Vale a pena! Muito bom para quem gosta de ler livros, pois não cansa a vista. Ler livros em telas de computadores e tablets é ruim devido à claridade.
Enquanto 2009 foi considerado o ano dos e-readers no exterior, especialistas afirmam que o mesmo acontecerá no Brasil, porém em 2010. Para provar a afirmação, temos aqui nada menos do que o COOL-ER, da Gato Sabido.
O último Natal apresentou um grande número de vendas em arquivos digitais, chegando a ultrapassar a quantidade de livros e objetos físicos vendidos. Algo que estimulou o aumento das vendas foi a existência de e-readers como o Kindle e o Sony Reader. Ambos com grande qualidade e recheados de recursos para atrair mais compradores.
A principal função de um e-reader é exibir as páginas de um livro, melhor ainda se for utilizando a tecnologia e-ink, para simular uma página de verdade. Fora isso, o resto é luxo: conexão Wi-Fi e/ou 3G para baixar e-books da internet para seu aparelho, tocar músicas, tela touchscreen, entre outras regalias muito bem-vindas.

Mesmo o COOL-ER não sendo de fabricação nacional, seu preço é muito inferior ao dos dois gigantes já mencionados. Por cerca de 750 reais você adquire o seu e leva sua biblioteca digital para onde quiser, bem como colocar uma música de fundo para embalar a leitura.
Aprovado
Do que nós gostamos
Parece papel
Usar a tecnologia e-ink faz o gasto de bateria ser bastante reduzido (cerca de 8 mil viradas de página), pois o texto é impresso na tela e você só consome quando vira páginas - além de tornar a tela parecida com uma página de livro.
Outro fator que torna a leitura agradável é a ergonomia do COOL-ER - sem mencionar as oito opções de cores do leitor, as quais o deixam agradável também aos olhos. Segurá-lo não cansa suas mãos porque seu peso é de 178 gramas.

Leia até cansar
O COOL-ER permite a execução de músicas enquanto você aproveita sua leitura, bastando transferi-las para o aparelho. Caso o 1 GB não seja suficiente, utilize um cartão SD para aumentar em até 4 GB a capacidade deste “gato sabido”. Por outro lado, a compatibilidade de arquivos também não é problema, uma vez que é possível visualizar PDF, EPUB, FB2, RTF, TXT, HTML, PRC e JPG.

Durante a leitura você decide qual dentre três tipos de fonte prefere visualizar e seu respectivo tamanho na tela. Além disso, caso você não deseje ler seus e-books no formato “retrato” (vertical), existe a opção de trocar para o modo “paisagem” (horizontal). Sua biblioteca acabou? Sem problemas! Acesse a loja virtual da Gato Sabido e acrescente livros de vários preços à sua coleção, sejam eles de domínio público ou best-sellers atuais.
Reprovado
O que espantou o Baixaki
A bateria acabou? Que pena...
Um grande problema do COOL-ER pode aparecer quando a bateria acaba. Afinal, só é possível recarregar sua bateria através de um cabo USB ligado a um computador (não vem adaptador na embalagem). Você pode ter pensado “ah, mas é só levar uma bateria reserva que resolve o problema”.
Talvez resolva, mas não tão facilmente: a tampa que segura a bateria é presa com um parafuso pequeno. Ou seja, para não ser pego desprevenido é preciso ter sempre consigo: ou uma bateria reserva com chave para abrir a tampa, ou um notebook para recarregá-la.

Como travar o COOL-ER
Uma excelente maneira de perder pontos preciosos da bateria é escutar músicas neste e-reader. Pois além de, provavelmente, reduzir drasticamente o tempo útil da bateria, fazê-lo ainda garante outra dor de cabeça: esperar dez segundos por uma virada de página. Em outras palavras, fica muito claro que 128 MB de memória não são suficientes para executar um arquivo de áudio e visualizar um e-book ao mesmo tempo.
Segurar, OK. Apertar... Que preguiça!
Como já mencionado anteriormente, segurar o Gato Sabido é confortável e não cansa as mãos. Entretanto, na hora de apertar os botões que você percebe certa falta de praticidade: eles são duros. É também nesta hora que você sente falta de uma tela touchscreen no aparelho.

