Dropbox: como recuperar arquivos deletados e resgatar suas versões antigas

2 min de leitura
Imagem de: Dropbox: como recuperar arquivos deletados e resgatar suas versões antigas
Imagem: Olinda Services

O Dropbox é de fato o precursor de todos os serviços de cloud storage que existem atualmente. Ainda que esteja ficando atrás de seus concorrentes em alguns quesitos técnicos – como espaço de armazenamento oferecido gratuitamente –, não há dúvidas de que o serviço continua sendo um dos mais populares e com maior número de usuários ao redor do mundo.

Contudo, isso não significa que todas as pessoas que o utilizam sabem usufruir de suas funcionalidades. Um dos recursos mais ignorados – e úteis! – do Dropbox é a recuperação de arquivos apagados ou restauração de suas versões antigas. Isso quer dizer, por exemplo, que você pode facilmente resgatar algum documento que foi deletado sem querer ou acessar uma versão antiga daquele relatório editado recentemente.

Como você aprenderá com este tutorial, o processo para restaurar arquivos é muito simples e rápido: tudo o que você precisa fazer entrar na interface web do Dropbox, acessando www.dropbox.com e efetuando login com suas credenciais.

Prosseguindo com a restauração

Devidamente autenticado, entre na pasta que armazenava o arquivo que você deseja restaurar (se o documento se encontrava no diretório raiz, ignore esse primeiro passo). Localize o botão “Mostrar arquivos excluídos”, identificado pelo ícone de uma lixeira e posicionado ao lado da barra de pesquisa.

Ao clicar em tal opção, o Dropbox mostrará os arquivos excluídos nos últimos 30 dias – não é possível acessar documentos apagados que sejam mais antigos do que isso. Ao selecionar qualquer item “morto”, três novas opções surgirão no topo da página: “Restaurar”, “Excluir permanentemente” e “Versões anteriores”. Simplesmente clique no primeiro botão para que o documento seja restaurado em sua versão mais recente.

Por outro lado, clicar em “Versões anteriores” fará com que o Dropbox apresente uma janela na qual você pode visualizar um histórico de versões do documento em questão (com direito a data de modificação e peso em disco de cada uma delas). Para restaurar uma edição específica, basta selecioná-la nesse histórico e prosseguir clicando em “Restaurar”.

Para os mais exigentes

Por fim, vale a pena comentar que o Dropbox possui um recurso premium voltado para quem deseja se ver livre dessa limitação de apenas poder recuperar arquivos deletados nos últimos 30 dias. Batizado como Packrat, a funcionalidade custa US$ 3,99 por mês (ou US$ 39 por ano) e pode ser adquirida somente por quem já assina o Dropbox Pro. O recurso é oferecido gratuitamente para usuários do Dropbox for Business. Para ativá-lo, basta acessar a página de configurações de sua conta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.