Empresa árabe desenvolve o primeiro smartphone 'ultrasseguro' do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Empresa árabe desenvolve o primeiro smartphone 'ultrasseguro' do mundo

O DarkMatter Group – empresa árabe especializada em segurança e transformação digital – desenvolveu o KATIM R01, celular equipado para suportar condições climáticas extremas e proteger os dados de seus usuários de modo avançado. O aparelho tem sido apresentado pela companhia como “o primeiro smartphone ultrasseguro do mundo”.

Para garantir essa qualidade, engenheiros do DarkMatter Group testaram o KATIM R01 nos Emirados Árabes, Finlândia e Canadá. A parte externa do aparelho foi revestida com cinco camadas de invólucro reforçado, conforme padrões militares para condições de campo mais complexas. Isso permite que ele seja derrubado, atropelado e imerso por 30 minutos em água sem sofrer danos.

Fonte: Reprodução/DarkMatter Group.

“Então, desafiamos as mentes mais brilhantes do setor a criar um projeto robusto para resistir a condições extremas de campo experimentadas pela defesa nacional [dos Emirados Árabes], serviços de emergência e construção, mineração, transporte, energia, petróleo e gás”, disse Karim Sabbagh, CEO do DarkMatter Group, em publicação oficial.

Além disso, o aparelho pode ser manuseado quando seu operador estiver usando luvas ou com as mãos molhadas, devido ao seu display especial sensível ao toque. Ambientes com muito barulho também não devem ser problema, uma vez que ele foi equipado com capacidade de reprodução de áudio acima do convencional.

Recursos reforçados de proteção de dados

Quanto à segurança de dados, o KATIM R01 foi projetado com entrada USB com interface de proteção contra roubo e instalação de malwares. Também ganhou um conjunto de aplicativos baseados em protocolos criptográficos personalizados, desenvolvidos pela própria companhia.

Fonte: Reprodução/DarkMatter Group.

O celular ainda foi equipado com um modo de segurança que bloqueia seus microfones e câmeras, impedindo que um terceiro possa espionar conversas e ter acesso a imagens. Um recurso de GPS permite que a partir do aparelho sejam compartilhadas suas coordenadas com outro contato. Isso deve ser muito útil em situações de emergência, como em casos de resgate. Com um barômetro integrado, é também possível ter acesso a dados climáticos e pressão atmosférica.

Confira as especificações gerais do KATIM R01:

  • Sistema operacional: Android 8.1, com suporte para versões posteriores
  • Display: 5,65’’, com Corning Gorilla Glass 5
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 845
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB (expansível com cartão microSD)
  • Bateria: 5.600 mAh
  • SIM: dual chip
  • Sensores: impressão digital, temperatura e umidade.

O DarkMatter Group não repassou detalhes quando às configurações de câmeras do KATIM R01. A companhia também não informou o preço do aparelho nem como ou quando ele começará a ser vendido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.