Huawei instalou app da GoPro em smartphones sem consentimento de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Huawei instalou app da GoPro em smartphones sem consentimento de usuários

A Huawei segue firme como uma das três maiores fabricantes de smartphones da atualidade, atrás da Samsung e brigando pela segunda posição com a Apple. Contudo, isso não impede a companhia de cometer alguns vacilos, como instalar aplicativos nos dispositivos de seus clientes sem qualquer tipo de consentimento ou notificação.

Quem trouxe a informação à tona foi o site holandês Android Planet. De acordo com a publicação, uma série de pessoas começaram a reclamar nos fóruns da filial holandesa da Huawei que o editor de vídeo Quik, da GoPro, apareceu em seus dispositivos. A companhia confirmou à publicação que a instalação de fato aconteceu, mas alegou que tudo não passou de um erro interno.

GoPro QuikGoPro Quik foi instalado pela Huawei sem autorização dos usuários.

Após pedir desculpas pelo ocorrido, a Huawei garantiu que vai investigar o caso. De qualquer maneira, a companhia prometeu enviar uma notificação a todos os usuários informando sobre o Quik e alertou que a solução mais simples é remover o aplicativo manualmente indo até às configurações do Android.

O mais curioso de tudo isso é que a Huawei e a GoPro anunciaram uma parceria para fazer do Quik um aplicativo nativo do EMUI 5.1 OS, a interface própria utilizada pela fabricante sobre o sistema Android. Não foi informado ao certo quantas pessoas foram atingidas pelo erro, mas os relatos no fórum apresentam informações sobre vários aparelhos diferentes da Huawei.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.