Review: Notebook Dell Inspiron 15 Gaming [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Review: Notebook Dell Inspiron 15 Gaming [vídeo]

Nós já testamos vários notebooks da Dell, incluindo modelos versáteis, ultraportáteis, com design premium e outros tantos focados no consumidor que busca opções de qualidade para as tarefas do dia a dia.

Além dessa ampla variedade, a marca ganha destaque pela linha Alienware (nome da famosa empresa que foi adquirida pela Dell há algum tempo), muito elogiada pelos gamers profissionais.

Agora, pensando nos jogadores que pretendem investir em um produto para jogos mais acessível, a Dell lança um laptop equipado com chip gráfico NVIDIA e configuração de hardware bem robusta. O modelo Inspiron 15 Gaming vem com processador Intel Skylake, memória RAM de sobra para os principais jogos e uma tela de altíssima qualidade.

Como sempre, nós passamos alguns dias aproveitando todo o potencial da máquina, com testes que visam avaliar tanto o desempenho para jogos quanto questões como a performance energética. Será que esse portátil pode rodar seus games favoritos?

Especificações

Visual robusto da Dell

A pegada no design do Inspiron 15 Gaming é muito mais focada na linha-padrão da marca do que num visual arrojado, algo bem comum em modelos gamer. Isso é algo que é notável já pelo nome do produto: uma vez que ele pertence à série Inspiron, esperávamos uma máquina com muitas semelhanças visuais com os outros produtos desta famosa linha.

É importante ressaltar, contudo, que “não ser como outros modelos gamer” não faz este aparelho ser menos interessante. Muito pelo contrário, o design deste Dell é caprichado. A combinação de cores preta e vermelha é ousada, já que foge do padrão da marca.

A estrutura é bastante resistente, e o material emborrachado garante ainda mais robustez à carcaça. Na tampa, somente o logo na cor vermelha fica em destaque. O Inspiron 15 Gaming é bastante discreto, mas esconde uma configuração monstruosa, algo admirável por parte da fabricante, que mostra que aparência não é tudo.

Para um notebook gamer, as bordas são bem finas. Ele tem três portas USB 3.0, uma HDMI, leitor de cartões e porta de rede. Dentro, o Inspiron 15 Gaming tem espaço de sobra para teclado e um touchpad grande. As teclas com retroiluminação ficam bem distribuídas e ajudam na hora da jogatina. Pena que o sistema de luzes não é RGB.

Tela de alta qualidade se destaca

A gente já viu que a Dell entende de display, principalmente quando tivemos a oportunidade de testar alguns monitores mais robustos da marca. Aproveitando sua expertise, a fabricante caprichou na hora de implementar uma tela para jogos neste Inspiron 15 Gaming.

O display não é o top do momento, portanto não espere tecnologias como G-SYNC ou funcionalidades especiais. Todavia, considerando a proposta da máquina, a tela instalada é bastante funcional, entregando boa resposta nos jogos.

O input lag é baixo, e o jogador deve obter altíssima performance durante a jogatina. A superfície antirreflexiva é ideal para jogar em qualquer lugar, uma vez que evita problemas de visualização mesmo em ambientes com iluminação excessiva.

A resolução Full HD garante ótima definição, mas também pode ser um problema considerando a questão da performance exigida da placa de vídeo. Com erlação às cores, o display instalado se mostra razoável, entregando balanço adequado, brilho na medida e contraste sem exageros.

Hardware top

Falando na questão do hardware, o modelo que recebemos para testes veio com o processador Intel Core i7-6700HQ, o qual trabalha a 2,6 GHz em modo normal. Quando este chip é levado ao máximo, os núcleos podem operar com clock de até 3,5 GHz, entregando performance exemplar na maioria das situações.

Uma qualidade importante deste modelo é a característica multithreading, que também ajuda bastante na hora de usar aplicativos de edição de vídeo ou renderização. O chip i7-6700HQ conta com quatro núcleos e pode executar até oito threads. A memória cache é de 6 MB, que se mostra muito importante para jogos e tarefas pesadas.

Outra característica que vale menção aqui é o consumo energético, que fica próximo dos 45 watts, quando todos os núcleos estão ativados na frequência-padrão. Também vale mencionar que este processador conta com chip gráfico interno, o qual pode ser utilizado em atividades rotineiras que não necessitem do uso do componente da NVIDIA.

O hardware do Inspiron 15 Gaming impressiona e certamente dá conta de rodar seus jogos favoritos

A versão mais simples do Dell Inspiron 15 Gaming vem com o processador Intel Core i5-6300HQ, o qual também apresenta quatro núcleos, mas só opera com quatro threads. Apesar disso, esse modelo também deve ser suficiente para os jogos, já que pode atingir clock de até 3,2 GHz. A memória cache desta versão é igual à do chip i7.

Com 8 GB de memória, essa máquina dá conta de qualquer programa, mas sentimos falta de módulos já compatíveis com o padrão DDR4. Possivelmente para baratear o custo geral da máquina, a Dell manteve o padrão DDR3L (de baixo consumo).

