Milhares de iPhones em boas condições são destruídos todos os anos; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Milhares de iPhones em boas condições são destruídos todos os anos; entenda

Milhares de iPhones em perfeito estado estão sendo descartados nos EUA por causa de uma função do próprio aparelho, criada para proteger os seus dados. Uma empresa de descarte de eletrônicos já destruiu mais de 66 mil iPhones nos últimos três anos, tudo por causa do Bloqueio de Ativação dos aparelhos.

O Bloqueio de Ativação do iPhone é uma medida anti-furto que previne que novas contas possam ser logadas no iOS sem a permissão do usuário original e sua senha do iCloud. Isso existe para evitar que telefones roubados possam ser usados por outras pessoas sem os dados originais do aparelho. Essa trava pode ser desativada nas opções de Find My Phone, mas que já torna o iPhone um tipo de aparelho menos visado por ladrões.

O problema está com as possíveis brechas de segurança da iCloud, que permite a hackers enganarem os usuários com links maliciosos, sequestrando suas contas e bloqueando os aparelhos, usando o Bloqueio de Ativação, para pedir dinheiro em resgate. O mercado de celulares remanufaturados também foi bastante afetado com a função, já que muitos dos celulares chegam às revendas completamente bloqueados, fazendo com que aparelhos em perfeito estado precisem ser descartados ou desmontados para reutilização de suas peças.

Imagem: Reprodução/ArsTechnica

Entre 2015 e 2018, a empresa de reciclagem Wireless Alliance coletou 6 milhões de aparelhos celulares através de caixas de doações espalhadas pelos Estados Unidos. Do total, 333.519 eram iPhones que foram considerados em bom estado e que podiam ser reutilizados. Desses aparelhos, aproximadamente 66 mil estavam bloqueados com a conta de iCloud e precisaram ser desmontados por peças e para vender suas partes de metal.

Allison Conwell, co-autora de um reporte sobre os celulares remanufaturado sugere que a Apple poderia trabalhar com alguns recicladores certificados para desbloquear os aparelhos que foram doados de maneira legitima, já que uma pesquisa mostrou que mais de 90% dos celulares recolhidos pela Wireless Alliance não haviam sido reportados como perdidos ou roubados. Outra sugestão é que os aparelhos sejam desbloqueados 30 dias após eles não terem sido reportados como roubados ou perdidos pelos seus usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.