Pixlr Express: uma das opções mais completas para editar imagens no celular

3 min de leitura
Imagem de: Pixlr Express: uma das opções mais completas para editar imagens no celular

Editar uma fotografia, adicionando diferentes efeitos, já não é algo que apenas profissionais são capacitados a fazer. Hoje, os programas editores de imagens se tornaram ainda mais acessíveis para qualquer pessoa, com recursos simples de serem configurados e adicionados a uma imagem.

E, com a onda dos smartphones e tablets, os aplicativos-editores também não poderiam ficar de fora. Assim, existem diversos apps que permitem que a edição de fotografias seja realizada na palma de sua mão.

O Pixlr Express é um dos melhores aplicativos para quem quer ter um editor de imagens ao mesmo tempo simples de se mexer e mais completo em recursos. Ele está disponível tanto para iOS quanto para Android e possui uma interface intuitiva, com ferramentas ajustáveis que permitem editar suas fotografias através de simples toques na tela do seu dispositivo.

Download do app

Pixlr Express para iOS

Pixlr Express para Android

Diversas ferramentas de edição

Tanto na versão para Android quanto para iOS, o app Pixlr Express oferece as mesmas ferramentas práticas, na categoria “Adjustment”, para a edição das imagens. No caso, são oferecidos 13 recursos e, em cada um deles, é possível ajustar as configurações da maneira que você preferir.

  1. Touch Up: com este recurso, você poderá definir em qual parte da fotografia efeitos de luz serão aplicados;
  2. Focal Blur: permite selecionar uma área específica da foto para separar as partes que ficarão desfocadas e a que ficará visualmente normal;
  3. Color Splash: se você gostaria de deixar apenas um detalhe da sua fotografia colorido e o restante em preto e branco, esta ferramenta é a solução. Com ela, basta selecionar a cor à qual você deseja dar destaque diretamente na fotografia e o efeito é rapidamente aplicado;
  4. Blur: assim como o “Focal Blur”, esse recurso é para desfocar a imagem. No entanto, ele age na imagem inteira (e não em partes específicas) e você poderá apenas definir a intensidade do efeito;
  5. Sharpen: filtro que aumenta a nitidez de uma imagem;
  6. Denoise: adiciona ruído (variações de cores aleatórias nos pixels que compõem uma imagem) à fotografia;
  7. Red Eye: este é o recurso para remover os olhos vermelhos normalmente causados pelo flash da câmera;
  8. Whiten: permite embranquecer pontos específicos ou mesmo a imagem inteira, podendo ser controlado em intensidade;
  9. Crop: para cortar e redimensionar as fotografias;
  10. Rotate: recurso para rotacionar a imagem na horizontal, vertical ou mesmo definindo um ângulo específico de rotação;
  11. Auto Fix: realiza o equilíbrio automático das cores da foto;
  12. Color: com esta ferramenta, você poderá definir a intensidade da matiz, da saturação e da luminosidade da imagem;
  13. Contrast: controla o contraste e o brilho.

Efeitos, camadas e bordas no Android

Em dispositivos com Android, todos os recursos oferecidos nos tópicos “Effect”, “Overlay” e “Border” (algo como efeitos, sobreposição e bordas, respectivamente) são gratuitos.


Ao selecionar o tópico “Effect”, aparecerão em sua tela as opções “Vintage”, “Creative”, “Default”, “Soft”, “Subtle”, “Too Old” e “Unicolor”. No caso, cada uma das ferramentas é um pacote com diversos outros recursos e, ao “clicar” em uma delas, é preciso esperar um pouco para que seja carregada (uma pequena barra aparecerá mostrando esse processo).

Na opção “Overlay”, é possível ver efeitos que serão adicionados soprepostos às fotografias, formando novas camadas. No caso, são oferecidos 20 pacotes — como “Grunge”, “Color Correction”, “Fireworks”, “Bokeh”, “Flame” e “Retro Postes” — com diversos recursos.

Em “Border”, você poderá definir que estilo de moldura gostaria de adicionar em suas fotos. No caso, são apresentadas as categorias “Ripped Paper”, “Runded Corner”, “Squared”, “White Ripped”, “Default”, “Filme”, “Grunge”, “Ink”, “Nature” e “Pattern”.

Efeitos, camadas e bordas no iOS

Nos tópicos “Effect”, “Overlay” e “Border”, o Pixlr Express não oferece os mesmos recursos apresentados no Android para o iOS — pois, nos dispositivos da Apple, nem todos os pacotes de efeitos estão “abertos” para serem acessados.

No caso, o próprio aplicativo avisa que é preciso dar um upgrade para o Pixlr Express Plus e assim obter o acesso ao catálogo completo dos pacotes de sobreposição, de efeitos e de bordas.


No tópico “Effect”, por exemplo, são apresentadas três opções — “Default”, “Creative” e “Subtle” —, e apenas a primeira é que pode ser acessada e utilizada na versão gratuita do aplicativo. No entanto, os recursos abertos para uso são diversificados e garantem bons efeitos nas imagens.


Novamente, nos tópicos “Overlay” e “Borders”, apenas a opção “Default” é a que pode ser acessada e utilizada nas edições, mas ambas fornecem uma boa lista de efeitos para as suas fotografias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.