NASA está criando drones especiais para voar e mapear a superfície de Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA está criando drones especiais para voar e mapear a superfície de Marte

Atualmente, a sonda Curiosity está em Marte executando o seu papel para ajudar a equipe científica na Terra a descobrir muito sobre o Planeta Vermelho, como o fato de que o planeta já teve condições favoráveis à vida em algum momento. Se o automóvel já está ajudando, imagine um drone. A NASA pensou nisso também e começou a projetar o próximo UAV que será levado até lá em 2020.

Os drones podem ir a locais onde carros e outros veículos terrestres não conseguem, e isso já é conhecido por aqui. Então por que a agência americana nunca enviou um para lá? Acontece que isso é bem mais complicado do que parece, algo que vai requerer anos de pesquisa e muitas tentativas.

Você pode estar se perguntando: mas a gravidade marciana não é bem mais amena do que a nossa? De fato, a gravidade do Planeta Vermelho é apenas 37,5% da que vivemos aqui na Terra, algo que deveria facilitar o voo. Contudo, há uma grande contrapartida: a atmosfera marciana é 100 vezes menos densa também; ou seja, quando os motores funcionarem, eles puxarão uma quantidade bem menor de ar para a hélice e, consequentemente, terão menos força para impulsionar o quadricóptero.

A NASA tem até 2020 para criar um drone especial

As condições de Marte são bem mais adversas, inóspitas e difíceis do que as da Terra, mas a NASA já está trabalhando para tentar viabilizar um drone diferente, pois, além de conseguir levantar voo, o veículo deve ser capaz de sobreviver no Planeta Vermelho, algo bem difícil para um eletrônico que vagará o planeta.

O drone conseguirá vasculhar tubos de lava e desfiladeiros profundos, locais inacessíveis para os veículos terrestres

Ainda há muitos fatores a serem observados e corrigidos, mas o projeto, chamado de Mars Electric Reusable Flyer, já está em andamento e deve passar por vários testes em câmaras com baixa pressão e de direção autônoma, a mesma utilizada na sonda Curiosity. Se tudo der certo, até 2020 nós teremos a tecnologia necessária para que o drone consiga voar por tempo prolongado na superfície de Marte.

Pode parecer algo trivial para alguns, mas acredite: ter um veículo tão versátil pode levar os olhos dos cientistas a locais inacessíveis para os automóveis terrestres e que são de difícil acesso. Dessa forma, muito mais pode ser aprendido sobre o planeta Marte, um dos astros mais enigmáticos e emblemáticos do nosso sistema solar.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.