil ,tornando a vida das pessoas um pouco mais simples e pratico.O aparelho por ser estiloso tem uma TV integrada com canais altamente digitais ,tambem oferece facio modo de se apegar ao aparelho e disfrutar o que o celular tem de novo e moderno.
  • travou a tela do motorola ex245, 4 maria celuir duarte em 09/10/2011 às 10:17 comprei um motorola ex245 ha 4 meses e ontem infelizmente travou a tela e eu não consigo fazer esse celular funcionar, será que tem algum jeito de destravar ele, tipo assim, aparece a tela normal mas ela não está mais sensivel ao toque... gostei tanto deste celular...
  • otimo, 8 arthur adao em 19/09/2011 às 00:33 o ex245 é um modelo feito para ser competitivo com similares de outras marcas com tv digital,sendo que boa parte do seu software é dedicado a essa funçao,sendo possivel efetuar gravaçoes em qualidade digital e gerar replays de até 60 segundos da programaçao ,por outro lado como o software é dedicado a tv deixa a desejar em alguns quesitos,como personalizaçao de menus ,reproduçao de midias ,nao roda flash ,tornando a navegaçao na internet incompleta pois nao reproduz videos do youtube ou outros sites com videos em flash,o volume do celular também é um polco baixo . por outro lado surpreende em alguns quesitos como navegaçao web ,sensibilidade do touchscreen que é bem sensivel ao toque ao deslocamento do dedo na tela que tambem tem um bom tamanho para um cel em barra .enfim é um otimo celular tendo como base a oque ele se destina,tv digital.. Tenho percebido durante algumas buscas na net duvidas freguentes quanto ao modelo e vou deixar aki algumas dicas para os usuarios do modelo,espero ajudar: 1: como aumentar o volume do ex 245? ha duas maneiras para aumentar o volume desse cel, 1:va em configuraçoes>efeitos sonoros>equalizador ,selecione `normal´, >opçoes>editar e aumente todas as barras do equalizador,depois de editar e voltar de um ´ok´ no equalizador e pronto. 2:deixe a musica rolando e volte a tela inicial e toque no icone da tv e saia,isso ativara o volume da tv e aumentara muito o volume da musica ,por isso eu aconselho a usar um fone com volume,ja que se vc mexer no volume do reprodutor desativara novamente o som da tv. 2: da pra por aplicativos no ex245? sim ele aceita aplicativos java (formato jar) em resoluçoes até 240x400,mas sao polcos e é dificil de axar na net .eu acomselho ´bolt 2.52´(navegador de internet) ebudy 2.2.0( msn para cel). 3:da pra instalar teas no ex245? nao,mas vc pode personalizar a tela inicial com widget e atalhos,é so tocar a manter precionado a tela inicial até abrir o menu de widgets e atalhos ai vc escolhe e adiciona. Valew pessoal,espero ter ajudado, abraço
  • Bom, 6 leo_teresina em 11/09/2011 às 19:17 Eu tenho um desse aí gostei muito o único problema é que pra atender as ligações só tem 2 opções pelo fone de ouvido ou pelo viva-voz
Avaliação do usuário:com base em 52 opiniões 70