Zenfone 5z: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Zenfone 5z: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

Zenfone 5z é o top de linha da ASUS para 2018 e chegou ao Brasil com um dos menores preços de lançamento no mercado de smartphones de ponta disponíveis oficialmente por aqui. Ele vem com muita coisa em comum com o modelo intermediário da marca, mas tem um hardware mais poderoso.

Se você está querendo saber se isso é o suficiente para que ele se iguale aos rivais no segmento mais avançado, então continue lendo para saber os principais pontos negativos e positivos do aparelho. Depois disso, que quiser poderá encontrar ao fim do texto links com os melhores preços para o Zenfone 5z e para instalar o plugin do TecMundo Descontos para o Google Chrome.

Contra 1: bateria com duração aquém do desejado

O Zenfone 5z vem com a mesma bateria de 3.300 mAh do Zenfone 5, mas o hardware mais poderoso acaba exigindo mais força que o do intermediário. Dessa forma, acaba sendo difícil conseguir passar o dia inteiro sem ligar o aparelho na tomada se você não moderar um bocado o uso para jogos online e ativar o modo de economia de energia mais para o fim do dia.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Contra 2: lente wide continua ruim no escuro

Além do sensor fotográfico principal, a traseira do 5z também vem com uma segunda câmera, acompanhada por uma lente wide. Assim como no Zenfone 5, ela continua apresentando distorções no canto das imagens, mas a qualidade das fotos diurnas é melhor no top de linha. O problema é que o mesmo não pode ser dito sobre as capturas noturnas com a lente de ângulo aberto, que continuam apresentando resultados fracos.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Contra 3: selfies noturnas exigem cuidados

Em geral, a câmera frontal do Zenfone 5z consegue fazer um bom trabalho na hora das selfies no escuro, entregando imagens claras e que quebram um bom galho – especialmente se você usar a tela como flash. Mesmo assim, a quantidade de detalhes exibidos nas cenas noturnas é menor do que nas fotos diurnas, os ruídos são visíveis e você precisa tomar cuidado para não perder o foco.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Contra 4: efeito de profundidade exagerado nas selfies

Outro problema na câmera frontal está no efeito de profundidade, que continua aplicando um desfoque exagerado demais no fundo e deixa o resultado com uma cara artificial, mesmo quando o recorte do rosto sai sem erros. Para conseguir controlar mais o efeito Bokeh no 5z, melhor depender mesmo das câmeras traseiras.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Contra 5: sem resistência a água

Infelizmente, a ASUS decidiu que não valia a pena investir para tornar o Zenfone 5z resistente a água, já que isso a forçaria a aumentar o preço final do produto. O resultado é que o smartphone até consegue resistir sem problemas se tomar uma chuva ou outra, mas a fabricante não dá garantias caso ele se molhe para valer – coisa que a maioria dos rivais de ponta oferece.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Pró 1: ótimo preço inicial

O Zenfone 5z foi o único smartphone top de linha de 2018 a ser lançado no mercado brasileiro com um preço abaixo dos R$ 3 mil em sua configuração mais básica. De lá para cá, rivais que chegaram a mais tempo começaram a receber promoções. No entanto, custando a partir de R$ 2.550 à vista em varejistas em sua configuração com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, o celular de ponta da ASUS ainda é um dos aparelhos mais baratos entre os que oferecem o Snapdragon 845.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Pró 2: desempenho de sobra

Já que falamos do chip da Qualcomm, vale ressaltar que a ASUS também trouxe para o Brasil opções do 5z com 6 ou 8 GB de RAM e com 128 ou 256 GB de armazenamento. Independentemente de qual das três você escolher, terá ao seu dispor poder o suficiente para rodar de tudo sem problemas e sem travamentos ou engasgos. A memória RAM extra provavelmente só ajudará os modelos mais caros a segurar apps abertos em plano de fundo por mais tempo e a manter seu desempenho fluido por meses adicionais.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Pró 3: carregamento bem rápido

Se a bateria do 5z não é lá muito notável, a ASUS compensou isso incluindo um carregador excelente no top de linha. Com ele, o celular consegue ir de zero a 94% de carga em apenas 1 hora, completando os 100% de capacidade em um total de 1 hora e 15 minutos – o que é um dos menores tempos de recarga entre os aparelhos que já testamos aqui no TecMundo.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Pró 4: câmeras ótimas em geral

Deixando de lado os problemas que mencionamos mais acima, o Zenfone 5z consegue fazer ótimas fotos usando os mesmos sensores do celular intermediário. Com o processador de imagens melhorado do Snapdragon 845, o top de linha produz imagens muito boas tanto de dia quanto de noite, com bastante definição e cores destacadas e vivas. A inteligência artificial da ASUS ajuda a conseguir resultados mais ricos sem gerar qualquer atraso nos cliques e a lente wide não tem os mesmos problemas de distorção de cores que nós vimos no Zenfone 5.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

Pró 5: proteção já na caixa

Celulares de vidro são bonitos e modernos, mas não dá para negar que por mais que eles contem com a proteção da tecnologia Gorilla Glass, deixá-los cair provavelmente resultaria em danos visíveis – e no caso do Zenfone 5z isso não é diferente. Sabendo disso, a ASUS incluiu um case protetor transparente já na caixa do aparelho, o que é ótimo para os desastrados de plantão.

ASUS Zenfone 5z pros e contras

-----

Mas e aí, o que você achou dos prós e contras do Zenfone 5z? Lembrando que este texto é apenas um resumo desses pontos, então se você quiser mais detalhes sobre o celular, pode clicar aqui para conferir a nossa análise completa. Quem estiver querendo comprar um pode olhar conferir os links mais abaixo para encontrar os melhores preços atuais e seguir este link para instalar o plugin do TecMundo Descontos para o Google Chrome também.

Opções de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.