Veja 8 conceitos e protótipos de smartphones com tela dobrável

3 min de leitura
Imagem de: Veja 8 conceitos e protótipos de smartphones com tela dobrável
Imagem: Business Cover

A Royole apresentou na última semana o FlexPai, o primeiro smartphone com tela dobrável à venda no mercado, e quebrou a expectativa de empresas como Samsung e Huawei, que desenvolvem os seus próprios modelos do gênero. Antes disso, porém, algumas iniciativas já tentaram trazer à vida aparelhos com esse tipo de display, mas nunca foram bem-sucedidas.

Inspirado por uma publicação do site Xataka, o TecMundo selecionou seis conceitos e protótipos de smartphones dobráveis que jamais chegaram às lojas.

1. Nokia Morph

Nokia MorphNokia Morph. (Fonte: Business Cover)

Nokia é uma das mais conhecidas marcas de celulares do mundo e, ainda antes de ser vendido para a Microsoft, a companhia apresentou um conceito de dobrável bem curioso. Chamado de Nokia Morph, ele foi apresentado em março de 2008 e era uma visão da empresa sobre como “reinventar a forma e a função de dispositivos móveis”.

A ideia era de um dispositivo capaz de ser usado enrolado no pulso e foi apresentada no Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos. A Nokia nunca teve a intenção de fato de trazer a peça à realidade, então, ele funcionava mais como uma peça artística e uma tentativa de previsão.

2. PaperWindows

Paper WindowsPaperWindows foi o primeiro projeto de dobrável do Human Media Lab. (Fonte: Human Media Lab)

O PaperWindows foi desenvolvido pelo Human Media Lab, da Queen’s University, do Canadá, e funciona a partir da projeção da tela de uso sobre uma superfície flexível. O dispositivo foi apresentado em 2007 também nunca teve a intenção de deixar de ser uma ideia, mas visava pensar em uma forma de adaptar interfaces à painéis flexíveis.

3. PaperPhone

Desenvolvido pelo mesmo Human Media Lab, o PaperPhone foi apresentado em 2011 como uma espécie de evolução do PaperWindows. Mais bem acabado, ele já contava com um protótipo de tela flexível e isso chamou a atenção da imprensa mundial. Ele contava com uma tela de e-ink (papel eletrônico) de 9,5 centímetros e agia dentro do esperado para um smartphone da época.

4. MorePhone

Dois anos depois, em 2013, o Human Media Lab apresentou a sua nova evolução de um smartphone com tela dobrável: o MorePhone. Ele conseguia se “contorcer” sempre que recebia uma chamada telefônica a fim de identificar que algo estava acontecendo e esse tipo de notificação poderia ser personalizada para ser ativada em outros momentos.

5. Motorola

MotorolaO conceito de dobrável da Motorola. (Fonte: Let's Go Digital)

A Motorola não chegou a construir um protótipo (ao menos não se sabe publicamente a respeito disso), mas obteve neste ano o registro de uma patente bem interessante. O dispositivo dobrável tinha cara de tablet composto por dois celulares menores e indica uma dobradiça no meio para trabalhar em conjunto com a tela dobrável.

6. Huawei

HuaweiHuawei também deve lançar um smartphone dobrável em breve. (Fonte: Let's Go Digital)

Além dela, a Huawei foi outra companhia a registrar a patente de um dobrável. O dispositivo conta com um visual semelhante ao do gadget da Motorola, mas a sua dobradiça parece maior e mais peculiar, digamos assim.

7. LG

LGDobrável da LG é prometido para 2019. (Fonte: Let's Go Digital)

A LG é outra no encalço de um aparelho dobrável e uma patente circula há algum tempo indicando como pode ser o dispositivo dobrável. Ele contaria com uma pequena aba, exposta quando o gadget fica fechado, a fim de facilitar o acesso a relógio e notificações. A companhia promete o dispositivo para 2019.

8. Samsung

Dobrável samsungUm dos conceitos de dobráveis da Samsung se fechava como uma carteira. (Fonte: Samsung(

A Samsung já confirmou que lançará um smartphone dobrável e deve trazer algumas novidades a respeito do seu primeiro smartphone dobrável nesta semana durante a SDC 2018 — há, inclusive, a expectativa de que o dispositivo seja exibido na íntegra durante o evento. Um dos modelos cogitados pela companhia se dobrava como uma carteira e foi visto em uma patente. Ele, porém, não deve ser o eleito pela Samsung para ganhar as lojas (provavelmente em 2019).

E aí, qual o seu favorito da lista? Qual das grandes marcas será a primeira a lançar um dobrável? Deixa a sua opinião aí nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.