Como fazer um vídeo para participar do BBB [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer um vídeo para participar do BBB [vídeo]

O sonho de muitos brasileiros é participar do Big Brother, seja para faturar o prêmio em dinheiro ou encontrar um atalho para a fama, nem que seja passageira. As inscrições para o reality show vão até o dia 31 de outubro, e quem tem interesse deve preparar um vídeo de, no máximo, cinco minutos de duração.

Você deve ser bastante criativo em sua mensagem, mas não pode se esquecer do básico que envolve a parte técnica. Pensando nisso, vamos dar simples dicas de como você pode preparar o seu vídeo, desde o planejamento até a gravação e edição do material.

Câmera

Você não precisa ter uma filmadora profissional, mas use algum aparelho que consiga, pelo menos, uma resolução de 640 x 480, como uma câmera digital ou a de um celular mais avançado. Não se esqueça de que você precisa ser visto com nitidez.

Use um equipamento com qualidade o suficiente para ter nitidez.

Local e cenário

O lugar da gravação deve ser silencioso e bem iluminado. Evite ambientes cheios, já que o foco deve ser você.  Caso opte por uma gravação externa, preste atenção especial ao que é captado pelo microfone.

Se o local for barulhento ou estiver ventando, nem sempre a câmera é boa o suficiente para captar o áudio, então considere possibilidades diferentes. Aproxime-se dela ou grave o som separadamente, adicionando-o como narração depois.

O cenário não pode roubar a cena, a não ser que faça parte da sua mensagem. Por exemplo, um quarto muito bagunçado toma atenção e não ajuda você. O mesmo deve ser levado em consideração em lugares públicos.

Enquadramento, imagem e apresentação

Não fique nem distante da câmera, nem tão perto. O ideal é conseguir a ajuda de uma pessoa para estabilizá-la, pois ela precisa ser o mais estável possível. Mas, caso prefira fazer o trabalho sozinho, então vão aí algumas dicas.

Exemplo de enquadramento muito distante.

Use livros para regular a altura da câmera, ou então a apoie em lugares firmes, como um balcão ou uma estante. Lembre-se: é melhor que a gravadora esteja parada, ou se movimente de maneira planejada, que contribua para a edição.

Você precisa ser visto. Adornos e enfeites não irão ajudar. Óculos escuros, bonés, chapéus e máscaras podem esconder suas expressões, e isso é exatamente o oposto do que você precisa.

Edição

Depois de gravar todo o conteúdo, você precisa fazer uma edição. Vamos usar o Movie Maker como exemplo, pois ele já faz parte do Windows e está sempre à mão. Importe os arquivos de vídeo da câmera e arraste-os para a timeline. Fotos também podem ser incluídas, mas não exagere na dose. Uma das etapas de inscrição exige o envio de material fotográfico, logo, é desnecessário inclui-las no vídeo.

Edição do material no Movie Maker.

Corte tudo o que for inútil. Partes que você se enrolou demais ou errou, por exemplo. Transições não devem ser exageradas; prefira as mais simples, como o “Fade” (dissolver). Se colocar uma trilha de fundo, deixe o som dela bem baixo, para que os produtores possam escutar o que você falou. Evite fundos musicais enquanto você se apresenta.

Assista ao material e faça uma revisão atenta. Se necessário, grave de novo. O vídeo não pode passar de cinco minutos. Uma vez pronto, salve-o como um arquivo WMV com tamanho máximo de 50 MB (essa é outra exigência da produção do programa).

.....

Essas foram algumas dicas para você que quer preparar um vídeo para o BBB 12. Aproveite, faça bonito e até nosso próximo tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.