7 ferramentas para turbinar o seu Dropbox

4 min de leitura
Imagem de: 7 ferramentas para turbinar o seu Dropbox

O Dropbox é um dos melhores e mais usados serviços de armazenamento de arquivos na nuvem, sendo uma opção prática para conseguir acessar os seus documentos de qualquer lugar.

Porém, se você quer deixar esse serviço ainda mais útil e prático, pode turbiná-lo com aplicativos e ferramentas que conseguem expandir as capacidades do Dropbox e trazer muito mais opções para profissionais, estudantes ou mesmo quem usa a conta com propósitos pessoais.

Conheça nessa lista alguns serviços que organizam os seus arquivos, permitem criar tarefas automatizadas ou ainda trazem mais segurança para os seus arquivos, usando criptografia adicional. Alguns desses apps funcionam no Windows e outros podem ser usados no Android ou iOS para ajudar a gerenciar a sua conta do Dropbox mesmo quando você não estiver em casa.

1) Boxifier

Se você quer usar o Dropbox para fazer backup dos seus documentos mais importantes, pode usar o Boxifier para permitir a sincronia de qualquer local do Windows com o serviço na nuvem. Isto é, não é preciso arrastar os seus arquivos para a pasta do Dropbox, basta ter esse app instalado e ele permite que isso seja feito a partir de qualquer diretório.

Dessa forma, você pode modificar os arquivos e salvá-los na pasta local e o Boxifier faz automaticamente a sincronia disso com o Dropbox. Isso significa que os documentos que estiverem sincronizados estarão sempre atualizados na sua última versão, em qualquer lugar que você abri-los. Para que ele funcione corretamente, é preciso ter o app do Dropbox instalado no PC.

2) Sookasa

Esta é uma opção de segurança adicional para quem quer guardar documentos realmente importantes na sua conta do Dropbox. Com ele, os arquivos passam por uma criptografia antes mesmo de irem pra nuvem. Se alguém interceptar aquele item em qualquer ponto da conexão online, não vai poder abri-lo sem a sua permissão.

Através da interface do Sookasa, você consegue inclusive rastrear usuários que abriram seus arquivos ou os compartilharam. Depois de identificá-los, o programa consegue até mesmo inutilizar os links e documentos remotamente para manter o sigilo. O Sookasa cria uma pasta adicional dentro do seu Dropbox e esses arquivos só são descriptografados depois de um processo de verificação por senha.

3) ODrive

Já pensou poder acessar todos os seus arquivos que se encontrarm em diferentes serviços de armazenamento atravez de um só local? Esse é o ODrive, um serviço que junta tudo o que está espalhado no seu Dropbox, Google Drive, OneDrive, Gmail, Facebook e muito mais!

Uma pasta chamada “Odrive” é criada na seção de favoritos do Windows Explorer e, a partir dali, você começa a sincronização. Faça o login nos diferentes serviços e essa ferramenta cria uma pasta ali dentro, mostrando todos os seus arquivos que estiverem linkados com aquela conta. Dessa forma, você navega por todos os seus documentos, fotos, vídeos e muito mais, a partir de um só local.

4) Writebox

Essa é uma ferramenta que pode ser acessada no seu navegador e permite escrever textos em um editor simples e livre de distrações e sincronizar o documento com a sua conta do Dropbox ou Google Drive. Faça login com uma dessas contas e comece a escrever! É preciso escolher, no começo, um local para que o texto seja salvo; depois disso, ele pode ser sincronizado automaticamente.

O Writebox possui um interessante recurso de salvamento automático, que realiza sincronizações periódicas enquanto você digita, sem que você precise autorizar isso o tempo todo. Dessa forma, você garante que, mesmo com uma interrupção inesperada do navegador ou do computador, pouco do que foi criado se perca.

5) Unclouded (Android)

Quer saber o que ocupa mais espaço no seu Dropbox? Ou, quem sabe, você está procurando uma forma de organizar rapidamente todas as suas pastas desse serviço online. O Unclouded funciona como um limpador para os seus espaços virtuais. Encontre documentos duplicados, limpe o lixo eletrônico, procure arquivos específicos e muito mais!

Essa ferramenta pode ser de grande ajuda para quem tem muitos documentos armazenados, portanto é preciso gastar um pouco se você realmente quiser usá-lo. Na versão gratuita do aplicativo, o Unclouded serve apenas como uma ferramenta de análise, sendo que nenhuma exclusão ou modificação nos seus arquivos é feita. Para ter acesso ao limpador, é necessário que você compre a edição completa via microtransação por R$ 4,5.

6) BoxConnect (Web)

Se você usa o YouTube com frequência para enviar conteúdo e quer ter a possibilidade de fazer o upload de vídeos diretamente da sua conta do Dropbox, esse aplicativo torna isso possível! Não é preciso baixar o vídeo para o computador e depois mandar, já que essa ferramenta faz a ponte direta entre os dois serviços.

Abra o BoxConnect no navegador e conecte tanto a sua conta do Dropbox quanto a do YouTube. É preciso estar conectado à internet, porém o upload para o seu canal de vídeo tende a ser mais rápido, já que o documento já está na nuvem. Os vídeos que você envia ao YouTube ficam todos privados e sem descrição. É preciso ir ao seu canal e fazer as devidas alterações antes de liberar o link para o público geral.

7) IFTTT

Este é um dos melhores serviços para automatizar processos em toda a sua vida digital, não apenas com o Dropbox. Ele permite criar triggers, que são acionados sempre que uma ação é feita. Para o Dropbox, isso pode significar várias soluções. Por exemplo, você pode pedir para que, sempre que você for marcado em uma foto no Facebook, ela seja salva no seu disco na nuvem.

Existem inúmeras possibilidades, já que o IFTTT trabalha com a personalização desses triggers. Ou seja, você pode criar virtualmente qualquer tarefa para o seu Dropbox! Você pode acessar esse incrível app pelo navegador, pelo Android ou pelo iOS. As ações incluem bater fotos, salvar documentos, transferências online e muito mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.