Conheça as novas ferramentas de IA lançadas junto com os Pixel 3 e 3 XL

2 min de leitura
Imagem de: Conheça as novas ferramentas de IA lançadas junto com os Pixel 3 e 3 XL
Imagem: businessinsider

O lançamento dos novos Pixel 33 XL foi muito mais focado em recursos de software do que em hardware propriamente dito. A empresa gastou mais tempo falando dessas novidades que funcionam a partir de inteligência artificial(IA) do que com a divulgação de especificações.

Já que a empresa acredita que essas novidades são realmente os principais destaques dos novos celulares, a gente resolveu fazer um pequeno resumo de todos os novos recursos de IA que estão estreando nos Pixel 3 e 3 XL.

Composição de emails inteligente

Lançada na Google I/O 2018 no início do ano, essa ferramenta permite que o smartphone use IA para prever frases inteiras que você esteja pensando em escrever para alguém no Gmail. O recurso já funciona em algumas regiões no Gmail para desktop, mas agora está chegando com exclusividade para os novos Pixel.

Ao começar a composição de uma nova mensagem no Gmail, o app aprende com seus hábitos e identifica frases que você escreve com frequência, tais como informações de endereço, telefone, ou mesmo respostas comuns. Para aceitar as sugestões, a pessoa simplesmente arrasta o dedo da esquerda para a direita em uma parte vazia do campo de composição.

google

Google Lens automático

Até agora, para usar o Google Lens, era necessário abrir o app de câmera, do Assistente ou mesmo o do próprio Lens e fazer alguns toques antes de o sistema começar a identificar informações contextuais nas imagens.

Como os novos Pixel 3 possuem núcleos de processamento neural mais poderosos, o Lens consegue ficar ativado o tempo todo no app de câmera, conseguindo identificar endereços de email e texto no geral sem que você faça qualquer coisa além de abrir a câmera.

google

O Lens também estará presente nas opções de compartilhamento dos novos Pixel para que você possa pedir a análise de imagens já salvas no seu aparelho.

Playground

Os AR Stickers do ano passado agora se chamam Playground. Eles funcionam basicamente da mesma forma, mas agora contam com mais personagens, inclusive alguns da Marvel, como Homem de Ferro e Hulk. A Google ainda usa IA para tornar esses adesivos mais interativos com o usuário, deixando a novidade exclusiva do aparelho ainda mais divertida.

google

Flip to Shhh

Usando IA, a Google consegue identificar por meio dos sensores do Pixel 3 e 3 XL quando um usuário vira o celular de tela para baixo. Assim, o aparelho fica completamente silenciado, impedindo que as notificações o façam tocar ou mesmo vibrar.

A ideia é que as pessoas possam ter mais sossego no trabalho ou mesmo ao compartilhar uma refeição com amigos e familiares.

Call Screen

Talvez a novidade mais interessante desses novos smartphones seja o recurso Call Screen. Usando o processamento neural local dos smartphone, essa novidade consegue atender chamadas de pessoas estranhas no seu lugar e interagir com elas como se fosse a sua secretária ou secretário. Aí o smartphone descobre quem está ligando, qual é o assunto e outras informações.

Tudo isso é mostrado na tela do seu aparelho, e então você decide se atende ou rejeita a ligação. É o fim dos operadores de telemarketing na sua orelha.

Esse recurso é oriundo do Google Duplex, apresentado pela empresa na I/O 2018. Gradualmente, os aparelhos da empresa poderão também fazer chamadas no lugar de seus usuários com a finalidade de reservar mesas em restaurantes, marcar horários no salão, e por aí vai.

Bônus

Há também uma série de recursos de fotografia usando IA nos novos aparelhos da Google. Eles conseguem, por exemplo, escolher a melhor foto que você tirou, evitando capturas em que as pessoas aparecem de olhos fechados ou tremidas. Isso, entretanto, não é exatamente uma novidade no mercado mobile, tendo sido apenas aperfeiçoado pela empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.