Através dos botões você altera o volume, muda a visualização de “retrato” para “paisagem”, volta à biblioteca, abre um menu de opções de ação e escolhe itens. Porém, você não demora muito para notar que fazer certas coisas é muito demorado. Por exemplo, num menu com várias opções, é necessário apertar várias vezes um botão duro para chega àquela desejada e, caso você cancele a ação, deve voltar desde o início.
Cadê aquela imagem?
Talvez esteja dividida entre várias páginas por não caber na tela. Tudo bem, se o tamanho da fonte é aumentado, a imagem aumenta proporcionalmente. O problema é que vê-la aos pedaços dá no mesmo que não vê-la!
Somado com a navegação lenta e as teclas duras (pior ainda quando escutando músicas), o resultado é um aparelho no qual você está limitado a ler e-books - apesar da existência de opções de organização, pesquisa e afins.
Avaliação Final
Vale a pena?
O COOL-ER deveria ser um concorrente de peso para o Kindle e o Sony Reader. No entanto, como visto, há critérios básicos que não deveriam ser deixados de lado durante a produção seja lá do que for - como praticidade e velocidade.
Nesses dois quesitos, o COOL-ER deixa a desejar, porém ainda não é um caso perdido: talvez a substituição do material dos botões e o aumento da memória já resolvam grande parte dos problemas constatados aqui.

O preço do Gato Sabido COOL-ER é inferior ao do Kindle e do Sony Reader, uma diferença que gira em torno de 200 e 400 reais. Estes, apesar de mais caros, possuem muito mais funções que o COOL-ER.A diferença de preços também se explica devido à tecnologia inferior - tanto de hardware como de software.
Em suma, ao optar pelo Gato Sabido COOL-ER você economiza dinheiro. Contudo, ao comprar os e-readers “bestsellers” você ganha um aparelho prático e com uma maior gama de funções.
ERRATA: ao contrário do que foi publicado, o COOL-ER não é um produto de fabricação da empresa brasileira Gato Sabido, mas sim da inglesa Interead. Portanto, o preço do e-reader contém impostos sobre a importação e ele também pode demorar para ser entregue.
O Portal Baixaki pede desculpas pelo engano, pois sabe o quanto uma informação errônea pode atrapalhar a vida de você, usuário.
Você prefere comprar um e-reader nacional ou um importado? Deixe sua opinião!
Vale a pena! Muito bom para quem gosta de ler livros, pois não cansa a vista. Ler livros em telas de computadores e tablets é ruim devido à claridade.
O Cool-er é muito bom, além de ser leve e prático de carregar, para quem gosta de um bom livro recomendo, é muito bom ler em um e-reader e não perde a magia do livro convencional.
Prefiro o meu MP5...........
R$ 750,00. Assim não dá Bionicão!!!
Quando estiverem por menos de US$ 20 e os livros quase de graça em vez de mais caros que os de papel(É, parece brincadeira mas é isso mesmo), aí eu compro.
Os brasileiros são o povo mais criativo do mundo, acredito que com um pouco de boa vontade e leitor nacional pode ficar tão bom quanto o internacional e mais barato! É por isso que o Brasil é como é, os próprios brasileiros não dão valor a si mesmos!!
Com certeza importado! Nossa tecnologia atual está há anos luz do que há lá fora. Até pra comprar lá de fora precisamos esperar algum tempo, fora que os impostos desanimam qualquer um.. mesmo assim precisamos nos ater ao que há de melhor né!
Viva o Kindle DX!
os impostos altissimos são o principal motivo do atraso tecnologico do país, e é a garantia que um e-reader tão fraco consiga vir a fazer sucesso
Para mim eu não prefiro saber de onde o produto é e sim se o produto é bom ou não. O preço também interfere, mas eu olho também o custo benefício, às vezes um produto é metade do preço de um outro concorrente, mas não oferece nem metade das funcionalidades, então não compensa.
Uma ressalva quanto a recarregar o cool-ler: Existe um adaptador para você conectar o cabo usb na tomada dispensando o notebook ou o desktop na hora de recarregar. Aliás, esse adaptador costuma vir com todos os modelos de mp4
As empresas nacional na minha opinião deveria renovar ao invés de copiar .
e referentes as suas reprovações o E-Reade internacional não esta muito na frente não mais como foi dito aqui o custo beneficio da uma força para o produto nacional. !