Review: Notebook Dell Inspiron 13 7000 2 em 1 – Dourado Matte [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Review: Notebook Dell Inspiron 13 7000 2 em 1 – Dourado Matte [vídeo]

A Dell tem uma gama diversificada de notebooks, com aparelhos para todos os gostos e necessidades. Uma das principais linhas da marca é a Inspiron, que conta tanto com versões comuns como com aparelhos conversíveis.

Os dispositivos que apresentam maior versatilidade são alguns dos mais bonitos da companhia e trazem conceitos de design diferenciados. Assim como já vimos em análise, no ano passado, eles têm hardware de ponta, tela sensível ao toque e visual apaixonante.

Uma das grandes vantagens desses dispositivos é a capacidade se adequar a diferentes necessidades, com posições diferenciadas que proporcionam maior conforto e desempenho. A série Dell Inspiron 7000 vem justamente para atender a este segmento de consumidores que buscam algo a mais em seus computadores portáteis.

Recentemente, a Dell nos enviou o novo Inspiron 7000 na cor Dourado Matte. Ele tem display de 13 polegadas sensível ao toque, hardware atualizado com a mais recente família de processadores Intel, teclado com retroiluminação e bateria que promete durar quase seis horas.

Como de costume, passamos alguns dias testando todas as funcionalidades do produto. Agora, temos o prazer de compartilhar nossas impressões e testes para você saber o que pode fazer com esta máquina de alta qualidade. Será que este é o seu próximo notebook?

Especificações

Design refinado

A série Inspiron 7000 não mudou muito com relação ao que vimos no ano passado. O visual do aparelho ainda é caprichado nos mínimos detalhes, e o consumidor tem facilmente a impressão de que este é um dispositivo premium. A atenção da Dell com o design surpreende, já que temos aqui um notebook com visual refinado em todos os sentidos.

O modelo Dourado Matte chama ainda mais atenção com a sua cor única. Na parte interna, a disposição dos elementos se mostra apropriada para o dia a dia, mesclando perfeitamente a carcaça com os demais componentes (teclado, touchpad e tela).

Assim como na versão prateada, a dourada dá um destaque, ainda que não seja algo tão gritante, já que a marca optou por manter o colorido mais fosco. A logo estampada também fica bem visível, em contraste com o fundo.

O material principal deste Inspiron é o plástico, que garante boa pegada e evita possíveis arranhões, mas não espere muita resistência. A espessura é reduzida e acomoda bem as portas USB e HDMI e os alto-falantes. As curvas bem acentuadas nas laterais também marcam a construção única do produto. Certamente, uma peça bonita para quem preza pelo design.

Tela compacta, mas de alta qualidade

Considerando que o Dell Inspiron 7000 é um notebook versátil, já era de se esperar que a fabricante iria caprichar no display, pois o usuário acaba dependendo bastante da tela ao usá-lo como tablet.

Novamente, vemos aqui um componente do tipo borderless — ou seja, sem bordas — que é perfeito tanto para incrementar o design do produto quanto para usar as funcionalidades de toque. Com essa característica, o usuário não sente diferença de altura da tela para a borda, de modo que fica fácil realizar os comandos nas extremidades do display.

A ideia de incluir uma caneta passiva para usar o touchscreen também é algo que diferencia o Inspiron dos concorrentes, garantindo precisão e evitando riscos ao display. Ela fica guardada na lateral direita e basta um clique para removê-la.

Todos os comandos de tela funcionam perfeitamente, sem que seja preciso aplicar força ao componente. Em nossos testes, percebemos que as respostas são muito rápidas e precisas. Mesmo quem não gosta muito de tela touchscreen vai acabar aproveitando essa funcionalidade com frequência, já que assim é muito prático realizar qualquer tarefa.

Falando da qualidade do display, devemos ressaltar que ficamos muito satisfeitos com o colorido. A tela não distorce as cores e entrega um bom nível de fidelidade entre a fonte e os pixels no visor. A resolução Full HD (1920x1080 pixels) é perfeita para trabalhar, ver filmes ou jogar. A qualidade é arrasadora, garantida pela tela pequena com alta definição.

O alto nível de brilho e o equilíbrio no contraste são ideais para entregar boa usabilidade em qualquer ambiente. É importante notar, contudo, que a luz de fundo da tela não é tão gritante, então não espere um colorido tão ressaltado. Infelizmente, o vidro que recobre o display acaba causando alguns reflexos, um inconveniente para quem carrega o notebook de um lado para o outro.

A flexibilidade do suporte do display é de suma importância, pois permite ao usuário regular o posicionamento quantas vezes forem necessárias. Os componentes que ajustam o posicionamento da tela são firmes e garantem robustez para usar o produto em stand ou tent.

Hardware atualizado, mas faltou SSD

O Dell Inspiron 13 7000 na versão Dourada Matte vem com a mais nova geração de processadores Intel. O chip instalado aqui é o Intel Core i7-6500U com clock de 2,6 GHz. Este componente fornece desempenho de sobra para o dia a dia e dá conta de grandes cargas de processamento. Mesmo softwares de edição de imagem não devem ocasionar dificuldade.

Diferente do que percebemos no modelo do ano passado, a Dell parece ter feito um trabalho excepcional na questão da refrigeração. O novo Inspiron não esquenta quase nada, apresentando temperaturas próximas dos 30 graus Celsius para tarefas do cotidiano.

