Questão de segurança: como aumentar a privacidade do seu iPhone?

2 min de leitura
Imagem de: Questão de segurança: como aumentar a privacidade do seu iPhone?

iPhone tem algumas funcionalidades que deixam os seus usuários expostos. Quem nunca recebeu uma notificação, com o celular bloqueado, mostrando toda a mensagem na tela inicial, não é mesmo?

Há quem goste de já saber o que recebeu no WhatsApp sem precisar desbloquear o celular. No entanto, nem todo mundo curte essa ideia. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você proteger o conteúdo do aplicativo de Mensagens do iOS e manter a sua privacidade. Confira:

1. Tenha uma senha de acesso

A dica é óbvia, mas não custa reforçar que esse é o princípio básico para evitar que outra pessoa use o celular. O iPhone exige um código com seis dígitos. Para que a segurança seja ainda maior, defina uma senha alfanumérica.

A gente sabe que o Touch ID é mais prático e facilitou a vida de quem não gosta de digitar, mas o seguro morreu de velho, não é mesmo?

2. Retire os alertas na tela de bloqueio

É até boa a ideia de mostrar na tela de bloqueio as mensagens que recebemos. Mas nem sempre é conveniente que outras pessoas também vejam, certo?

Para desativar as notificações, é simples:

  • Acesse Configurações > Notificações > Mensagens e desative a opção indicada na imagem abaixo.

Se quiser manter alertas de mensagens na tela de bloqueio, mas sem a pré-visualização do texto, é simples. Basta deixar o alternador ativado para “Mostrar na tela bloqueada” e, na opção “Mostrar pré-visualizações”, marque “Quando desbloqueado ou nunca”. Assim, você continua sabendo quem enviou a mensagem, mas o conteúdo não é exposto.

3. Não deixe o seu celular sincronizado com outros aparelhos

Evite sincronizar seu iPhone com outros dispositivos, como iPad ou Mac. Na maioria das vezes, o seu celular está ao alcance das mãos, então, para que fazer suas mensagens chegarem a todos os lugares?

Bom, para desativar essa funcionalidade, basta ir em:

  • Configurações;
  • Mensagens;
  • Verificar quantos dispositivos você deixou ativado para o encaminhamento de texto;
  • Desligar os que você não quer mais usar para receber e enviar textos.

4. Apague as mensagens antigas

Para que ficar armazenando mensagens antigas no seu iPhone? Na maioria das vezes, elas estão ali apenas para ocupar espaço. Existe uma forma de apagar as mensagens de uma só vez, sem precisar selecionar uma por uma.

Para fazer isso, configure o iPhone para excluir automaticamente as mensagens antigas. Não tem segredo: clique em configurações, mensagens e histórico de mensagens. Toque em manter mensagens e escolha entre 30 dias ou 1 ano. Pronto!

5. Filtre as mensagens de desconhecidos

De vez em quando, recebemos mensagens de números desconhecidos. Para evitar essa situação, o iPhone permite que você desligue essa opção e ainda mova todas as mensagens das pessoas que não estão na sua agenda para uma lista própria.

Claro, para isso, é necessário fazer o seguinte caminho:

  • Configurações.
  • Mensagens.
  • Selecionar o “filtro remetentes desconhecidos”.

Simples, não é mesmo?

6. Desabilite a opção de recibo de leitura

Essa dica é mais para ajudar o outro do que proteger as mensagens que chegam no seu celular. Algumas vezes, não podemos responder uma mensagem de imediato e, acaba que o remetente sabe que você viu a mensagem e não deu retorno, só porque existe a notificação de leitura.

Para desativar essa função, acesse configurações, mensagens e desligue a opção “Enviar recibos de leitura”.

Caso queira desativar a função apenas para um contato específico, basta ir na conversa de texto, tocar no botão “i” e desativar o envio de mensagens de recibo de leitura.

Gostou das nossas dicas? Tem outra ideia de como proteger suas mensagens no iPhone? Conte pra gente nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.