OnePlus 5T: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: OnePlus 5T: 5 prós e contras em relação aos concorrentes [vídeo]

Nenhum smartphone jamais será perfeito. Assim que eles começam a dominar determinadas tecnologias e satisfazer as necessidades dos consumidores, novidades aparecem nessas duas frentes que requerem um novo trabalho de adaptação e melhorias. É por isso que todo smartphone tem seus pontos positivos e negativos, o que certamente é o caso do OnePlus 5T.

Esse aparelho tem uma boa fama entre os usuários mais exigentes do Android, e na minha análise, eu realmente constatei que ele tem um desempenho excepcional em vários aspectos. Mas para cada boa coisa, a gente consegue encontrar algum probleminha, não é não? Alguns deles — ou mesmo todos — podem ser irrelevantes para você, mas importantes para alguma outra pessoa que esteja em busca de um novo celular. Por isso, confira agora a nossa lista de prós e contras do OnePlus 5T.

Contra 1: design sem graça

Não tem nada de muito original aqui

A minha lista de “defeitos” do OnePlus 5T já começa com o design. Eu realmente não acho esse aparelho feio ou qualquer coisa do tipo, mas o design dele é muito sem graça na minha opinião. Primeiro porque ele é uma cópia descarada de R11s, da Oppo — outa marca chinesa que faz parte do mesmo grupo que a OnePlus. Segundo, porque não tem nada de muito original aqui. As linhas seguem de perto o padrão da indústria, e o 5T até chega a se parecer um pouco com alguns modelos de iPhone da Apple. Por outro lado, eu gosto bastante de todas as opções de cor que a empresa oferece nessa geração. Essa preta com a pintura meio fosca é especialmente bonita.

5t

Contra 2: rebarba

Na falta de outros problemas mais importantes, eu vou reclamar um pouquinho da qualidade de construção. O 5T passa uma ótima sensação de qualidade quando você o segura nas mãos, mas a minha unidade tem um defeitinho: os quatro cantos onde o vidro da tela encontra o metal têm uma rebarba meio afiada. Não dá para ver muito bem, mas dá para sentir sempre que você toca no celular sem uma capinha. Leitores do TecMundo que possuem o 5T também reportaram que, em algumas unidades, essa sobra é tão grande que chega a permitir o acúmulo de sujeira.

5t

Contra 3: som mais ou menos

O alto-falante principal do OnePlus 5T não é exatamente ruim, mas sua qualidade é sim inferior à de outros aparelhos dessa mesma faixa de preço, tais como Moto Z2 Force, LG G6 e por aí vai. Mesmo assim, isso só vai ser um problema caso você ouça muita música sem fone de ouvido no volume máximo. E falando em fone de ouvido, ele não vem com um acessório desses na caixa.

Contra 4: tomada internacional

Se você importar o OnePlus 5T dos EUA ou da China, existe a possibilidade de receber esse carregador aqui, com essa tomada fora do padrão brasileiro. Isso também não é um problema superimportante, eu sei, mas é sim um inconveniente. Se você quiser escapar disso, a solução é fazer a importação de algum país da União Europeia, onde o padrão de tomada é compatível com o nosso, ou ficar de olho no “modelo internacional”, que deve trazer um carregador sem essa “falha”. Outra solução também é comprar um carregador europeu “original” separado em sites como o DX.com.

5t

Contra 5: importação

Mas de todos esses problemas que eu já falei aqui, o mais importante para mim é o fato de você ter que importar o 5T para tê-lo no Brasil. Muita gente simplesmente não confia em sites chineses ou fica com medo de estragar o celular em algum momento e não ter como realizar o conserto. Isso porque não existem assistências especializadas em aparelhos da OnePlus no Brasil, e caso você quebre a tela, por exemplo, vai ser difícil dar um jeito de trocar o vidro. Ah! E você também não tem garantia. No meu caso, eu não encaro isso como um algo negativo. Já importei diversos eletrônicos da China e dos EUA, sem nunca ter enfrentado problemas que não pude eu mesmo resolver.

Pró 1: desempenho excelente

Mas agora vamos falar de coisa boa. O OnePlus 5T é o celular mais rápido que eu usei nos últimos tempos. Ele lida com qualquer aplicativo ou game com uma fluidez que simplesmente não existe em celulares da Samsung, da Motorola ou de outras marcas de smartphones mais populares no Brasil. É realmente outro nível. O que mais me agrada é poder alternar entre qualquer app sem ter que esperar a tela recarregar de novo. Os 6 GB ou 8 GB de RAM realmente fazem a diferença nessas horas.

Pró 2: boa câmera

A câmera do OnePlus 5T certamente não é a melhor do mercado, e eu já expliquei no review do aparelho que smartphones como o LG G6 e o Galaxy S8 tiram fotos melhores que esse aqui. Só que eles também são mais caros que o OnePlus e, durante a noite, começam a perder a qualidade. O 5T mantém uma ótima qualidade de imagem para fotos noturnas e consegue resultados melhores do que muitos top de linha que custam muito mais. Em outras palavras, essa câmera mobile aqui é um ótimo custo-benefício.

Pró 3: Oxygen OS

A personalização que a OnePlus faz no Android de seus aparelhos é um dos principais destaques do 5T. A marca não foge muito do padrão do Android puro para não desagradar os fãs, mas consegue entregar uma série de opções que podem dar uma cara totalmente diferente para o software do smartphone. Diferente do que a gente vê no sistema de muitos celulares, praticamente todas as modificações da OnePlus são bem úteis e ajudam a melhorar o a experiência de uso do Android.

5t

Pró 4: bateria

Para o meu estilo de uso, que considero intermediário, a bateria do OnePlus 5T é excelente. Ela dura um dia inteiro longe das tomadas tranquilamente, e eu não preciso conectar o aparelho à tomada no mesmo momento em que chego em casa à noite. Em outras palavras, aquele estresse constante causado pelo fim da bateria do celular praticamente não existe com o 5T. Se o seu padrão de uso for mais leve que o meu, ele consegue ainda durar mais de um dia, talvez até um dia e meio.

No meu caso, faço muita navegação na web e uso bastante apps como o Twitter, Instagram, WhatsApp e Netflix. O Facebook não é muito a minha praia e, talvez por isso, eu consiga uma autonomia melhor que muita gente.

Pró 5: biometria

Uma das melhores funções do 5T é o desbloqueio facial do aparelho. Ele é muito mais rápido que o do iPhone X, por exemplo, e funciona mesmo quando a iluminação do ambiente não está muito boa ou quando você está usando muita coisa perto do rosto — como óculos diferentes, fone de ouvido grande e por aí vai. Esse recurso claramente não é tão seguro quanto o Face ID da Apple (que usa um reconhecimento tridimensional mais avançado), mas também não é tão fácil assim enganar a biometria do 5T. Só apontar o celular para uma foto do dono não vai adiantar.

Esse recurso deixa o celular muito cômodo de usar, e você quase nunca digita sua senha ou coloca o dedo no leitor de digitais. Falando em leitor de impressões digitais, ele também funciona absurdamente bem e é muito rápido.

5t

***

Mas esta é apenas a minha opinião sobre o OnePlus 5T. Se esse smartphone já está no seu bolso, eu convido você a deixar os seus principais pontos negativos e positivos dele na seção de comentários.

Opções de compra

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.