Essa característica excepcional é de suma importância para quem pretende usar o produto como tablet. Vale notar que ao rodar jogos e outros apps mais pesados, a temperatura pode subir e estagnar próximo dos 40 graus Celsius.

Apesar de os chips Skylake já apresentarem suporte para módulos DDR4, a Dell optou por incluir 8 gigabytes de memória RAM do tipo DDR3L (componentes de baixo consumo energético). Na prática, a permanência no DDR3 não faz muita diferença, já que o padrão mais recente só apresenta vantagens em tarefas que demandam grande carga da memória.

Com essa quantidade de memória, você pode rodar todos os apps e joguinhos sem qualquer dificuldade. Há capacidade suficiente para manter vários apps abertos, sem a necessidade de fazer um upgrade nessa parte.

Bom, quanto aos games, devemos ressaltar que esta máquina deve rodar apenas títulos mais simples, como os jogos encontrados na loja do Windows.  O chip gráfico instalado neste computador é o Intel HD Graphics 520, que se mostra econômico e eficiente para tarefas tridimensionais de baixo desempenho.

O chip aqui é o Intel Core i7-6500U, que não esquenta quase nada e oferece ótimo desempenho

Nós rodamos jogos como Asphalt e Modern Combat, e os resultados foram bastante satisfatórios. Todavia, não adianta querer rodar jogos mais pesados (como GTA V ou Rise of the Tomb Raider), pois a GPU da Intel não dá conta do recado. Um dos fatores que dificultam ainda mais é a tela Full HD, que exigem maior poder de processamento.

O disco rígido híbrido de 500 GB tem espaço de sobra para guardar arquivos, jogos e programas. Ele ainda vem com unidade flash de 8 GB que ajuda a acelerar o carregamento dos principais dados, mas, sinceramente, acreditamos que era melhor já ter uma opção deste Dell com SSD, que daria mais desempenho e ainda deixaria o produto mais leve.

Teclado, áudio, bateria e peso

O teclado do novo Dell Inspiron 13 é bem parecido com o que já vimos em outros produtos da marca. Com retroiluminação na cor branca, ele é ideal para quem costuma digitar em ambientes escuros ou durante o período noturno.

O layout é do tipo brasileiro e vem com teclas bem espaçadas. Para quem trabalha com produção de textos (caso desse editor que vos escreve), este teclado é perfeito, uma vez que garante conforto e agilidade.

Pensando nos consumidores que pretendem usar a máquina de forma tradicional (sem o uso excessivo da tela sensível ao toque), a Dell incluiu um touchpad bem grande e de boa qualidade. Ele fica bem posicionado, conta com interpretação de gestos e traz sistema de clique em toda a área do componente.

O sistema de áudio do novo Inspiron 13 7000 é bem adequado para o dia a dia. Os alto-falantes ficam posicionados abaixo do teclado e entregam um som bem nítido. A fidelidade dos componentes sonoros é perceptível, mas o volume não é exagerado. Os agudos e médios satisfazem, mas os graves são limitados, já que há pouco espaço interno.

A bateria deste novo modelo não é diferente da que vimos na geração passada, mas talvez possa ser melhor aproveitada com o uso do processador Skylake. A análise do componente energético é feita de forma prática: colocamos vídeos para rodar (via WiFi) e vemos quanto tempo demora até que a bateria acabe.

O teclado é ideal para quem trabalha no período noturno e o sistema de som é adequado para o dia a dia

Em nossos testes, conseguimos usar o Dell Inspiron 13 7000 por quase cinco horas com WiFi ligado, regulagem de brilho em 50%, teclado com retroiluminação ativada e outros apps abertos em segundo plano. É um número bem satisfatório, que deve se repetir para outras tarefas do cotidiano.

Assim como na geração passada, a Dell parece não ter focado muito na questão do peso. Apesar de haver uma redução de alguns gramas, o aparelho ainda é bem pesado para ser carregado na mochila ou usado como tablet. Ainda que o produto seja ergonômico, o peso excessivo prejudica a experiência.

Vale a pena?

O Inspiron 13 7000 que testamos é a melhor configuração de todas, graças ao chip Intel Core i7 e vários recursos que garantem melhor desempenho. Conforme pesquisas recentes (no dia 12/07/2016), o modelo em questão custava R$ 4,4 mil no site da Dell.

Achou caro? Pois bem, o valor cobrado pelo modelo Dourado Matte é bem salgado, já que ele só tem a diferença do design mesmo, mas é um produto top de linha que só vale para quem realmente quer algo mais luxuoso.

 

É claro que há versões mais simples e, portanto, mais acessíveis. O Inspiron mais básico custa pouco menos de 3 mil reais, mas a configuração de hardware é limitada. Essa característica da fabricante de oferecer várias configurações é algo interessante, uma vez que ela pensa em todos os consumidores.

Falando especificamente no modelo Dourado Matte, não acreditamos que o investimento de quase 4,5 mil reais seja válido, pois ele não vem com SSD e traz um chip gráfico simples. Com esse valor, já vale cogitar uma máquina mais robusta.

No fundo, o consumidor está pagando aqui pela experiência premium, mas acreditamos que uma oferta mais camarada seria interessante. De qualquer forma, o novo Inspiron 13 7000 prova que a Dell é uma grande fabricante, que se mostra empenhada em apostar em design. Um produto lindo, mas acessível para poucos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.