Empresa cria programa que corrige redações e fornece as notas na hora

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria programa que corrige redações e fornece as notas na hora

(Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times)

Softwares que corrigem provas de múltipla escolha existem aos montes pela internet e são utilizados por diversas instituições de ensino, mas e as temidas provas dissertativas, como ficam? Pois a EdEx, uma empresa que trabalha com a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou um programa que não só corrige as provas escritas, como também dá a nota quase automaticamente aos alunos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além da correção, o programa ainda dá oportunidade do aluno refazer o teste, indicando possíveis pontos nos quais ele pode melhorar e aumentar a sua nota. A EdX deve disponibilizar o aplicativo gratuitamente para qualquer instituição de ensino que queira utilizá-lo.

Nada substitui um professor de verdade?

O programa vem gerando certa polêmica devido ao fato de automatizar o ensino de diversos alunos. Para alguns estudiosos, nada pode substituir a correção de um professor de verdade. Essa é a opinião de Les Perelman, estudioso que lidera um grupo que é contra o uso de programas de computador que corrigem exercícios e provas.

Para Perelman, um dos grandes problemas desse tipo de programa é que eles não são capazes de ler o que está escrito nas provas. A ideia é que as máquinas não são capazes de interpretar o raciocínio de um ser humano, seu bom senso, posicionamento ético, habilidade em criar um argumento convincente, clareza no discurso, entre outras características que apenas outra pessoa poderia identificar.

Como o programa funciona?

Apesar de ser um aplicativo que automatiza a correção de provas, o programa criado pela EdX ainda precisa da ajuda de professores. Esses profissionais devem corrigir 100 redações, aplicando as suas devidas notas.

Feito isso, o aplicativo identifica alguns padrões e realiza as correções de acordo com a maneira com que os professores deram notas aos alunos. Depois, passa as informações sobre os pontos que poderiam ser melhorados.

A EdX espera que diversas instituições de ensino adotem o seu programa na hora de corrigir provas. O que você acha sobre isso? Considera que professores deveriam ser os responsáveis pela correção de redações e provas dissertativas ou confia que um programa de computador pode ficar encarregado do trabalho?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.