Yandex (a 'Google da Rússia') desenvolve seu primeiro smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Yandex (a 'Google da Rússia') desenvolve seu primeiro smartphone

Pois é, a gigante russa Yandex resolveu dar mais um passo no desenvolvimento de seus negócios, e agora irá trabalhar também com os smartphones. O Yandex.Phone, primeiro dispositivo da empresa, é um Android de entrada que vem alguns apps nativos como o GPS, apps de música, previsão do tempo e outras funções.

Assim como a Googla, a Yandex também desenvolveu sua inteligência artificial. Chamada "Alice", a IA consegue compreender comandos em russo com uma precisão que pode ser comparada à habilidade de compreensão humana e pode ser utilizada para diversos fins - inclusive ajudar o usuário a encontrar negócios locais e provedores de serviços que estão registrados no banco de dados da Yandex.

 

Contudo, as configurações do smartphone não são tão impressionantes assim: o Yandex.Phone possui uma tela de 5,65 polegadas, tem o Android 8.1 e trabalha com um processador Qualcomm Snapdragon 630. Tanto a câmera traseira quanto frontal do smartphone é dupla, e o dispositivo conta com entrada padrão de fones de ouvido.

Mesmo assim, dá para ter uma ideia do motivo pelo qual a Yandex ficou conhecida como "a Google russa". Da mesma forma como sua concorrente norte-americana, boa parte dos lucros da empresa vêm de anúncios vinculados a resultados de buscas. Além disso, a Yandex se infiltrou mais ainda no território que era da Google quando lançou sua própria loja de apps Android. Quer mais? Saiba que, ainda, a empresa ultrapassou o Google em relação ao mecanismo de busca em dispositivos Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.