Dell lança no país XPS 13, ultrafino de 13” com 6ª geração do Intel Core

5 min de leitura
Imagem de: Dell lança no país XPS 13, ultrafino de 13” com 6ª geração do Intel Core

Seguindo a rota traçada no Brasil, a Dell amplia sua linha de equipamentos premium no país com o novato XPS 13, que de “inexperiente” não tem nada. O produto, que une design ultrafino (e elegante) a uma configuração de ponta, acaba de ser lançado por aqui e tem preço inicial sugerido de R$ 8.499.

O destaque fica por conta do design sofisticado, com uso de materiais como alumínio, fibra de carbono e vidro Corning Gorilla. O XPS 13 é o menor notebook ultrafino de 13” do mundo e o primeiro no Brasil a vir com a 6ª geração de processador Intel Core, oferecendo capacidade de processamento gráfico até 30% superior na comparação com o modelo anterior e até 11 horas de autonomia de bateria.

Medidas milimétricas

Com espessura de 9 mm no lado mais fino e peso inicial de 1,27 kg, essa nova geração do XPS 13 traz um design diferenciado por meio de um recurso novo no mercado: o display sensível ao toque com borda infinita, o que amplia a área útil total da tela. Assim como na geração anterior, a tecnologia é combinada com o painel IPS, de resolução QHD+ (3200 x 1800), e tem com 400nits de brilho.

De acordo com Raquel Martins Braga, gerente de marketing para o consumidor final da Dell Brasil, o equipamento “reflete os investimentos em pesquisa e desenvolvimento” que a empresa tem feito no últimos anos. “Esse equipamento traz o DNA inovador da Dell e incorpora as últimas tecnologias disponíveis na indústria em um formato portátil, o qual, graças a uma tela com InfinityEdge, praticamente elimina as bordas e entrega um produto com medidas similares às alcançadas por modelos de 11 polegadas. (...) A nova geração do XPS 13 reflete os investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pela companhia nos últimos anos para oferecer aos clientes a melhor experiência possível”, declarou a executiva.

Para Américo Tomé, diretor de marketing da Intel no Brasil, a 6ª geração de processadores Intel Core é um dos grandes diferenciais do equipamento. “A nova família de processadores é a mais rápida e eficiente da Intel, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores como o XPS 13. E o consumidor que escolher esse produto vai usufruir não só de seu desempenho incrível, mas também de um design que chama a atenção por sua elegância”, endossou o diretor.

Suporte ao padrão Thunderbolt 3, tela sensível e preocupação ambiental

O XPS 13 também terá suporte ao padrão Thunderbolt 3 em uma porta USB 3.1 tipo-C. O recurso permite uma taxa de transferência de dados de até 40 GB, viabilizando, por exemplo, uma conexão simultânea com até dois monitores em resolução 4K. Aliada ao armazenamento em SSD e à oferta de configurações com 8 GB de memória RAM, a tecnologia de processamento do ultraportátil permite a inicialização do equipamento em segundos e promete a realização de tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.

O equipamento oferece ainda a tela sensível ao toque, que é recoberta por uma camada protetora de vidro Corning Gorilla. Associado ao uso de materiais premium, o revestimento visa garantir durabilidade e leveza, com acabamento externo em alumínio usinado e a camada de fibra de carbono na parte interna. Este último aspecto oferece conforto durante a digitação no teclado retroiluminado ou no uso do touchpad de precisão.

O novo XPS 13 foi construído com base em critérios de sustentabilidade ambiental. Para isso, o equipamento não inclui, na fabricação, materiais como cádmio, chumbo, cromo hexavalente e mercúrio. O produto também não conta com traços de PVC e BFR e chega ao consumidor em embalagens recicláveis, sendo certificado como ENERGY STAR 6.0 (eficiência energética) e EPEAT na categoria Gold (equipamentos sustentáveis).

E os acessórios?

Junto ao equipamento, a Dell traz ao Brasil um ecossistema de acessórios que ampliam suas funcionalidades e prometem ao usuário bom desempenho para trabalhar, utilizar programas de entretenimento e ter segurança, conectividade e ergonomia.

Entre as facilidades, o novo XPS 13 tem adaptador universal USB 3.0, que permite a conexão com redes com fio e conta com saídas de vídeo VGA e HDMI para projeção do conteúdo em monitores externos ou projetores. Além disso, há uma porta USB adicional para conexão de periféricos.

O equipamento também é compatível com a Doca Universal D3100 USB 3.0 Ultra HD, produto feito pela própria Dell. A partir desse acessório, o usuário pode expandir sua área de trabalho conectando até três telas de uma só vez, incluindo uma tela de definição Ultra HD e duas Full HD, além de ampliar o número de portas USB disponíveis.

Confira as especificações completas e os acessórios que a Dell recomenda

As características técnicas do novo XPS 13 são as seguintes:

  • Notebook ultrafino e ultraportátil com Windows 10
  • Tela Ultrasharp 13” IPS com touchscreen, resolução QHD+ (3200 x 1800) e InfinityEdge
  • Fabricado com materiais premium: alumínio, fibra de carbono e Gorilla Glass
  • Processador da 6ª geração Intel Core i5 ou i7
  • Placa de vídeo integrada Intel HD 520
  • Memória de até 8 GB Dual Channel DDR3L
  • SSD de até 256 GB com tecnologia Intel Rapid Start
  • Compatibilidade com padrão Miracast para espelhamento da tela
  • Alto-falantes estéreo com processamento Waves MaxxAudio Pro
  • Porta USB 3.1C com Thunderbolt 3 (1), porta USB 3.0 (1), mini DisplayPort (1), leitor de cartão (SD) e leitor de cartão 3 em 1 (SD, SDHC e SDXC), conexão para fone de ouvido e microfone (1)
  • Porta HDMI 1.4a para entretenimento em HD e webcam com resolução HD (1280 x 720)
  • Autonomia de bateria de até 11 horas 
  • Dimensões: espessura: 9 – 15 mm; largura: 304 mm; profundidade: 200 mm
  • Peso: a partir de 1,27 kg
  • Oferta de serviços profissionais e garantia ProSupport com atendimento dedicado 24 horas por dia, sete dias por semana; Complete Care, serviço que garante proteção contra danos acidentais ao equipamento, como derramamento de líquidos, quedas e oscilações
  • Compatível com a linha própria de software de segurança da informação da Dell, voltada a dispositivos de acesso à rede corporativa Dell Data Protection (DDP)

Os acessórios Dell recomendados são os seguintes:

  • Capa Dell Premier para XPS
  • Mouse Wireless Bluetooth 3.0 WM524
  • Adaptador universal USB 3.0 para VGA/HDMI/USB/Ethernet da Dell
  • Doca universal D3100 USB 3.0 Ultra HD (4K) da Dell
  • Gravador de DVD-RW em USB externo ultrafino da Dell
  • Carregador portátil de 4 Células de 45W – 12.000 mAh da Dell, que expande o tempo total de bateria do XPS 13 para 18 horas
  • Alto-falante portátil Bluetooth Dell AD211

Preço e disponibilidade

O XPS 13 já está disponível no site da Dell no Brasil e tem preço inicial sugerido de R$ 8.499.

O que você achou do XPS 13, novo notebook ultrafino da Dell? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.