Alterando a letra da sua unidade de disco

1 min de leitura
Imagem de: Alterando a letra da sua unidade de disco

Às vezes, por alguma razão, o Windows XP simplesmente inverte as letras das unidades de disco. Principalmente quando você coloca um novo HD em seu computador. Para evitar problemas, ou simplesmente deixar do jeito que você quer, é possível modificar a letra da unidade.

Ou seja, ao invés de ter uma unidade D ou E, você pode deixar X, J etc. É um processo bastante simples e rápido. Veja no tutorial logo a seguir:


1. Para começar, clique no botão iniciar e, depois, clique com o botão direito em Meu Computador. Selecione a opção Gerenciar.

Nota: Outra forma de fazer isso é clicando com o botão direito sobre o ícone Meu Computador que está localizado na sua área de trabalho.

2. Quando abrir a janela de Gerenciamento do Computador, clique no + ao lado de Armazenamento  (1) para expandir a lista. Depois, clique em Gerenciamento de disco (2).

Você verá todos os seus discos listados no lado direito da tela (HDs, partições etc.). Clique com o botão direito sobre aquele que você quer mudar a letra da unidade e selecione a opção Alterar Letra de Unidade e Caminho (3). (Nota: Não é possível alterar a letra da unidade que está sendo usada pelo Windows.)

3. Na janela que for aberta, clique na unidade e depois no botão Alterar.

4. Marque a opção Atribuir a seguinte letra de unidade. Depois, escolha qual a letra nova que você deseja utilizar para aquela unidade.

5. Quando já tiver escolhido a nova letra, basta clicar em Ok.

6. Aparecerá um aviso muito importante, dizendo que se você alterar a unidade, os programas instalados nela podem deixar de funcionar. Se você acha que não haverá nenhum problema, clique em Sim.

7. Depois, basta reiniciar o PC para que as alterações tenham efeito.

Alterando a letra da unidade de CD ou DVD-ROM

Para alterar a letra de um drive de CD ou DVD-ROM o procedimento é praticamente o mesmo. Basta clicar também com o botão direito em Meu Computador e ir em Gerenciar. Quando você ver os seus discos no lado direito da tela, procure pelo drive de CD/DVD na lista (é a de baixo). Clique com o botão direito na unidade e escolha a opção Alterar letra de unidade e caminho. O procedimento depois disso também é o mesmo.


Como foi possível perceber, é uma dica extremamente fácil de se fazer, não deixando também de ser muito útil. Até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.