NASA vai usar drones para explorar asteroides, planetas e luas [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: NASA vai usar drones para explorar asteroides, planetas e luas [vídeo]

Em um futuro não muito distante os drones voadores podem não estar mais limitados a explorar a Terra, chegando também ao espaço. Ao menos é isso o que afirma a NASA, que quer colocar esses aparelhos para coletar e analisar amostras de asteroides e outros planetas.

Obviamente, não será uma simples questão de lançar para o espaço os modelos que temos no mercado. Para começar, suas estruturas precisarão ser muito mais resistentes, para serem capazes de resistir às condições adversas dos locais para onde forem. Em segundo lugar, estamos falando de um ambiente sem GPS e longe demais da Terra; logo, eles terão que conseguir voar de maneira autônoma.

Por falar em voo, os drones, que são chamados de “Extreme Access Flyer” (“Planador de Acesso Extremo”, em português), precisarão ter rotores bem maiores. E não apenas isso, como também uma propulsão a gás frio – esta necessária para realizar manobras e se deslocar em ambientes com atmosfera fina ou sem qualquer ar, como ocorre com asteroides.

Felizmente, seu tamanho diminuto também promete ser bastante vantajoso: visto que mesmo isso não deve ser suficiente para evitar alguns acidentes, a NASA planeja enviar esses drones em grandes quantidades para os locais a serem estudados. Atualmente, três diferentes modelos de protótipos já foram criados, que você pode conferir nas imagens acima.

Notou a falta de algo? Pois é, nenhum deles ainda está equipado com um mecanismo para coletar amostras, já que a maneira como isso será feito ainda está em discussão entre a equipe encarregada do projeto. Um dos drones, porém, já é capaz de se orientar com a ajuda da propulsão a gás, compensando seu movimento e corrigindo sua posição, como o vídeo abaixo mostra (NOTA: cuidado, pois o som da propulsão é bem alto, na gravação):

Vale notar, por fim, que a NASA não está limitando o uso de seus drones ao espaço. Uma vez que eles estão em desenvolvimento para lidar com “qualquer situação”, eles funcionam muito bem na Terra – o órgão, inclusive, cogita sua utilização para analisar o interior de tubulações de lava em áreas vulcânicas de nosso planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.