Xiaomi exagera nos anúncios em nova MIUI e revolta usuários

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi exagera nos anúncios em nova MIUI e revolta usuários

Uma nova estratégia da fabricante chinesa Xiaomi não conquistou o coração do público — pelo contrário, gerou muitos comentários descontentes nas redes. A empresa ampliou a inserção de anúncios na skin MIUI do Android aplicada nos smartphones da marca e, quando confrontada, confirmou que é assim mesmo.

Tudo começou com uma série de postagens no Reddit, começando com o usuário chootingfeng relatando que a MIUI versão 8.9.13 apresenta banners de propaganda de jogos ou sugerindo a instalação de aplicativos em excesso, ocupando absolutamente todos os cantos.

Em seguida, mais pessoas confirmaram que você vê publicidade no menu Configurações, no aplicativo Música, no Gerenciador de Arquivos, na Tela Inicial e até mesmo durante a instalação de outros apps. Confira as capturas de tela abaixo:

O posicionamento da Xiaomi

O site The Verge recebeu um comunicado da empresa a respeito do assunto. Em resumo, ela confirma a estratégia, mas indica que os aparelhos com Android One não serão afetados e que será possível desabilitar os ads ou ajustar onde eles podem aparecer.

"Publicidade sempre foi e continuará sendo uma parte integral dos serviços de internet da Xiaomi, um componente-chave do modelo de negócios da nossa companhia. Ao mesmo tempo, vamos melhorar a experiência de usuário oferecendo opções para desligar os ads e constantemente melhorar nossa pegada em relação aos anúncios, incluindo ajustar onde e quando eles aparecem. Nossa filosofia é que ads devem ser discretos e pessoas sempre terão a opção de receber menos recomendações".

Muita gente não curtiu a ideia, e várias pessoas alertam que as configurações ainda não estão funcionando direito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.