TSE terá que correr para resolver problemas até domingo (26)

1 min de leitura
Imagem de: TSE terá que correr para resolver problemas até domingo (26)

Com a proximidade da disputa do segundo turno para a presidência, as eleições 2014 voltam a ser notícia aqui no TecMundo. Desta vez, porém, a matéria não é sobre memes, repercussão em redes sociais ou dicas de apps para você usar durante o período eleitoral. Trata-se de uma nota informando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que correr para adotar algumas medidas para a próxima votação, que ocorre neste domingo, dia 26.

Um dos trabalhos do TSE será a reparação de cerca de mil leitores biométricos que apresentaram problemas. Eles estão localizados em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal. “Em torno de 7% do modelo de 2013 de urnas apresentaram uma não conformidade com o leitor que faz a análise da digital”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

“Essas urnas foram identificadas e já estamos trabalhando na sua reparação. Elas têm que ficar prontas até, no máximo, esta semana”. Segundo o secretário, um total de 91,5% das urnas não apresentaram problemas na leitura biométrica. Apesar do percentual aparentemente bom (considerando a magnitude do nosso país), Janino afirmou que o TSE pretende aumentar esse índice para 95%.

Outro problema com o qual o tribunal terá que lidar são as falhas de procedimento por parte dos mesários. Esse tipo de problema aconteceu no Rio de Janeiro, por exemplo, e o TSE já mandou técnicos para orientá-los sobre a maneira correta de realizar todo o processo de leitura biométrica.

Nós, eleitores, podemos aproveitar algumas dicas dadas para os mesários, principalmente sobre o correto posicionamento do dedo no leitor de digitais: ele deve ser posicionado diretamente no centro do scanner, fazendo com que a ponta encoste na moldura de plástico. A posição deve ser mantida até que o terminal confirme o reconhecimento da digital.

Panfletos que serão distribuídos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) darão mais instruções às pessoas que vão trabalhar nas eleições. Lembramos que a votação do segundo turno acontece no próximo domingo (26), e, mesmo com a chegada do horário de verão, ela respeitará o mesmo horário do primeiro turno: das 8h às 17h, obedecendo a hora local.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.