Android Oreo cresce de forma tímida e ainda não tem nem 1% do mercado

1 min de leitura
Imagem de: Android Oreo cresce de forma tímida e ainda não tem nem 1% do mercado

Google apresentou mais uma atualização que mostra a distribuição das diversas versões de Android no mercado. O cenário não mudou muito em relação à lista de outubro de 2017, confirmando a lenta disseminação da atualização mais recente da empresa, o Android Oreo (8.0). Há dois meses, a porcentagem dele era de 0,2%.

Com dados de 11 de dezembro deste ano, o gráfico mostra que o Oreo está em apenas 0,5% dos aparelhos com Android ativados em todo o mundo. Pelo menos ele não é mais o lanterna: o último colocado é o jurássico Gingerbread (2.3). Porém, ele está empatado com o Ice Cream Sandwich (4.0) e perde feio para a presença do Jelly Bean (4.1 até 4.3), KitKat (4.4) e outros.

Versões com menos de 0,1% de distribuição não são exibidas no gráfico abaixo.

Um gráfico.

O ranking ainda mostra que o Nougat (7.0 e 7.1) cresceu timidamente, enquanto o Marshmallow (6.0) e o Lollipop (5.0 e 5.1) estão diminuindo aos poucos. Isso pode significar tanto que aparelhos mais velhos estão recebendo atualizações quando que os consumidores estão se atualizando e adquirindo modelos mais novos.

Vale lembrar que o iOS 11, que é o equivalente do Oreo em versão atual de sistema operacional móvel, está em 59% dos dispositivos da Apple. Além disso, foram poucos os modelos que já tiveram a liberação para a versão 8.0 — o crescimento foi igualmente lento em anos anteriores. A Google promete diminuir essa fragmentação em breve, com projetos como o Android Oreo Go Edition.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.