Como aprender francês de graça na internet

4 min de leitura
Imagem de: Como aprender francês de graça na internet

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Não há dúvidas de que a internet é um dos melhores lugares para aprender as mais diversas disciplinas. Cursos gratuitos à distância, video-aulas, tutoriais e outros tipos de materiais variados permitem que qualquer pessoa possa estudar de acordo com seus próprios horários e ritmo de aprendizagem – sem precisar se preocupar com deslocamento ou cumprir prazos de entrega de trabalhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já listamos aqui no Tecmundo alguns serviços online gratuitos para aprender inglês – e inclusive entrevistamos o fundador do LinguaLeo, um dos mais influentes e populares do segmento, que aterrissou no Brasil no fim do ano passado.

Agora, se a sua vontade é de aprender a língua francesa, o melhor a fazer é dar uma olhada nos sites listados abaixo. Todos trazem uma grande diversidade de conteúdo didático sobre o idioma, sendo perfeitos para quem quer falar francês estudando no conforto e segurança da sua casa. Confira!

1. Busuu

O Busuu é um velho conhecido pelos internautas que se interessam por aprendizagem de línguas. O serviço, lançado em maio de 2008, traz cursos interativos de diversos idiomas, inclusive o francês. Embora tenha uma licença paga, o Busuu pode ser utilizado gratuitamente com seus recursos mais básicos disponíveis.

O único porém é que o curso de francês não tem suporte para português como idioma nativo – ou seja, você só pode conferir os textos e exercícios em outra língua, como inglês e espanhol.

(Fonte da imagem: Reprodução/Busuu)

2. Très Bien French

    Ministrado em inglês, o curso do Très Bien French conta com centenas de exercícios, lições com áudio, joguinhos desafiadores e até mesmo um fórum no qual é possível interagir com outros alunos e sanar suas dúvidas com pessoas mais experientes. Tudo completamente de graça.

    Vale observar que o Très Bien também possui aplicativos para dispositivos Android e iOS, para que você possa estudar independente do local que estiver. Se o seu inglês for bom o suficiente para entender as lições, vale a pena dar uma conferida.

    (Fonte da imagem: Reprodução/Très Bien)

    3. FrancoClic

      Sendo o resultado de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Ministério Brasileiro da Educação, o FrancoClic é um site totalmente em português cujo único objetivo é possibilitar o acesso a conteúdos diversos sobre a língua francesa e a cultura francófona em geral.

      O site traz diversos conteúdos interessantes para quem procura aprender o idioma: exercícios e apostilas de francês, telenovelas e programas de rádio originais do país, pequenos filmes dublados e elaborados especialmente para o programa e uma página com links valiosos para outros portais da web que valem a pena serem conferidas.

      (Fonte da imagem: Reprodução/FrancoClic)

      4. Curso de Francés

        Portal em espanhol com textos diversos sobre gramática, pronúncia, literatura e outras informações sobre a língua francesa. O Curso de Francés também conta com um fórum e um canal de chat para você treinar a escrita batendo um papo com amigos de todas as partes do mundo.

        (Fonte da imagem: Reprodução/Curso de Francés)

        5. LiveMocha – Francés

          Com um conceito semelhante ao do Busuu, o LiveMocha é um serviço online gratuito que agrega dezenas de cursos de vários idiomas, permitindo inclusive que professores criem seus próprios materiais de estudo e disponibilizem-nos no site.

          Uma das vantagens do LiveMocha é que o curso pode ser conferido totalmente em português – ou inglês, espanhol, russo, alemão e qualquer outro idioma que você desejar. Há centenas de exercícios que para aprender a escrever, interpretar e pronunciar sentenças em francês – com a possibilidade de baixar todo o conteúdo didático em PDF.

          (Fonte da imagem: Reprodução/LiveMocha)

          6. Français interactiff

            Site desenvolvido por alunos da Universidade de Texas, obviamente voltado para cidadãos americanos mas que pode ser livremente utilizado por brasileiros que dominem o mínimo da língua inglesa. O Français interactiff traz dezenas de vídeo-aulas e ebooks gratuitos que ensinam detalhes da gramática francesa, além de uma série de exercícios simples de fixação.

            Há também vários textos que instruem educadores que porventura possam querer incorporar o método do curso em salas de aulas ou adaptá-lo para outros idiomas – algum lusófono se voluntaria?

            (Fonte da imagem: Reprodução/Français interactiff)

            7. OpenLanguage FrenchPod

              Outro serviço voltado para norte-americanos, mas que pode ser de grande utilizado para o público brasileiro. Fazendo parte da OpenLanguage – instituição que preza pelo ensino gratuito e virtual de idiomas diversos –, o FrenchPod é uma forma bastante simples e divertida de aprender a língua francesa.

              Para usufruir de suas funcionalidades, basta fazer um rápido cadastro e experimentar uma demonstração de aula em vídeo. Infelizmente, o FrenchPod é um serviço parcialmente pago, sendo preciso arcar com uma assinatura mensal de US$ 30 para desbloquear todas as suas funcionalidades – inclusive o app para Android e iOS.

              (Fonte da imagem: Reprodução/FrenchPod)

              8. Imagiers

                Mais do que um curso online, o Imagiers é um site que reúne diversos conteúdos multimídia perfeitos para quem quer aprender francês de uma forma mais descontraída. Além dos tradicionais textos didáticos e exercícios de fixação, o portal traz vídeos, animações, áudio e até mesmo softwares para Windows que podem ser baixados e instalados gratuitamente. Tais programas possuem jogos e outras atividades interativas que tornam o processo de aprendizagem bem mais divertido e prazeroso.

                9. Bounjour de France

                Finalmente, o Bounjour de France é voltado para alunos avançados que já consigam entender textos em francês, já que o serviço é completamente no idioma.

                (Fonte da imagem: Reprodução/Bounjour de France)

                O site traz uma infinidade de exercícios de gramática e vocabulário, além de informações diversas sobre a cultura da França (história do país, notícias diversas etc.). Tudo completamente gratuito. Além disso, o Bounjour de France também promove periodicamente diversos concursos e gincanas que você pode participar à distância. Vale a pena conferir.

                smart people are cooler

                Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

                Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

                Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.