Loon Copter: conheça o drone capaz de se tornar um submarino [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Loon Copter: conheça o drone capaz de se tornar um submarino [vídeo]

Se você sempre quis ter um drone capaz de registrar belas imagens tanto do que há no céu quanto do que há embaixo d’água, saiba que isso não está muito distante de se tornar realidade. Isso porque um novo robô chamado Loon Copter pode alternar entre os modos de quadricóptero e submarino, sem precisar de qualquer alteração física.

Criado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oakland, o Loon Copter funciona como qualquer drone comum, quando no ar. Já quando na água, o veículo pode assumir seu modo submerso com um único movimento: nesse modo, ele muda de uma orientação vertical para horizontal, usando suas hélices para se deslocar normalmente na água.

Não limitado a isso, ele também consegue flutuar na água, é claro. Para alcançar essa pequena façanha, bem como submergir ou emergir, o Loon Copter conta com uma câmara de flutuabilidade (o cilindro no centro do veículo) que se enche ou esvazia com o comando de seu controlador.

É preciso notar, porém, que o drone ainda possui uma série de limitações. Embora tenha sido criado para operações de busca e resgate ou mesmo para a inspeção de maquinários submersos, o Loon Copter não é capaz de transmitir vídeo ao vivo para seu controlador quando embaixo d’água – o que ele faz atualmente é gravar tudo para reprodução posterior. Mas isso pode ser resolvido, seja com a ajuda de modens acústicos, boias repetidoras ou mesmo um cabo para ligá-lo diretamente aos controles.

Infelizmente, não espere ver o Loon Copter sendo lançado no mercado. O drone foi criado apenas para participar na competição Drones for Good 2016 e está atualmente entre os semifinalistas do concurso. Mas vamos torcer que, de alguma maneira, um robô como esses acabe sendo fabricado para o público.

Você tem interesse em comprar um drone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.