LG V30 é anunciado oficialmente; confira fotos e especificações

4 min de leitura
Imagem de: LG V30 é anunciado oficialmente; confira fotos e especificações

A LG apresentou na madrugada desta quinta-feira (31) o aguardado V30, seu novo flagship e principal lançamento da companhia no segundo semestre. Cercado de expectativa, o dispositivo foi alvo de diversos rumores e vazamentos ao longo dos últimos meses, antecipando praticamente todas as suas novidades.

Assim, confirmou-se hoje um dispositivo com Snapdragon 835 octa-core, GPU Adreno 540 e 4 GB de memória RAM. Um de seus grandes atrativos é a tela de OLED plástico (POLED), o primeiro da LG a utilizar a tecnologia desde a chegada do LG G Flex 2, lançado no início de 2015.

Novo LG V30 vem para cravar de vez a boa fase da LG na produção de smartphones

Especificações completas

  • Tela: POLED de 6 polegadas com resolução QHD (2880x1440 pixels) e proteção Gorilla Glass 5
  • Sistema operacional: Android 7.1.1 Nougat
  • Processador: Snapdragon 835 octa-core (4x Kryo de 2,45 GHz e 4x Kryo de 1,9 GHz)
  • GPU: Adreno 540
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB (V30+), com suporte para microSD de até 256 GB
  • Câmera traseira: dupla, sendo uma de 16 megapixels (abertura f/1.6, autofoco laser, detecção de fase) e outra de 13 megapixels com LED de flash
  • Câmera frontal: 8 megapixels
  • Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, GPS/A-GPS/GLONASS, NFC, infravermelho, USB-C 1.0
  • Outros recursos: leitor de digitais, certificação IP68 à prova de água e poeira
  • Dimensões: 151,7 x 75,4 x 7,4 milímetros
  • Peso: 158
  • Bateria: 3.300 mAh
  • Cores: preta, prata, azul e violeta

Câmera inédita

O primeiro grande destaque do V30 é o seu par de câmeras na parte de trás. Primeiro smartphone do mundo com abertura f/1.6, ele combina as duas lentes para oferecer um terço menos de distorção nas bordas do que o seu antecessor. Ele traz ainda as lentes Crystal Clear, melhores do que as lentes de plástico para registrar cores de maneira mais fiel.

Há também um sistema manual de câmera para você extrair ao máximo as possibilidades do aparelho na hora de fotografar. Em suma, a ideia da LG aqui é oferecer conteúdos e programas prontos para quem quer mais praticidade, mas contemplar também os mais experientes (ou curiosos) na hora de fazer uma simples foto.

Quando o assunto é captura de vídeos, o V30 também não deve decepcionar. O destaque fica pela capacidade de aplicar filtros de cinema a uma imagem diretamente do portátil, com direito a zoom específico em um trecho da filmagem (Point Zoom) e 15 perfis diferentes de efeitos (paleta Cine Effect).

O dispositivo conta ainda com o LG-Cine Log, um sistema que facilita a pós-produção de filmagens ao registrar imagens com detalhes muito mais precisos. Ele traz ainda modos de câmera específicos para ampliar a flexibilidade das gravações, garantindo recursos avançados para quem usa o smartphone para fazer vídeos.

Esculpido em um corpo único

A LG vem fazendo um excelente trabalho ao longo dos últimos anos quando se fala em smartphones, mas o V30 consegue se destacar ainda mais no aspecto do design. Feito em corpo único, o aparelho combina bordas metálicas com uma tela de 6 polegadas com proporção 18:6.

O FullVision Display adicionado aqui incrementa de forma significativa o aproveitamento da tela, que traz bordas levemente curvadas. Essa combinação garante um dispositivo fino, com somente 7,3 milímetros de espessura, e bastante leve, com 158 gramas. Segundo a LG, esse é o smartphone de 6 polegadas mais leve do mundo.

Sai segunda tela, entra barra flutuante

Uma novidade antecipada pela LG, a segunda tela vista no V20 saiu para dar lugar a uma barra flutuante. O atalho é opcional e fica a critério do usuário ativá-lo ou não, mas ele oferece acesso rápido a até cinco funções e apps instalados no dispositivo — obviamente, você personaliza os ícones que aparecem ali.

Outro recurso que vem para complementar a ausência da segunda tela é a nova Always-on Display (AOD), aquele recurso que permite ver as horas e algumas notificações do sistema mesmo sem desbloquear o aparelho. Ali também será possível encontrar dois atalhos rápidos para o Music Player e para as Quick Tools do V30.

Áudio personalizável

Conforme prometido há alguns dias pela LG, o seu novo dispositivo traz alguns recursos de áudio avançados e nunca antes vistos em um smartphone. Uma dessas novidades é o suporte à tecnologia MQA, o primeiro do mundo a adotá-la, que faz do V30 um smartphone certificado para a reprodução de áudio via streaming.

Além disso, o aparelho conta com uma versão atualizada do sistema Hi-Fi Quad, que converte áudio digital para analógico. Isso garante uma reprodução sonora suave e precisa mesmo em fones de ouvido mais baratos. Por fim, a reprodução de áudio aqui conta com o reforço de uma série de perfis e predefinições que podem personalizar como nunca a experiência sonora no V30.

Disponibilidade e preço

A LG ainda não informou o preço do novo dispositivo, mas prometeu que ele chega ao mercado sul-coreano em 21 de setembro deste ano. Apesar de não garantir uma data, a companhia afirma que o dispositivo também estará disponível em breve em países de Ásia, Oriente Médio, África, Europa e América do Norte — ou seja, nenhuma informação sobre quando (e nem se) o V30 será lançado aqui no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.