Conheça mais sobre a Wikipédia

4 min de leitura
Imagem de: Conheça mais sobre a Wikipédia

Idéias geniais sempre surgem como um projeto sem pretensões, mas que aos poucos vão ganhando dimensões estratosféricas. Foi assim com o buscador Google, o Linux, o email, o YouTube, MSN e o próprio Windows, que entraram para a história como invenções brilhantes e marcaram a era da informática.

Outra invenção brilhante e, que também tomou proporções gigantescas, é a Wikipédia. A idéia de seu fundador, Jimmy Wales, foi simplesmente incrível, pois quem iria imaginar que uma enciclopédia escrita de forma colaborativa iria dar tão certo? Como a maior enciclopédia da rede – considerando-se o número de verbetes - está fazendo aniversário em Janeiro, nada melhor do homenagearmos o pai das pesquisas, já que o Google ocupa o posto de mãe dos curiosos. PARABÉNS!

Parabéns Wikipédia!

Segundo a própria Wikipédia, ela nasceu no dia 15 de janeiro de 2001. Hoje com sete anos bem vividos, ocupa honrosamente o posto de uma das maiores enciclopédias do mundo. A Wikipédia como conhecemos, nasceu a partir de um projeto chamado Nupedia, onde a colaboração dos internautas era restrita a especialistas em determinado assunto.

Apenas pessoas altamente graduadas podiam postar artigos na Nupedia, porém este projeto se tornou inviável e deixou de funcionar após ter em seu acervo 24 artigos inseridos e aproximadamente 75 em revisão.

Wiki wiki

A Nupedia era um projeto interessante, porém a demora para a liberação dos artigos a tornava obsoleta, pois quando um artigo ia para o ar, muita coisa sobre o assunto poderia ter mudado. Na Wikipédia as coisas são bem diferentes, pois como é um serviço colaborativo, novas informações são adicionadas a todo o instante, pois qualquer pessoa pode editar ou inserir verbetes.

Em havaiano, o termo “wiki wiki” significa muito rápido, o que traduz exatamente o espírito da Wikipédia. Como as alterações são feitas quase que em tempo real, nada melhor do que juntar “wiki” (super-rápido) + “pedia” (conhecimento) para ter informações na velocidade da luz.

Wikimedia.Outras wiki

O formato “wiki” se tornou muito popular, pois hoje em dia, há várias opções de serviços que possibilitam a construção de páginas colaborativas sobre qualquer tema. Um fator que alavancou o formato se deve, principalmente, a facilidade de criação das páginas e por serem – geralmente - abertas ao público. 

Como a Wikipédia tomou grandes proporções e se tornou um dos sites mais visitados do mundo, sem dúvida, novas portas foram se abrindo no mercado. Por isso, em 2003, foi criada a Wikimedia Foundation.

Esta fundação reúne os projetos: Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikinews, Wiklivros, Wikisource, Wikiversidade e mais outros wikis. O principal objetivo da fundação é manter todo o conteúdo livre e sem custos para seus usuários.

A toda poderosa Wikipédia

Como os números não mentem, a Wikipédia dá um banho não só no número de verbetes, mas também no número de idiomas disponíveis, artigos e pageviews. De acordo com o site Alexa, a Wikipédia tem, aproximadamente, 300 milhões de páginas acessadas por dia! E é o oitavo site mais acessado do mundo.

Web 2.0

Com a explosão do conceito de Web 2.0, o qual, supõe que os usuários dos sites interajam cada vez mais com o serviço que estão acessando, é de se esperar que sites que possibilitem esta interação estejam no topo do ranking de acessos. Isso é visível, por exemplo, no Orkut, YouTube, MySpace e iGoogle, pois todos são serviços que possibilitam que o usuário participe da sua construção ou façam suas próprias configurações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A toda poderosa!

Você quem faz

O que possibilitou o crescimento da Wikipédia, sem dúvida, foi a participação dos seus usuários, pois como qualquer pessoa pode falar sobre algum assunto, a construção da wiki foi feita por milhares de mãos e idéias.

Se você deseja contribuir para o crescimento da Wikipédia, pode fazer isso de forma muito simples. Veja como proceder para inserir um artigo na wiki mais famosa do mundo.

Em primeiro lugar, é aconselhável que você crie um usuário e login no serviço, isso ajuda a inserção do texto. Em seguida, se você encontrar um artigo que está tendencioso, com conteúdo incompleto ou erros gramaticais, vá até o link “Editar”, localizado no canto direito, em cima da linha que divide os assuntos.

Veja como editar.

Assim que clicar neste botão, uma página de edição será exibida, assim como esta:

Veja como é fácil inserir um texto.

Repare que há botões para editar o texto, inserir imagens, fórmulas e muito mais. Agora é só colocar a mão na massa e escrever sobre algum assunto e contribuir ainda mais para a expansão da Wikipédia. Caso você tenha alguma dúvida, clique aqui e confira mais dicas.

Não tenha medo

Sem dúvida, a Wikipédia chegou e estremeceu os pilares da popularização e divisão do conhecimento, mesmo não sendo tão respeitada. Muitas pessoas têm receio em pesquisar na Wikipédia, pois ainda acham que conteúdo livre é sinônimo de fraudes ou informações erradas.

Quem pensa desta forma está muito enganado, pois o Software Livre segue praticamente os mesmos princípios que o formato wiki, e nem por isso o Mozilla Firefox, Gimp ou Linux, são sinônimos de má qualidade, muito pelo contrário.

Portanto, antes de torcer o nariz ao fazer alguma pesquisa na Wikipédia, lembre-se que há muitas pessoas interessadas em disseminar ou repartir seus conhecimentos sem precisar cobrar por isso

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.