Bug no Dropbox causa perda de dados armazenados na nuvem

1 min de leitura
Imagem de: Bug no Dropbox causa perda de dados armazenados na nuvem

Má notícia para aqueles que dependiam exclusivamente de backup na nuvem através do Dropbox: a companhia confirmou que um erro em algumas versões antigas de seu aplicativo para desktop estava excluindo arquivos quando a opção Selective Sync (Sincronização Seletiva) era ligada. Essa opção permite a sincronização de apenas algumas pastas com os servidores da empresa.

Esse tipo de problema, geralmente, acontecia quando o computador travava ou reiniciava durante a sincronização. Alguns usuários, entretanto, reclamaram que perderam muitos arquivos sem que nenhuma das duas situações acima tivesse acontecido.

No entanto, a Dropbox afirma que a situação já está sob controle e também está providenciando a restauração dos arquivos que foram perdidos. Além disso, atualizações para essas versões antigas do seu software também estão sendo liberadas e barreiras estão sendo impostas para que programas desatualizados não façam o problema acontecer novamente.

Os usuários afetados também estão recebendo uma mensagem (como a exibida abaixo) oferecendo um ano dos serviços pagos da companhia através do Dropbox Pro (assinatura anual no valor de US$ 99, ou aproximadamente R$ 237). Apesar de a oferta não reverter o problema, é uma boa solução para aqueles que perderam anos e anos de arquivos que estavam armazenados nos servidores da empresa.

Para aqueles que não entendem muito bem o inglês, nós traduzimos o texto da mensagem:

“Viemos informá-lo sobre um pequeno erro que ocorreu no recurso de Sincronização Seletiva e afetou uma pequena quantidade de usuários do Dropbox. Infelizmente, alguns de seus arquivos foram excluídos quando o aplicativo Dropbox foi desligado ou reiniciado enquanto a Sincronização Seletiva estava sendo aplicada.

Nosso time trabalhou duro para restaurar os arquivos que foram excluídos da sua conta. Você pode ver quais dos seus arquivos foram afetados e se nós conseguimos restaurá-los através desta página personalizada.

Pedimos desculpas pelo ocorrido. Não há nada mais importante para nós do que fazer com que suas informações estejam seguras e sempre disponíveis. Nosso time corrigiu o problema e colocou testes adicionais para prevenir que isso aconteça novamente no futuro.

Nós estamos dando para você o Dropbox Pro gratuitamente por um ano começando a partir de hoje, 10 de outubro de 2014. Embora saibamos que isso não compensará o nosso erro, nós queríamos agradecer por ter estado com a gente. Caso você tenha alguma dúvida, por favor, responda esta mensagem ou envie um email para [endereço omitido]. Estamos aqui para ajudar.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.