A Microsoft mostra que é útil com seus vários serviços online

4 min de leitura
Imagem de: A Microsoft mostra que é útil com seus vários serviços online

Nos últimos anos, quando a internet começou a se aprimorar extremamente, os serviços online começaram a surgir cada vez em maior quantidade e variedade, havendo então um grande crescimento da computação nas nuvens.

Uma das maiores empresas, o Google, inovou e surpreendeu a todos, lançando uma diversidade realmente enorme de serviços, que vão desde mapas online até edição online de documentos de escritório.

A Microsoft, é claro, não quis ficar nem um pouco para traz e também apareceu com uma grande quantidade de serviços (alguns até similares). Você encontra desde desenvolvimento de jogos e armazenamento de arquivos até busca de mapas e novos conceitos para visualização de fotos. Por isso, fizemos um apanhado desses serviços para você dar uma olhada:

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Microsoft Office Live Workspace — Um serviço extremamente similar ao Google Docs, mas com certas diferenças. O Microsoft Office Live Worskpace serve para você armazenar os seus documentos criados no Office, sejam planilhas, documentos ou apresentações em PowerPoint.

O diferencial desse serviço para sites de armazenagem de arquivos é que você pode salvar diretamente do seu Word, por exemplo, no Live Workspace. Isso porque, como o nome já sugere, esse serviço é um local de trabalho virtual. Dessa forma, você pode abrir e salvar os arquivos de onde quiser. E se precisar, é possível compartilhar com seus amigos e colegas.

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Windows Live SkyDrive — O serviço funciona muito semelhante a um disco rígido. Isso porque é essa a intenção do SkyDrive. Através do acesso como se fosse à uma conta de email você entra no serviço e pode armazenar quantos arquivos quiser, sejam documentos do Office, músicas, imagens ou vídeos. Basta não passar do limite de 25 GB — generoso, não?

A vantagem é que você pode usar a sua conta do Hotmail (ou do MSN) para acessar o serviço. E, caso queira, é possível compartilhar os arquivos com os seus amigos e contatos.

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Live Mesh - Acesse o seu PC de absolutamente qualquer lugar — esse é o conceito do Live Mesh. Ele é um serviço para criar acesso remoto através dele. Basta estar com o serviço conectado para que o seu computador esteja compartilhado com outro PC, Mac ou dispositivo móvel.

Sendo assim, fica muito fácil até compartilhar arquivos, bastando criar uma pasta dentro do serviço e colocando os seus arquivos nela. E é claro que, como se trata de um serviço da Microsoft, basta ter uma conta MSN (Hotmail) para poder utilizar.

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Photosynth — A Microsoft consegue trazer a ficção para a realidade com esse serviço que já apareceu até em seriados de TV. Trata-se de um serviço que permite ver imagens realmente navegando por elas. Photosynth Consiste em fotos panorâmicas mais desenvolvidas e interativas.

O serviço já traz vários locais prontos para você visualizar, como a Esfinge, por exemplo. A constituição dos lugares é feita através de dezenas e até centenas de fotos em alta resolução. Assim, o serviço da Microsoft faz uma rápida leitura e junta todas as fotos em uma tela. Caso  a resolução delas seja boa, você pode aproximar e ver de perto vários detalhes. É realmente impressionante e inovador. Vale a pena ao menos experimentar, pois pode ser um futuro para o que faremos com nossas fotos (ou um presente).

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Windows Live PhotoZoom  — Um novo conceito de visualização de imagens criado pela Microsoft, mas diferente do Photosynth. Aqui, você coloca todas as suas imagens e o serviço as processa de maneira que elas ganham efeitos de zoom intenso (Deep Zoom).

Dessa forma, você explora ao máximo cada pixel das fotos, visualizando-as com um zoom realmente incrível e poderoso. É possível criar com muita facilidade álbuns no PhotoZoom e depois embuti-los em seu site ou blog.

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪


Live Search Maps – É uma versão virtual do Microsoft Virtual Earth, ou seja, o rival do Google Earth. Sendo assim, é possível dizer que o Live Search Maps é extremamente semelhante ao Google Maps, pois tem exatamente o mesmo objetivo: fornecer localização através de um “GPS virtual”.

Entretanto, o serviço não é exatamente igual ao do Google. Ele apresenta uma série de diferenciais, como a possibilidade de mostrar os cinemas que têm na cidade e até que filmes estão passando, por exemplo. Também há o “Bird´s Eye”, uma espécie de visão tridimensional baseada em fotos de altíssima resolução da cidade (opção disponível em pouquíssimas cidades, é claro).

▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪ ▫ ▪

Microsoft Popfly Alpha – É um serviço para aqueles que sempre quiseram desenvolver alguma coisa — jogos, aplicativos para a web, páginas e gadgets — mas acabam não conseguindo por dificuldades no desenvolvimento. Através da plataforma Silverlight (necessária para funcionar o serviço), o usuário consegue desenvolver com facilidade e depois compartilhar com os outros.

É claro que aqueles que já têm um prévio conhecimento de desenvolvimento também podem desenvolver de acordo com o que sabem. Usuários que são avançados contam com AJAX e HTML, por exemplo. Vale a pena principalmente para os curiosos em desenvolvimento para a web.

É isso aí, a Microsoft conseguiu provar que é possível sim inovar e também trazer serviços úteis e de ótima qualidade. Os serviços são diversificados e cada um deles é muito bem feito, pois executa suas funções plenamente. A melhor parte é a ótima compatibilidade desses serviços para quem usa o sistema operacional Windows (a grande maioria). Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.