Vazamento de hélio teria inutilizado iPhones; celulares Android escaparam

1 min de leitura
Imagem de: Vazamento de hélio teria inutilizado iPhones; celulares Android escaparam

Aparentemente, iPhones e outros aparelhos da Apple são sensíveis a hélio ao ponto de simplesmente se tornarem pesos de papel após serem expostos ao gás.

De acordo com um relato no Reddit, mais de 40 iPhones, iPadsApple Watches deixaram de funcionar em um estabelecimento de pesquisa após a manutenção de uma máquina de ressonância magnética.

O aparelho não emitiu nenhum pulso eletromagnético capaz de fritar componentes eletrônicos, mas os técnicos aparentemente deixaram vazar gás hélio — usado em sua forma líquida para resfriar os imãs da máquina.

iphone(fonte: iFixit)

De acordo com o próprio manual de instruções dos celulares da Apple, esses aparelhos não devem ser expostos ao dito gás. Não há, contudo, nenhuma explicação plausível para tal.

Expor iPhones a altas concentrações de gases como hélio pode danificar ou prejudicar sua funcionalidade

“Expor iPhones a ambientes contendo altas concentrações de químicos industriais, incluindo gases em forma líquida próximos de evaporar, tais como hélio, pode danificar ou prejudicar a funcionalidade de iPhones”, diz manual feito pela própria Apple.

O curioso disso tudo é que, a passo que dispositivos da Apple foram destruídos pelo vazamento do gás, nenhum smartphone Android, computadores ou outros eletrônicos foram danificados. Havia inclusive um data center no prédio que continuou funcionando perfeitamente.

De acordo com o relato no Reddit, as pessoas afetas e não afetadas estavam todas misturadas no mesmo ambiente, não fazendo sentido que aparelhos não afetados estivessem mais perto ou mais longe da fonte de hélio.

Osciladores?

Um comentário nesse mesmo tópico indica uma possível causa: gases como o hélio podem penetrar em osciladores micro eletromecânicos, usados em alguns equipamentos eletrônicos como relógios, para contar o tempo com precisão.

Não se sabe, contudo, se aparelhos da Apple dependem desse tipo de componente para funcionar a um nível tão profundo.

As pessoas afetadas receberão novos iPhones no escritório afetado, mas ainda não ficou claro o que realmente pode ter ocorrido com seus antigos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.