Review: repetidor D-Link DAP-1330

4 min de leitura
Imagem de: Review: repetidor D-Link DAP-1330

Nós sempre buscamos uma boa conexão de WiFi, afinal ficar desconectado não é uma opção. Só que muitos roteadores, principalmente aqueles fornecidos pelas operadoras, nem sempre entregam sinal de qualidade em todos os cômodos da casa ou do ambiente empresarial.

Isso é normal, já que existem limitações nos aparelhos e também barreiras que podem comprometer a experiência no mundo virtual. Para resolver o problema, muita gente usa rede com cabos, mas isso elimina a praticidade e a liberdade de movimento.

Pensando nisso, a D-Link investe em uma nova categoria de aparelhos: os repetidores de sinal. Eles chegaram para melhorar o sinal da rede sem fio e garantir que mais pessoas possam obter uma experiência mais prazerosa na web. A marca é uma das líderes no segmento de aparelhos de rede, sendo que ela já nos surpreendeu recentemente com um modelo dessa categoria.

Agora, a D-Link nos enviou o repetidor DAP-1330, modelo que chega com a promessa de incrementar o sinal da rede WiFi com velocidades que alcançam até 300 Mbps. Com duas antenas, esse modelo deve garantir uma ampliação significativa da extensão de sua rede wireless, mas será que sua performance é realmente robusta?

Especificações

Visual simpático

Dispositivos de rede geralmente não são projetados para entregar um design muito diferenciado, já que são aparelhos dedicados muito mais à função do que à estética. Contudo, assim como já constatamos com o DAP-1620, a D-Link faz um trabalho bem diferente nesse sentido ao entregar dispositivos com visual incrementado para o consumidor.

Este também é o caso do D-Link DAP-1330, que entrega uma proposta simples, moderna e agradável. Assim como outros dispositivos similares, este modelo tem dimensões reduzidas e não necessita de fonte externa, porém ele chama a atenção ao apresentar um visual mais coerente e funcional.

O formato retangular garante a similaridade com o DAP-1620, assim como as antenas que são acopladas diretamente na carcaça e só precisam ser levantadas. As bordas arredondadas deixam a aparência "mais simpática", bem como colaboram para um acabamento mais primoroso.

Um diferencial bacana é o nível de sinal na parte da frente, o qual revela o índice de potência (que varia de 1 a 3 níveis) da qualidade do sinal recebido. Nessa área, ainda há um ícone de funcionamento, que indica o status do produto. Abaixo, há uma porta de rede para conectar o PC ou aparelhos que não possuem WiFi.

Configuração rápida

Assim como outros dispositivos de rede da D-Link, o DAP-1330 tem uma configuração bastante simples. O processo é descomplicado: basta conectar o PC à rede padrão (os dados são informados em um cartão que acompanha o aparelho) e seguir o passo a passo no navegador (através do IP do repetidor).

Nas etapas de ajuste, você pode usar o mesmo nome da sua rede atual ou criar outra rede exclusiva para o repetidor. O produto solicita apenas a criação de uma nova senha para o WiFi. Após realizar esses procedimentos, o DAP-1330 reiniciará automaticamente e estará pronto para uso.

Vale notar que o repetidor conecta os dispositivos diretamente ao roteador, ou seja, o IP atribuído e os dados de acesso serão fornecidos pelo roteador principal (tal qual acontece com um hub). Depois da configuração inicial, você provavelmente não terá de voltar ao setup do repetidor, mas há opções (informadas no manual) para acessá-lo quando necessário.

Reforço significativo de sinal wireless

Testes com equipamentos de rede são complexos, já que dependem da conexão com a web para retransmitir os dados. Para conferir o desempenho do D-Link DAP-1330, nós realizamos testes práticos, visando avaliar a potência do sinal.

A ideia é justamente analisar o gerenciamento do sistema de repetição, bem como testar a melhoria no alcance. Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Confira alguns resultados de nossas verificações:

  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 15 metros
  • Velocidade boa (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 10 metros com barreiras
  • Velocidade elevada (acima de 200 Mbps) para distâncias de até 15 metros sem barreiras
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (três aparelhos usados)
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 30 Mbps) com mais de três barreiras para distâncias de até 10 metros

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos; notamos diferenças por conta das capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 mega).

Vale a pena?

O D-Link DAP-1330 é um bom repetidor de sinal, que aumenta o alcance da rede WiFi para dispositivos compatíveis com o padrão 802.11n. Ele cumpre bem a tarefa de entregar bom nível de sinal em áreas que variam de 10 a 20 metros de distância.

O design simples chama a atenção e certamente é um ponto que conta a favor do aparelho, ainda mais frente a tantos modelos mais básicos que existem no mercado. As duas antenas externas garantem boas vantagens no dia a dia, seja para o uso doméstico ou em pequenos comércios.

É claro que o DAP-1330 não é tão poderoso quanto seu similar, o DAP-1620, de duas bandas, mas ele ainda apresenta boas vantagens. O preço deste modelo é um pouco mais alto do que modelos concorrentes, mas é importante notar que a D-Link tem um sistema de gerenciamento bem mais completo e entrega componentes de melhor qualidade.

Segundo nossas pesquisas, no dia 23 de dezembro, o D-Link DAP-1330 está disponível por valores que variam de 100 a 150 reais nas principais lojas do Brasil. Ele pode custar um pouco mais do que aparelhos parecidos, mas a potência do sinal justifica o preço.

Se o seu roteador não entrega um sinal adequado para todos os ambientes da casa ou se você simplesmente quer melhorar o WiFi para seus clientes, o D-Link DAP-1330 pode ser uma boa solução por um preço bem aceitável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.