Designer mostra como apps poderiam usar a borda no topo da tela do iPhone X

1 min de leitura
Imagem de: Designer mostra como apps poderiam usar a borda no topo da tela do iPhone X

Anunciado no último dia 12 de setembro, o novo iPhone X traz algumas mudanças significativas em relação aos seus antecessores. As principais novidades estão no lado estético, como a ausência de um botão Home físico e a tela quase sem bordas. Graças a essa última característica, a barra de notificações do iOS agora divide espaço com a bandeja na qual se encontram a câmera e o flash frontais do smartphone da Apple.

Diante disso, alguns desenvolvedores devem estar quebrando a cabeça para saber a melhor maneira de aproveitar (ou driblar, dependendo do ponto de vista) essa situação. O designer Luboš Volkov apresentou em seu Twitter uma forma bastante inteligente de lidar com o “entalhe” na parte superior da tela do iPhone X.

Basicamente, a ideia proposta por ele é utilizar aquele espaço como uma aba que pode ser arrastada para abrir um menu de configurações ou um painel de controle. Obviamente, essa pode ser uma saída para uso dentro de aplicativos que demandem esse tipo de organização — e vale lembrar que o acionamento das funções tradicionais da Central de Notificações do iOS acontece quando o usuário arrasta a tela a partir dos cantos de sua parte superior.

A novidade proposta por Volkov é simples, mas funcional. Ela aproveita inclusive o aspecto visual do entalhe, que se assemelha mesmo a um puxador. Quem sabe alguém não embarca em uma ideia semelhante e os aplicativos do iOS não se adaptam dessa maneira ao novo visual do iPhone, algo que deve se tornar o padrão da marca de agora em diante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.