79% dos brasileiros usam celular como desculpa para não falar com os outros

1 min de leitura
Imagem de: 79% dos brasileiros usam celular como desculpa para não falar com os outros

Se você está caminhando na rua ou parado esperando ônibus e vê um conhecido em sua direção, mas não quer conversar com ele, o movimento de pegar o celular do bolso é quase natural. Essa descrição é comum e verídica para você? Se sim, você não está sozinho — na verdade, você está ao lado da maioria dos brasileiros.

Levantamento feito pelo Kaspersky Lab mostram que 79% dos brasileiros fazem isso e usam o celular como desculpa para não falar com os outros, inclusive com desconhecidos que poderiam abordá-los para uma conversa indesejada.

A mesma pesquisa indicou, ainda, outras obviedades a respeito da relação entre os brasileiros e os dispositivos móveis: 91% deles afirmaram usar os smartphones como forma de passar o tempo e outros 95% tem o celular como uma forma de distração. O “lado ruim” disso é que 37% dos entrevistados afirmaram que não conseguem se distrair sem o celular e outros 18% não conseguem fingir distração se não estão com o celular.

celularJá fingiu estar ao celular para evitar uma conversa? Você não é o único.

O celular vem substituindo algumas ações básicas do dia a dia anteriormente feitas apenas por meio da interação com outras pessoas: a pesquisa do Kaspersky Lab indicou que quatro a cada 10 brasileiros preferem usá-lo em vez de perguntar para outra pessoa como faz para chegar a algum lugar ou pedir um táxi.

Fato é que, para o bem e para o mal, o celular está cada vez mais presente na vida de todos nós. E a tendência é que isso só aumente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.