Más notícias: tributo dos produtos importados deve subir no ano que vem

1 min de leitura
Imagem de: Más notícias: tributo dos produtos importados deve subir no ano que vem

As contas públicas em 2015 precisam ser reequilibradas e algumas medidas amargas deverão ser tomadas pela equipe econômica para surtir efeito. De acordo com a Folha de S. Paulo, uma delas é a elevação da alíquota de PIS/Cofins sobre produtos importados.

Em outras palavras, isso significa que smartphones e tablets, além de diversos outros produtos eletrônicos, deverão ser afetados, ficando ainda mais caros. Ainda não há informações de quanto será esse aumento.

Mudança quase veio mais cedo

Segundo as informações do jornal, essa elevação já havia sido analisada no começo deste ano, mas descartada porque a presidente Dilma não queria elevar a carga tributária em ano eleitoral. Porém, diante da necessidade da melhora nas contas, a medida voltou a ser incluída no pacote elaborado pelo time de Mantega.

Ainda de acordo com a publicação, além de gerar caixa, o aumento do PIS/Cofins sobre importados visa dar tratamento tributário igual ao produto nacional, que tem uma tributação maior. A alíquota atual do PIS é de 1,65%  e a da Cofins, de 7,6%.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.