6 apps simples para editar vídeos no smartphone ou tablet

4 min de leitura
Imagem de: 6 apps simples para editar vídeos no smartphone ou tablet

Encontrar um bom editor de vídeo para o celular pode ser uma tarefa trabalhosa, já que existem centenas de opções disponíveis nas lojas de aplicativos dos diferentes sistemas operacionais móveis.

Se você quer uma ajudinha para refinar a sua busca com apps que realmente apresentem bons resultados, essa seleção traz vários programas que foram testados e aprovados pelo TecMundo. A maioria deles é gratuita ou pelo menos possui uma versão de teste.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Magisto (iOSAndroid e Web)

Este é um dos editores automáticos mais famosos para as plataformas móveis, sendo possível usá-lo para criar clipes cheios de efeitos interessantes. Você pode personalizar manualmente a edição ou deixar que o aplicativo faça todo o trabalho. Escolha uma trilha sonora e um tema e receba criações incríveis com os melhores momentos dos seus vídeos.

É possível usar as suas fotografias, além dos vídeos, na composição do material final, se você preferir. Este programa traz muitos efeitos, temas e ajustes especiais, mas vários elementos extras são adquiridos através de compras internas. A parte interessante é que absolutamente qualquer pessoa pode usar este app, que é intuitivo e tem a maior parte das funções automáticas.

O Magisto conta também com uma ferramenta para o Facebook Messenger, que permite gravar pequenos vídeos para enviar para os amigos dessa rede social — você pode baixar esse aplicativo clicando aqui para o iOS e aqui para o Android.

Você pode baixar o Magisto na App Store, na Play Store ou usar no navegador.

Animoto (iOSAndroid e Web)

O Animoto lembra bastante o Magisto, já que também permite fazer montagens de vídeos e fotos, mas ele promete uma pegada mais profissional, com vídeos em alta resolução e diversos temas. Você pode fazer pequenos materiais de divulgação para o seu negócio, por exemplo, ou pode juntar as fotos do seu casamento em um vídeo divertido e emocionante.

As fotografias são mostradas em um slideshow criativo, com vários temas que mesclam as imagens em vídeos ou em animações muito bem feitas. Já os vídeos são mostrados com som e na íntegra — ou seja, é preciso cortá-los antes, se você quiser usar apenas um pedaço.

Criar e compartilhar vídeos usando o Animoto é uma tarefa totalmente gratuita, mas você vai precisar pagar uma assinatura se quiser tirar a marca do serviço do final do vídeo ou mesmo salvar em HD os materiais criados. No navegador, esse editor conta com várias outras ferramentas e opções de edição para criações práticas, porém mais avançadas.

Você pode baixar o Animoto na App Store, na Play Store ou usar no navegador.

Video Tuner (Windows Phone)

Se você tem um Windows Phone e sente falta de editores de vídeo como o Magisto ou o Animoto, é hora de testar o Video Tuner, uma ferramenta da Microsoft para edição de materiais audiovisuais. Ele é bem completo e permite que você corte, ajuste a velocidade, junte vários vídeos em um, aplique filtros, configure manualmente as cores e muito mais! Apesar de ter muitas opções, ele é superfácil de usar:

O Video Tuner permite a gravação e edição de materiais em altíssima resolução, mas não é compatível com qualquer modelo de Windows Phone, mesmo os que estejam com o software atualizado. Uma opção um pouco mais simples, mas que também permite edições interessantes, é o Movie Moments, também da Microsoft, que aplica legendas divertidas, música e efeitos visuais.

Você pode baixar o Video Tuner na Windows Phone Store.

Videoshop (iOS)

Uma opção mais completa para edições no iPhone, iPad e iPod é o Videoshop, que traz praticamente tudo o que você precisa para juntar vídeos, aplicar efeitos, usar ferramentas manuais etc. Este editor não é difícil de usar, mas é bem mais complexo e cheio de ajustes do que o Magisto e o Animoto, por exemplo. Ou seja, pode ser preciso gastar alguns minutos fuçando nas funções para aprender a mexer neste app!

Com este app, você pode mexer na velocidade dos clipes, adicionar efeitos de transição, aplicar filtros, editar o áudio separadamente e muito mais! Existem também algumas opções automáticas de temas e músicas, para criações que misturem clipes e fotografias.

Você pode baixar o Videoshop na App Store.

VideoShow (Android)

Assim como o Video Tuner para o Windows Phone e o Videoshop para o iOS, este aplicativo traz opções manuais e avançadas para a edição de vídeo no Android. Ele permite a criação de materiais de diversos estilos, usando vídeos, fotos, efeitos de transição, temas prontos, trilha sonora simples de aplicar, edição manual de cada clipe e muito mais.

O app gratuito traz banners publicitários e possui algumas limitações — entre elas, o bloqueio para salvar itens sem marca-d'água. A versão completa do app custa quase 10 reais, mas é um pagamento único, que desbloqueia todos os recursos avançados sem a necessidade de assinaturas.

Experimente editar os seus vídeos adicionando elementos divertidos, como stickers e desenhos feitos à mão. É possível procurar e baixar mais adesivos, temas, músicas e elementos, tornando assim este app ainda mais completo.

Você pode baixar o Videoshow na Play Store.

FXGuru (iOS e Android)

Se editar os seus vídeos não for suficiente e você estiver procurando opções ainda mais avançadas para a criação audiovisual, o FXGuru é um aplicativo que promete bastante diversão, além de vídeos incrivelmente realistas. Ele adiciona efeitos especiais bem complexos, como um satélite caindo do céu, que se encaixam com perfeição em praticamente qualquer cenário.

Escolha um efeito, aponte a câmera e comece a gravar! É possível colocar atores na cena, interagindo com os objetos, já que ele mostra em uma malha vermelha sobre o vídeo exatamente em qual ponto os objetos animados vão ficar.

Este aplicativo traz efeitos especiais que já estão prontos, sendo que você pode apenas aplicá-los a um cenário. Ou seja, o FXGuru pode não ser a ferramenta ideal para você criar o próximo Indominus Rex para os cinemas, mas permite momentos de muita diversão encaixando os diversos módulos de efeitos nos seus vídeos!

Você pode baixar o FxGuru na App Store e na Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.