Open Sailing: uma estação espacial no oceano?

1 min de leitura
Imagem de: Open Sailing: uma estação espacial no oceano?

Enquanto boa parte da comunidade científica estuda formas de colonizar outros planetas, uma equipe de pesquisadores liderada por Cesar Harada planeja criar uma espécie de estação no oceano que pode permanecer em alto-mar de maneira completamente sustentável e autônoma.

O projeto, batizado de Open Sailing, tem como objetivo criar novas formas convivência humana ao mesmo tempo em que incentiva a proliferação do ecossistema ao seu redor. O habitat traria alguns conceitos da Estação Espacial Internacional para o oceano, em uma estrutura formada por vários pequenos módulos separados, cada um com funções específicas.

(Fonte da imagem: Divulgação OpenSailing.net)

O Open Sailing traria novos padrões para a aquicultura, com um sistema de criação e coleta expansiva em que peixes, algas e outros seres vivos são mantidos perto da estação sem a necessidade de ficarem enjaulados. Para a produção energética, a estação usaria geradores que coletam energia solar, eólica e até mesmo dos movimentos das ondas.

A comunidade no meio do oceano também é nômade, já que está equipada com pipas que podem levá-la para outros lugares, aumentando a variabilidade de ecossistemas com que ela interage. A equipe já está trabalhando em testes para verificar a viabilidade do sistema proposto, mas ainda não há previsões de quando a estação poderá ir ao mar aberto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.