Ferramentas para gerenciar projetos

Conheça algumas ferramentas para facilitar o gerenciamento de seus projetos e não se perca mais em suas tarefa
  • Visualizações50.026 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 13 de Abril de 2009

Uma característica necessária nos profissionais dos nossos dias é o dinamismo, a sua capacidade de lidar com múltiplas tarefas e sem deixar nada passar despercebido.

Muitas vezes organizar datas e conteúdo de uma única tarefa a ser realizada a longo prazo já é complicado, o que dizer então de quando existe a necessidade de gerenciar diversos projetos simultaneamente?

Para resolver (ou pelo menos tentar resolver) este problema, surgem na web diversas ferramentas, tanto de desktop quanto online, que oferecem recursos para a organização de suas tarefas, estipulando metas e, em alguns casos, com suporte para trabalhos em equipe.

O Baixaki possui inúmeros softwares e sites do gênero cadastrado em seu banco de dados e eu fiz uma seleção com seis destes aplicativos. Esta seleção é apresentada a vocês agora. Façam um bom proveito!

DeskAway

O primeiro aplicativo de nossa seleção é o DeskAway. Este site oferece um serviço de gerenciamento de projetos, em que você cria um cadastro e então pode inserir prazos e características de uma tarefa a ser realizada. A grande vantagem do DeskAway é o fato de ser online, o que possibilita acesso de todos os colaboradores do projeto de qualquer lugar.

DeskAway

Além disso, depois de cadastrado você ganha um domínio que pode conter o nome de sua empresa, por exemplo, como “http://suaempresa.deskaway.com”. Ao acessá-lo, surgirá na tela os campos para login. Você e seus colaboradores deverão fazer isso para acessar a página com seus projetos.

jxProject

Um software de código aberto, o jxProject provê ferramentas simples e eficientes para o gerenciamento de seus projetos. Aqui você insere tarefas em cada linha, define suas características como porcentagem já concluída do projeto, horas trabalhadas, dias totais de duração e inclusive traçar no calendário, com o mouse, uma linha que irá vincular seus projetos.

jxProject

O recurso de vinculação de diversos projetos serve para deixá-los atualizados de maneira simultânea. Através do jxProject você também poderá imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas, entre outras coisas, facilitando ainda mais a sua análise sobre o projeto realizado.

Project Engine Personal

Com mais recursos que o programa anterior, o Project Engine Personal possui inúmeras ferramentas para o gerenciamento de suas tarefas e projetos, com menus em árvore de um lado e listas de tarefas a serem realizadas do outros. A interface do programa se assemelha bastante a de um cliente de email.

Project Engine Personal

Este programa também suporta colaboração múltipla, apesar de não funcionar online. É possível protegê-lo com senha, evitando que pessoas não autorizadas façam qualquer modificação. Após definir suas tarefas, dê início a elas e então o seu ícone, que era vermelho, passará a ser amarelo. Facilitando a visualização das tarefas realizadas.

GanttProject

Dos serviços apresentados até agora, o único com suporte ao idioma português do Brasil é o GanttProject. Com uma interface bem organizada e limpa, o programa permite a adição de tarefas com data de início e fim. Além disso, aqui também será possível cadastrar pessoas envolvidas no desenvolvimento das tarefas, de modo a facilitar o controle das tarefas.

GanttProject

Como o nome do programa sugere, ele é capaz de gerar gráficos de Gantt para facilitar a compreensão da evolução de seu projeto. Gráficos de Gantt são diagramas desenvolvidos pelo engenheiro social Henry Gantt, em 1917 e servem justamente para exibir o avanço de diversas etapas de um mesmo projeto.

OpenProj

Também com suporte ao nosso idioma, o OpenProj é nossa quarta dica de gerenciadores de projeto. Uma interface que lembra muito a de outros programas do gênero, porém com barra de ferramenta à esquerda que facilita muito o acesso a diversos recursos disponíveis no programa, como a geração de gráficos de Gantt.

OpenProj

Outros recursos que valem a pena ser citados são os filtros de busca, a capacidade de fazer ligações entre dois projetos e também, e principalmente, a facilidade com que se insere projetos, através de um passo-a-passo simples de ser interpretado e seguido.

Project Planner

A minha última dica desta seleção é o Project Planner, um programa com o visual mais diferente de todos os citados aqui. Ele possui inúmeros modelos de projetos já prontos, para que você apenas edite de modo a encaixá-lo à sua necessidade. Além disso, ele possui suporte ao cadastramento de pessoas envolvidas em um projeto de acordo com a atividade a ser desenvolvida.

Project Planner

Como é recorrente em todos os aplicativos do gênero, o Project Planner também possui um calendário no qual é possível visualizar e inserir tarefas a serem realizadas. Este software também é capaz de gerar gráficos de Gantt e diagramas. Pode-se ainda cadastrar outros colaboradores que serão capazes de editar os projetos.

. . . .

Se você trabalha em algum setor de desenvolvimento, provavelmente algum destes programas poderá ser bastante útil no momento de elaborar, organizar e acompanhar a evolução de seus projetos. Tenham todos um ótimo restante de semana e fiquem atentos às próximas seleções elaboradas por nossa equipe. Um forte abraço.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!