Google mostra benefícios do Apps for Education para universidades do Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Google mostra benefícios do Apps for Education para universidades do Brasil

Na quinta-feira (5), a Google recebeu em sua sede na cidade de São Paulo representantes da imprensa e de mais de 80 instituições brasileiras de ensino superior de todo o Brasil para falar sobre os benefícios da plataforma Google for Education. Na ocasião, a empresa de Mountain View apresentou os benefícios proporcionados por suas ferramentas.

Escolas e universidades inscritas ganham acesso a versões ilimitadas do pacote educacional de apps da Gigante das Buscas – incluindo o Drive, Gmail, Calendário e Docs, entre outros – e podem renovar seus métodos de ensino e avaliação por meio de softwares colaborativos e da versatilidade dos Chromebooks. Além disso, torna-se possível transformar notebooks, tablets e smartphones, presentes na vida de todos os alunos, em instrumentos de aprendizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos recursos mais interessantes do pacote Google Apps for Education é o software Sala de Aula, que une professores e alunos para facilitar a comunicação da turma, e criar uma forma simples de compartilhar e corrigir tarefas e materiais úteis para o ensino. Somando-se a isso, programas como o Documentos, Planilhas e Slides, entre outros, permite que os estudantes façam seus trabalhos de forma colaborativa – e tudo por ser salvo no Drive com espaço ilimitado.

A plataforma também possibilita a utilização do domínio próprio das instituições de ensino dentro da interface do Gmail, contando com a organização e o sistema anti-spam da Google. Por fim, também é possível fazer aulas à distância por meio do Hangouts e arquivar emails e conversas salvas no Vault.

Todo mundo ganha

Durante o evento, a Google recebeu representantes de universidades e outras entidades educacionais que passaram a utilizar os recursos da Gigante das Buscas. Segundo o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), José Otávio Costa Auler Júnior, as novidades trouxeram soluções práticas para problemas que os alunos enfrentavam há anos ao mesmo tempo em que facilitaram a vida até de professores com dificuldades para lidar com tecnologia.

Segundo o responsável pelos sistemas de TI da Univates, do Rio Grande do Sul, a implantação das ferramentas do Google for Education envolveu alguns gastos com a melhoria da infraestrutura de WiFi do campus, entre outros investimentos. No entanto, a adoção da novidade resultou em 75% de redução de custos com armazenamento e servidores e 78% menos gastos com licenças.

O Google for Education está disponível gratuitamente no Brasil e não se limita a faculdades e universidades, podendo também ser aplicado para levar novos recursos tecnológicos para escolas comuns. Caso você seja um membro de corpo docente ou um aluno disposto a apresentar essa possibilidade para algum responsável por uma instituição de ensino, é possível se inscrever para falar com um especialista da Google clicando aqui.

Sua escola ou universidade usa as ferramentas do Google for Education? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.