Cliente oculto: experimente serviços de graça e ainda ganhe um bom trocado

5 min de leitura
Imagem de: Cliente oculto: experimente serviços de graça e ainda ganhe um bom trocado
Imagem: Confero

Basta uma viagem curta ou uma saidinha à noite para que qualquer um sinta no bolso os gastos que se tem ao querer curtir um pouco a vida fora de casa. Porém, já imaginou como seria se você pudesse aproveitar todos os serviços de um hotel de ponta ou jantar em um restaurante chique, sem ter que gastar um tostão e ainda sendo pago por isso? Calma, não se trata de nenhum esquema para enganar os mais ingênuos, mas, sim, de uma ocupação que – se você der sorte – pode ser bastante prazerosa: trabalhar como um cliente oculto.

O termo diz respeito a um modo de descolar uma renda extra e ter experiências diferentes se tornando um tipo de avaliador não identificado. Pode parecer besteira, mas é fácil de entender. Sabe a história de que um cliente satisfeito pode atrair novas pessoas e um que não ficou contente pode acabar com a reputação de um negócio? Diversas companhias levam isso muito a sério e, para garantir a qualidade de seus serviços, contratam empresas especializadas que utilizam a análise feita por clientes ocultos para oferecer os dados necessários.

O próprio estabelecimento decide qual a prioridade dos itens a serem avaliados, dando todo o direcionamento para que o tal comprador misterioso – ou Mistery Shopper, como é chamado fora do país – apareça no local e seja tratado como um cliente como qualquer outro, sem nenhum tipo de regalia adicional. Uma vez que você faça o teste do produto ou serviço, é preciso responder a uma série de perguntas relativas à experiência no local e dar sua opinião sincera, recriando para o contratante o que se passa na cabeça de seus consumidores.

Claro que os ganhos de cada um dependem da complexidade da tarefa ou o número de recursos avaliados, mas algumas atividades podem chegar a pagar cerca de R$ 550 pela sua análise. Assim, é preciso ser bastante criterioso – e até um pouco chato – na hora de elaborar sua crítica a respeito do serviço prestado pela empresa ou comércio. Você pode, sim, aproveitar a oportunidade de visitar um lugar que, normalmente, não estaria dentro do seu orçamento, mas é preciso ficar atento o tempo todo em pontos positivos e negativos.

Ok, eu quero participar. Como faço?

Pode parecer que algo assim seria um segredo guardado a sete chaves por quem já faz parte do seleto grupo de clientes ocultos. Porém, a realidade é que é relativamente fácil se disponibilizar para a tarefa, bastando – em geral – fazer um cadastro no site das agências. Como a atividade vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil nos últimos tempos, com algumas companhias tendo um rol de dezenas de milhares de pessoas prontas para avaliar todo tipo de serviço, o difícil mesmo é ser chamado para colocar a mão na massa.

Ao se registrar em qualquer empresa especializada nesse setor, são levados em conta diversas características do candidato, como hobbies, hábitos de consumo, disponibilidade de horários e proximidade dos locais a serem avaliados. Claro que um bom histórico nas críticas elaboradas aos serviços dos estabelecimentos conta pontos, assim como compromisso com o freelance e proatividade na hora de ir atrás de itens que o dono do empreendimento nem tinha pensado que poderia ser negativo aos olhos dos fregueses.

Se interessou por esse tipo de iniciativa? Para que você não tenha que perder tempo fazendo pesquisas pela internet caso tenha tempo livre e disposição para agir como cliente oculto, separamos alguns dos principais serviços do setor – que, claro, estão com cadastros abertos para novos colaboradores. Confira:

1) OnYou

Com 55 mil clientes ocultos registrados em seu banco de dados, a OnYou dá suporte a estabelecimentos de todo o Brasil que precisem desse tipo de análise. A ideia da agência é oferecer um monitoramento constante dos serviços prestados, com a proposta ousada de colocar os negócios na linha.

Para atuar pela empresa é preciso fazer um extenso cadastro neste link, fornecendo seus dados pessoais, formação acadêmica, disponibilidade de tempo e de mobilidade e muitos outros campos para traçar o seu perfil. Apesar de tudo isso, a única coisa exigida é ser maior de 18 anos. A OnYou também tem projetos especiais para pessoas com deficiência física, auditiva e visual.

2) Shopper Experience

Com atuação por todo o mercado – como os setores financeiro, varejo, turismo, hotelaria, automotivo, alimentício e outros –, a Shopper Experience é uma das pioneiras na utilização do método de cliente oculto no Brasil. A plataforma de cadastro é a mesma utilizada pela OnYou, então se você já deixou seus dados na página anterior, vai se sentir em casa preenchendo os dados necessários aqui.

Novamente é preciso ser maior de idade para poder se registrar entre os colaboradores da Shopper Experience, mas, desta vez, é exigido pelo menos o ensino médio completo do candidato. Atualmente, ela oferece muitas oportunidades para pessoas que estejam na terceira idade ou tenham algum tipo de deficiência física – públicos que, em diversos casos, requerem atenção especial das prestadoras de serviços.

3) GfK Mistery Shopping

Contando com a colaboração de 30 mil pessoas que atuam como clientes misteriosos e cobrindo cerca de 1,2 mil cidades por todo o país, a divisão nacional da alemã GfK coleta e analisa dados para melhorar a qualidade de atendimento de seus clientes. A companhia atende empresas de segmentos diversos, desde o automotivo até financeiro e varejo.

Para se registrar junto à GfK, basta acessar esta página, mudar para o português, colocar o seu email no campo situado abaixo da seção “Novo Avaliador?” e clicar no botão “Go”. A partir daí, o candidato precisa preencher um formulário bem mais reduzido que os anteriores, mas que também pede dados pessoais e exige ensino médio completo que a pessoa seja maior de 18 anos.

--

Para quem tem um tempinho de sobra, a atividade parece ser realmente uma oportunidade de renda extra – ainda mais porque os cadastros são gratuitos. Vale lembrar que não há garantias de quando ou de quantas vezes você será chamado, isso se for selecionado entre o catálogo de interessados.

O pagamento pode demorar de 15 a 30 dias para ser efetuado pelas agências, com alguns dos trabalhos ficando apenas no empate, já que são limitados ao reembolso do que foi gasto na tarefa – o que não impede que você curta uma nova experiência sem ter que ficar no negativo. E aí, você acha que tem o perfil para tentar a sorte como um cliente oculto? Deixe seu comentário mais abaixo e diga o que achou do assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.