Troque componentes em seu notebook para melhorar o rendimento

4 min de leitura
Imagem de: Troque componentes em seu notebook para melhorar o rendimento

Atualizar os componentes de um desktop é uma prática comum entre muitos usuários. Esse processo é incentivado até pela facilidade: um pouquinho de prática e conhecimento bastam para abrir um desktop e substituir um componente.

Já quando se trata de notebooks, os usuários pensam em substituir um computador quando ele apresenta sinais de “velhice”. No entanto, é possível atualizar um laptop da mesma maneira que se faz com um desktop, ou seja, substituindo componentes de hardware. É fato que mexer no interior de um notebook envolve muito mais paciência, mas os benefícios de um upgrade são muitos.

Neste tutorial, vamos mostrar alguns componentes que podem ser atualizados (e que, quando atualizados, melhoram bastante o desempenho da máquina) e como fazer para trocá-los.

Cuidados iniciais

Mexer em um notebook exige paciência, mas os resultados de um upgrade são ótimos.Lembre-se: se você não sabe como abrir um notebook e como mexer nos componentes, não arrisque e procure assistência profissional. É importante deixar claro que muitos upgrades aqui mostrados podem invalidar a garantia do seu aparelho.

Desligue o notebook da tomada e retire a bateria para evitar danos causados por eletricidade. É necessário usar um jogo de chaves de fenda com diferentes cabeças (Philips na maioria).

Tenha extrema atenção para deixar tudo igualzinho depois, da mesmíssima maneira que foi encontrado. Isso inclui parafusos e fios.

Este tutorial não tem condições de lhe explicar com precisão onde tirar um componente e onde colocar outro, pois os modelos variam bastante. Guie-se pelas características gerais de cada atualização. Dica: consulte o manual do seu aparelho para saber onde fica cada componente.

Memória RAM

O fundo de um notebook aberto, exibindo os slots de memória RAM.A memória RAM é um dos primeiros “alvos” de qualquer melhoria em um computador. em poucos minutos você pode trocar este componente em um notebook. Antes de mais nada, saiba qual o tipo de módulo que o notebook utiliza. Diversos softwares podem lhe dar esta informação.

A maioria dos computadores portáteis tem um painel na parte de baixo que contém os slots para encaixar a memória RAM. Este painel é identificado com a letra “M” ou uma imagem que indique um chip de RAM. Para abri-lo, desparafuse-o (geralmente um parafuso é necessário, mas alguns modelos usam mais).

Alguns modelos ainda exigem que o teclado seja removido. Neste caso, remova as juntas da capa do laptop alavancando o plástico e solte o teclado, retirando os dois parafusos que o prendem, levante-o e desplugue o conector.

Remova a memória RAM antiga com cuidado, puxando os clips de metal em cada um. Eles deverão saltar e você poderá puxá-los para fora, sempre com cuidado. Coloque sua nova memória da mesma maneira, encaixando-a e pressionando-a para baixo. Os clips deverão prendê-la automaticamente. Coloque tudo no lugar, ligue o notebook. Ele deverá reconhecer automaticamente o novo componente.

Disco rígido

Geralmente o HD de um laptop fica na lateral, mas alguns modelos o guardam na parte de baixo. Desparafuse e puxe o componente para fora. Alguns são envoltos por um compartimento que deve ser removido. Neste caso, remova os parafusos que mantém o drive prenso a ele e solte o drive. Coloque o novo disco em seu lugar e substitua todos os parafusos na ordem inversa.

Um detalhe importante na troca de um disco rígido é como você vai fazer o backup. Se você quer manter os dados do disco antigo, uma dica é o CloneZilla. No entanto, se você não quer manter seus arquivos, basta trocar o disco, instalar um sistema e começar a usá-lo.

Alguns discos são envoltos por uma capa protetora.

Leitor de CD/DVD

Este é um processo simples até para quem não tem muito contato com notebooks. Alguns modelos simplificam a retirada deste componente com um mecanismo simples de ejeção. Caso contrário, basta desparafusar o drive (geralmente um parafuso o prende).

Lembre-se sempre que componentes para notebooks são muito específicos e você deve pesquisar dispositivos compatíveis com o seu modelo de computador. Para minimizar o risco de erros, compre componentes do fabricante original e certifique-se de utilizar os drivers atualizados e corretos.

Desparafuse se necessário e depois retire o drive.

Bluetooth

Novamente, atente para o fabricante do seu cartão. Compre um módulo adequado e compatível com o modelo do seu notebook. A localização de um conector para Bluetooth pode variar. Alguns ficam próximos à bateria, outros ficam próximos do slot para cartão e outros ficam embaixo do teclado, protegidos por uma pequena porta.

Abra esta porta, veja se os fios saem com facilidade, retire-os com cuidado e conecte o módulo de Bluetooth.

Cartão wireless

Um cartão Wireless de um notebook Intel.Geralmente, o cartão wireless fica no mesmo painel da memória RAM. Antes de mais nada, é necessário se certificar sobre o padrão usado pelo seu notebook (que pode ser Mini PCI ou Mini PCI Express). O padrão Mini PCI utiliza apenas um jogo de conectores enquanto o padrão Express tem dois jogos separados.

Pesquise bastante sobre o seu cartão antes de comprar um. Este upgrade não é garantido, pois os quesitos de compatibilidade são complexos. A única garantia é recorrer ao fabricante do seu computador.

Após localizar a entrada de wireless, remova-o desconectando os fios (um preto e outro branco) pelos conectores. NÃO puxe os fios, pois eles são sensíveis. Puxe as duas fitas que o seguram e depois puxe-o para fora. Coloque o novo cartão e re-encaixe as antenas apertando os conectores exatamente nos plugs.

Esperamos que você aproveite este guia, seja para trocar os componentes ou somente para se manter informado sobre o que você pode fazer. Novamente recomendados que você, caso não tenha conhecimento, tome cuidado na hora de mexer nestes componentes. Consulte um especialista ou entre em contato com o fabricante do seu notebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.