Apple continua “capando” a performance dos iPhones 8, 8 Plus e X

1 min de leitura
Imagem de: Apple continua “capando” a performance dos iPhones 8, 8 Plus e X

A Apple anunciou a lista de mudanças no iOS 12.1 e, de acordo com o The Verge, a função de economia de bateria vai continuar diminuindo a performance nos iPhones 8, 8 Plus e X.

No ano passado, a companhia tinha declarado que esse tipo de gerenciamento de energia não seria necessário nesses modelos, mas parece que mudou de ideia. O mais estranho é a justificativa apresentada para que eles tenham a redução de performance com a economia de bateria ativada: “devido ao seu design de hardware e software mais avançado”.

Embora a ativação da função seja opcional, a própria empresa não recomenda mantê-la desativada.

O fato é que, em 2017, a Apple já tinha admitido que reduz a velocidade dos iPhones antigos para evitar problemas em suas baterias, o que, na Itália, lhe rendeu uma multa de €10 milhões pela acusação de obsolescência programada.

Para quem não sabe, obsolescência programa significa uma empresa comercializar um produto que foi intencionalmente desenvolvido para se tornar obsoleto, a fim de forçar o consumidor a comprar sempre uma nova geração do mesmo produto.

A multa levou a Apple a baixar o valor das baterias em USD 50, facilitando a substituição das peças que apresentam rendimento abaixo do normal. A empresa também foi forçada a explicar a decisão de reduzir a performance dos iPhones 8, 8 Plus e X para o Congresso americano, onde ela diz que esses modelos “incluem atualizações de hardware que permitem um sistema de gerenciamento de desempenho mais avançado que permite que o iOS antecipe e evite um desligamento inesperado”.

Mas, para alguns, não parece fazer muito sentido um dispositivo ter seu funcionamento prejudicado para poupar a bateria, justamente por ser considerado avançado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.