Programas para visualizar o espaço no seu HD

Algumas indicações para quem precisa de informações seguras sobre o espaço utilizado em seu disco rígido.
  • Visualizações27.072 visualizações
Por Willian Fonseca em 14 de Outubro de 2008

Um dos problemas enfrentados por usuários mais avançados ao utilizar o Windows é ter uma boa visualização do espaço disponível em seus discos rígidos. Isso acontece pelo fato do sistema operacional informar o espaço disponível com erros grotescos em alguns casos.

Para gamers ou pessoas que necessitam de precisão quanto a esses dados, problemas com informações desse tipo podem ser muito frustrantes. Em resposta à questão existem diversos softwares que auxiliam o usuário a visualizar o espaço disponível em seu disco rígido, sem complicações.

WinDirStat

O aplicativo tem, como destaque, a visualização do espaço utilizado por cada arquivo em forma de retângulos, de forma proporcional em relação aos seus respectivos tamanhos. Essa ferramenta facilita,e  muito, encontrar arquivos grandes e desnecessários ocupando espaço no disco rígido.

Veja os arquivos em forma de retângulos coloridos.

Para acessar qualquer arquivo, basta selecionar o retângulo referente a ele, incluindo as mesmas ações presentes no Windows Explorer comum. Desta forma, você pode encontrar os maiores arquivos do seu sistema, excluindo rapidamente aqueles que já não utilizar.

Destaques

•    Interface simples e eficaz, permitindo visualizar os arquivos em diagramas retangulares.

•    Procura por arquivos grandes e desnecessários facilitada

Disk Space Finder

Outra maneira muito explorada pelos aplicativos que exibem o espaço utilizado no HD é o gráfico em forma de pizza. Neste aspecto, o Disk Space Finder é muito bem elaborado. Assim que executar o programa, você poderá visualizar a divisão das maiores pastas e subpastas do seu computador.

Veja exatamente o tamanho das pastas do seu HD.

Ao utilizá-lo, tudo que você tem a fazer é apontar o diretório em que será feita a análise. Logo em seguida, o aplicativo exibe, no canto direito da tela, um belo gráfico com as pastas do local selecionado e seu tamanho, facilitando a visualização. Através de um botão especial do programa, é possível ir para a pasta visualizada através do Explorer.

Destaques

•    Visualização em forma de pizza, com informações sobre o tamanho das pastas do HD

•    Exibição real do espaço utilizado nos discos rígidos

•    Interface simples e fácil de usar, com funções bem distribuídas

DriveSpacio

Outra ótima alternativa para você estar por dentro do espaço utilizado em seu HD é o DriveSpacio. Com ele, será possível identificar minuciosamente cada arquivo do seu computador, permitindo visualizá-los de várias formas e medidas.

Outra ótima opção para ver suas pastas no PC.

Isso significa que o aplicativo permite ver seus dados em forma de pizza ou coluna, em medidas de tamanho que variam do KB ao GB, o que o torna bem mais personalizável que muitos outros. Para uma pasta com imagens, por exemplo, é mais interessante estipular valores pequenos para a medida de tamanho utilizada.

Destaques

•    Visualização dos dados em várias formas de exibição e medidas de tamanho

•    Permite encontrar praticamente todos os arquivos do computador, exibindo detalhes sobre cada um

Qual a melhor opção?

Vale lembrar que todas as opções sugeridas dão conta do recado na hora de melhorar a percepção do usuário em relação ao uso do espaço disponível em seus discos rígidos. Os programas são totalmente funcionais e não pesam praticamente nada para serem rodados, facilitando a vida de quem precisa de informações precisas sobre seu espaço no HD. Caso não tenha gostado das indicações, visite a categoria referente aos seus congêneres e encontre diversas outras alternativas para a função.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!