Algo que nos decepcionou um bocado, todavia, foi a falta de um componente do tipo SSD, que certamente poderia garantir uma experiência muito mais interessante. O Inspiron 15 Gaming é rápido no dia a dia, mas o HD com unidade flash nem se compara a um drive de estado sólido. Vale notar que não há essa opção em nenhuma das configurações disponíveis.

O chip gráfico aqui é o GeForce GTX960M, que vem com 4 GB de memória dedicada. Este componente conta com 640 CUDA Cores, roda com clock de 1.096 MHz, traz memória com interface de 128 bits (com largura de banda de 80 GB/s) e apresenta compatibilidade com as mais recentes tecnologias.

Testes de desempenho

Conforme você percebe nos gráficos abaixo, o chip GTX 960M do Dell Inspiron 15 Gaming é um componente robusto, que se mostra pronto para a maioria dos jogos.

  • Hitman: Absolution - 1080p, Ultra, sem filtros
  • GTA V - 1080p, Alta, sem filtros
  • Middle Earth: Shadow of Mordor - 1080p, Ultra, sem filtros
  • Batman: Arkham Knight - 1080p, Normal, sem filtros

Nós rodamos todos os jogos em Full HD, com detalhes em nível elevado, exceto em casos específicos, como GTA V — em que foi necessário desabilitar várias opções — e Batman: Arkham Knight — que rodamos no nível “Normal”. Em todos os testes, nós desativamos os filtros, já que não obtivemos bons resultados com essas opções ativadas.

É importante evidenciar que os números apresentados acima são referentes à média de frames por segundo em cada jogo. Todavia, conforme nossas verificações, as taxas mínimas nos jogos não foram tão discrepantes das médias.

O Dell Inspiron 15 Gaming é robusto e se mostra pronto para rodar a maioria dos jogos em alta qualidade

No caso do Grand Theft Auto V, a taxa mínima foi de 21 fps, enquanto o GTX 970M (do Alienware 15) marca aproximadamente 24 fps. O Dell Inspiron 15 Gaming também se mostra pronto para o DirectX 12, conforme percebemos no teste do Rise of the Tomb Raider.

Bateria e som

Notebooks para jogos costumam trazer componentes energéticos bastante limitados. Muitas vezes, a bateria até tem alta potência, mas, por conta do consumo excessivo do hardware, a autonomia acaba ficando numa média baixa, o que exige que o jogador sempre leve o carregador na bolsa e esteja próximo de tomadas.

Indo na contramão desse padrão, o Dell Inspiron 15 Gaming surpreendeu bastante em diversas provas. Esta máquina de jogos conseguiu 3 horas e 30 minutos no teste de entretenimento do Powermark (que intercala entre atividades de multimídia e cenários de games).

O teste do Powermark é padronizado e ajuda a ter uma noção mais precisa da autonomia. Consideramos o resultado deste Dell impressionante, levando em conta todos os aspectos citados acima. Em jogos, a bateria aguentou quase três horas contínuas, o que também é muito positivo. Para navegar e outras tarefas, ela dura quase cinco ou seis horas.

Além dos resultados expressivos com energia, devemos ressaltar a qualidade sonora deste Inspiron. Ainda que esta máquina não entregue um som tão robusto como já vimos em outros modelos concorrentes que traziam alto-falantes de marca, o sistema de áudio deste Dell não deixa a desejar e deve ser suficiente para a maioria das tarefas.

O sistema estéreo instalado neste aparelho conta com um reforço de graves na parte inferior do produto. Graças a essa combinação, o som tem bom equilíbrio de graves e agudos. É perfeito para curtir filmes e jogos em volume alto, mas é claro que os gamers vão acabar optando por headphones.

Vale a pena?

O Dell Inspiron 15 Gaming é um ótimo notebook para jogos. Ele tem poder de sobra, medidas impressionantes e uma tela muito boa. Gostamos bastante da proposta do aparelho, que foge da concorrência com os produtos Alienware e chega como opção ainda mais barata do que o que vemos por parte de outras marcas.

Quando fizemos a análise, a Dell oferecia o produto por valores que começavam em R$ 4,8 mil, o que é um preço razoável para uma máquina de games. A melhor configuração chega por quase R$ 6 mil, o que já começa a ficar um pouco salgado, ainda mais porque este portátil não vem com SSD.

Considerando que alguns concorrentes (como o Lenovo Y700, que já vem com SSD e memória DDR4) custam mais de 10 mil reais, acreditamos que a Dell esteja no caminho certo para atrair a atenção do consumidor. Todavia, é preciso considerar que marcas como Avell oferecem tais vantagens (SSD e DDR4) por valores similares ao deste Inspiron.

De qualquer forma, apostar neste PC pode ser uma boa ideia, já que estamos falando de uma máquina leve, bonita e pronta para os jogos modernos. A Dell mostra novamente capricho na qualidade e entrega uma ótima opção para o consumidor!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.